Lenda da borboleta azul – o destino em suas mãos
A maioria das pessoas gosta de lendas e suas lições. Os humanos são seres curiosos e sempre querem saber como termina uma história. Além de serem narrativas interessantes, as lendas possuem um ensinamento. Elas são contadas como verdadeiras, apesar de dificilmente terem realmente acontecido. Mas, o importante é a sabedoria que essas histórias carregam. Neste artigo, vamos falar sobre a lenda da borboleta azul. Um conto oriental sobre um homem que ficou viúvo há muitos anos atrás e tinha duas filhas para criar. Conheça a lenda a seguir e as lições que a mesma traz.
“Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda”
A lenda da borboleta azul
O pai viúvo tinha duas filhas muito inteligentes, curiosas e com uma sede infinita de conhecimento. As meninas sobrecarregavam o pai com suas perguntas todo o tempo. Ele muitas vezes sabia responder aos seus questionamentos e em algumas ocasiões, tinha dificuldade para encontrar uma resposta adequada para as filhas.
Leia também: O Significado Espiritual da Borboleta
Sabendo da inquietude das meninas, o pai decidiu enviá-las para passar um tempo com um velho sábio, que morava no topo de uma montanha. Assim, elas poderiam aprender com ele e acalmar um pouco toda a ânsia por conhecimento. O sábio seria capaz de responder todas as perguntas que elas o fizessem.
Depois de serem respondidas por várias perguntas, as irmãs decidiram “pregar uma peça” no velho sábio, medindo assim, sua verdadeira sabedoria. Em uma noite, as duas começaram a traçar um plano para fazer uma pergunta que o sábio não poderia responder.
“Como podemos enganar o sábio? Qual pergunta ele não seria capaz de responder? ” Indagou a irmã mais nova à mais velha.
“Eu pensei em uma coisa, espere aqui que já vou lhe mostrar”, respondeu a mais velha.
Então, a irmã mais velha foi até a floresta e voltou segurando a saia como uma bolsa. Era visível que guardava alguma coisa.
“O que está escondendo aí? ” Perguntou a mais nova.
A mais velha colocou a mão em sua saia e mostrou à irmã uma linda borboleta azul. Em seguida, explicou:
“Nós vamos usar a borboleta azul como um instrumento para enganar o sábio. Vamos procura-lo enquanto eu seguro a borboleta. Então, vou pergunta-lo se a borboleta azul em minhas mãos está viva ou morta. Caso ele disser que está viva, eu aperto as mãos para matá-la. Caso diga que está morta, eu a liberto. Portanto, não importa o que ele responder, sempre estará errado”.
A irmã ficou animada com a proposta e as duas foram procurar o sábio no dia seguinte.
“Sábio, você pode nos dizer se a borboleta azul que seguro em minhas mãos está viva ou morta? ” Questionou a irmã mais velha.
O sábio respondeu com um sorriso no rosto: “Isso só depende de você, a borboleta está em suas mãos”.
A lição da lenda da borboleta azul
A lenda nos ensina que o presente e o futuro estão em nossas próprias mãos. Então, não devemos culpar ninguém por coisas que dão errado em nossas vidas. Quando perdemos ou ganhamos, somos os únicos responsáveis. A borboleta azul simboliza nossas vidas. Cabe somente a nós determinar o que fazemos com ela. Somos responsáveis por nossos próprios atos e sempre temos diferentes escolhas em nosso caminho.
Saiba mais :