Lei da polaridade – o quarto princípio das Leis Herméticas
A Lei da polaridade é o quarto princípio das sete Leis Herméticas de Hermes Trismegisto. Publicadas no livro Caibalion, as leis buscam explicar os mistérios do universo e daqueles que vivem nele. Para entender melhor os princípios herméticos, é interessante ler sobre as sete leis na ordem, já que cada uma deriva das anteriores. Neste artigo, vamos falar sobre o quarto princípio hermético: a Lei da polaridade.
Como funciona a Lei da polaridade?
A Lei da polaridade demonstra um caráter de dualidade e os opostos representam a chave do poder hermético. Neste princípio, podemos ver que tudo é dual e que os opostos são apenas os extremos de uma mesma coisa.
A polaridade funciona como uma consequência da Lei da vibração. De acordo com o princípio da vibração, tudo vibra em frequências variadas, sejam altas ou baixas. No princípio da polaridade, entendemos que os pólos nada mais são do que dois extremos do mesmo elementos, em graus diferentes de uma mesma escala.
“Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados”.
Aplicando a Lei da polaridade
O igual e o desigual são o mesmo, pois eles dependem do grau de ausência ou presença de um determinado elemento. O calor, por exemplo, é o oposto do frio e em uma escala de temperatura, calor e frio são opostos. Porém, o frio é apenas a ausência do calor. A mudança está no grau em que ele vibra, quanto maior for a frequência, mais próximo da polaridade do calor.
Também podemos aplicar a Lei da polaridade aos sentimentos. O ódio é apenas a ausência do amor e existe uma linha tênue entre esses dois sentimentos. O amor é o estado de equilíbrio, enquanto a paixão e o ódio são seus dois extremos. Assim, tais sentimentos frequentemente estão juntos.
As verdades são apenas meias verdades, pois se encontram no meio do caminho, no equilíbrio entre dois pólos. Você enxerga o copo meio vazio ou meio cheio? Nesta metade entendemos que os paradoxos podem ser ressignificados. Ao dominarmos as nossas vibrações, conseguimos atingir qualquer extremo ou chegar mais perto do equilíbrio, onde está a verdadeira natureza do ser.
A Lei da polaridade em diferentes aspectos
A Lei da polaridade é uma das leis universais que regem aspectos da nossa rotina e da ciência. A dosagem, por exemplo, é algo extremamente importante para desenvolver antídotos e remédios. Um mesmo remédio pode servir como cura ou como veneno.
Na psicologia, onde são tratados sentimentos abstratos, é possível entender que a polarização ocorre pelo excesso ou ausência. O excesso de proteção pode tornar uma criança insegura, enquanto a falta pode deixá-la agressiva.
No aspecto astrológico, a polaridade pode ser usada no estudo dos planetas. Cada um possui seu grau de vibração, que varia entre quente e frio. Marte é um planeta de vibração quente, enquanto Plutão tem vibração fria.
Os benefícios do conhecimento do princípio da polaridade
Conhecer a Lei da polaridade pode permitir que você entenda seus próprios estados mentais e os de outras pessoas. Você irá perceber que esses estados funcionam todos por grau e, desta forma, poderá aumentar ou diminuir a vibração deles. Aprenda a mudar seus pólos mentais e, assim, ser mestre de si mesmo, em vez de ser escravo de seu próprio pensamento. Pelo seu conhecimento, você será capaz de ajudar também as pessoas com quem convive, de forma inteligente e por caminhos apropriados, a mudarem a polaridade quando preciso. Aconselhamos você a se aprofundar na Lei da polaridade para lançar luz sobre situações muitas vezes difíceis.
Saiba mais :