Como lidar com a perda do nosso animal de estimação
O momento em que enfrentamos a perda do nosso animal de estimação pode ser um dos mais dolorosos na nossa vida. Na verdade, os profissionais da Psicologia afirmam que em muitos aspectos a morte de um animal de estimação pode ser tão dolorosa quanto a de um ente querido.
Isso porque o vínculo que forjamos com nossos animais de estimação é comparável ao que temos com os humanos. Nós nos relacionamos com eles por amor, e trazemos para o corpo e mente os mesmos processos hormonais e cerebrais de quando amamos um parente.
Infelizmente, os animais vivem menos que os humanos e em algum momento temos que enfrentar a sua partida. Como então fazemos isso? Aqui seguem algumas dicas para te ajudar a lidar com esse momento doloroso:
Clique Aqui: Oração para encontrar animais de estimação perdidos
-
Permita-se viver a dor
Ao enfrentar a perda do nosso animal de estimação, nós não apenas nos despedimos de um ser que amamos muito, mas também dos bons tempos vividos juntos, do hábito de dormir juntos e daquela bela sensação de ter alguém que está sempre esperando por você ao voltar para casa.
É por isso que é importante se permitir enfrentar o sofrimento. É realmente uma grande perda, e tentar fingir que nada está acontecendo não ajuda a superá-la.
-
Busque apoio
Nem sempre os outros entendem o que um animal de estimação significa para nós, mas é importante buscar refúgio naquelas pessoas que estão sempre presentes e que entendem como nos sentimos. Isolar-se e não falar sobre isso não vai ajudar a dor a ir embora mais rápido.
-
Dê-se o seu tempo
É importante que você viva o todo processo do luto. Não coloque um prazo em si mesmo, ou force-se a seguir em frente rapidamente. Quanto mais tempo você adiar a dor, pior será mais tarde. Aceite a dor e a viva como você tem que vivê-la.
-
Não se compare aos outros
Essa perda te machuca mais do que outras pessoas que você conhece? Você não sabe disso. Não compare a sua dor com a dos outros, primeiro, porque todos sentem diferente. Segundo, porque você não sabe como eles expressam seus sentimentos.
Como em qualquer perda, a sua dor é só sua. Então encontre uma maneira de superar isso que melhor se adapte a você e aos seus sentimentos, sem tentar fazer as coisas “do jeito que deveriam ser”. Não há regras para lidar com a dor e cada um passa por ela à sua própria maneira.
-
Guarde os bons momentos com você
Quando adotamos um animal de estimação, por mais que doa, sabemos que um dia vamos perdê-lo. Mas são os bons momentos compartilhados com nossos animais que fazem tudo isso valer a pena.
Portanto, se você tem que enfrentar a morte do seu animal de estimação, tente manter as coisas boas. Com todos os momentos compartilhados e a felicidade de ter permitido que aquele animal fizesse parte de sua vida e de sua família. Se você o escolheu, foi porque era parte do seu destino que passar esse tempo juntos.
Saiba mais :