A Lua no seu mapa astral indica os sentimentos mais profundos



Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A astrologia é uma ferramenta milenar, advém de civilizações muito antigas e sábias. Não se sabe ao certo quando foi o início da astrologia, se foi no Oriente ou Ocidente, contudo, sabe-se de que ela auxilia muito na nossa compreensão, tanto da nossa personalidade (envolvendo o emocional e mental), quanto energético e físico. Entenda mais sobre as influências da Lua no seu Mapa Astral.
A astrologia hoje contém algumas vertentes, seja védica, tradicional ou cármica, mas a essência é sempre a mesma: o estudo da psique humana na matéria, como ela se porta e quais as energias nos influenciam nessa vida.
Essa ferramenta nos indica quais são as nossas conexões mentais; pode falar sobre a nossa relação com os nossos pais, sobre a nossa saúde e diversas outras influências. Todavia, quero dar a ênfase em um assunto em especial: aos nossos sentimentos e emoções.
As emoções são as nossas respostas rápidas, muito relacionadas a alguma situação; já os sentimentos acabam sendo mais profundos, muitas vezes advindos de experiências acumuladas, ou podem vir de uma emoção muito presente. Como é o caso de uma pessoa que sente raiva, mas que essa raiva pode dar origem ao sentimento de frustração ou tristeza, culpa…
Dentro do estudo de astrologia, o instrumento que mais acaba sendo utilizado é a leitura do Mapa Astral. Esse recurso serve para ver a energia específica de uma pessoa e pode ser chamado também de Mapa Natal, pelo simples motivo de mostrar as influências dos astros na vida da pessoa, desde o seu nascimento até a sua morte.
As influências do Mapa Astral
No Mapa Astral, encontramos a influência de vários planetas, o nosso Sol (a astrologia considera o sol e a lua um planeta), que é o signo que rege o mês ao qual nascemos, o Mercúrio (fala muito sobre as nossas conexões mentais), Marte (fala bastante sobre onde colocamos a nossa vitalidade, sobre ação e sexualidade) e assim por diante. Cada um deles mostram um tipo de energia em específico. O “planeta” que trago hoje em análise é a Lua.
Antes de começarmos, gostaria de explicar mais um pouco sobre como funciona a formação de um Mapa Astral e dar um curto exemplo.
Ao entrarmos em contato com o mapa de alguém, nos deparamos com um gráfico, onde contêm as casas (âmbitos da vida), os signos (energias a serem trabalhadas e expressadas) e os planetas (o que trabalhar). Um exemplo poderia ser, um Sol em libra na casa 4.
O Sol, sendo, entre outros, a nossa personalidade e o nosso ego, pode falar de uma pessoa que se identifica com a energia de libra, que pode ser a diplomacia, a busca pelo equilíbrio, o foco no outro, sendo na casa 4 (passado, infância, genitores na infância, lado emocional), então provavelmente essa pessoa se identifique como sendo uma pessoa que teve um lar muito acolhedor na infância, uma pessoa que busque um relacionamento que lhe traga um conforto emocional e até material (casa 4 fala sobre o lar).
Vai falar também de uma pessoa que pode ter construído o seu ego através do cuidado do outro e, portanto, se identifica como uma pessoa cuidadosa. Logo, é assim que o mapa se apresenta, com essa tríade, planeta, signo e casa. Sabendo disso, podemos entender de que com a Lua não é diferente.
A importância da Lua no Mapa Astral
A nossa lua no Mapa Astral vai falar sobre a forma da qual enxergamos a nossa mãe, as nossas emoções e respostas instintivas, sobre os nossos sentimentos e necessidades. Vai falar sobre um lado nosso inconsciente (o desconhecido, que faço, penso, e principalmente sinto, mas que não percebo ou não me deixo perceber).
Ela fala também sobre um pouco da forma da qual a nossa mãe se portou conosco (e principalmente a nossa percepção); vai falar sobre como reagimos emocionalmente a uma situação conflitante e profunda e sobre os nossos talentos. Dependendo também do signo e algumas casas atreladas e/ou outros planetas envolvidos, a lua pode nos trazer outras informações.
A nossa lua indica os nossos sentimentos mais profundos, as nossas necessidades de sermos amados e acolhidos. Ela também fala sobre o nosso lado feminino e quais mulheres atrairemos na nossa vida, seja em forma de amigas ou esposa, namorada.
Lua, projeções e o inconsciente feminino
Um fato muito interessante da lua é de que ela mostra o nosso lado inconsciente feminino, seja em Mapas de mulheres ou homens. No caso das mulheres, essa lua se mostra através da própria mãe e suas sombras (aspectos muitas vezes desconhecidos).
Já no caso dos homens, pode falar também sobre a sua mãe, e a forma da qual atrai as mulheres na sua vida – que pode estar totalmente ligado a forma da qual ele enxerga as mulheres (inconscientemente). Sabendo disso, vamos dar uma analisada de como podemos dar consciência as nossas emoções mais inconscientes através da nossa mãe ou do emocional do outro.
Dentro da psicologia, existe um termo chamado projeção, que é um mecanismo de defesa do nosso ego. Esse mecanismo é ativado quando percebemos algo em alguém que nos incomoda intimamente, mas que de alguma forma não quer reconhecer em nós.
Então, ao invés de reconhecermos em nós, projetamos no outro. E é nessas projeções que podemos perceber aspectos inconscientes da nossa lua.
Por exemplo, alguém que tenha a lua em leão pode carregar uma tendência de querer atenção só pra si, no sentido de que, se ela está expressando algum sentimento, a outra pessoa precisa escutar e entender o que ela está tentando expressar. Contudo, se ela pensar de que a pessoa não esteja dando essa atenção necessária, pode projetar uma falta de valorização — podendo então, pensar de que a outra pessoa não lhe valoriza.
Todavia, notem de que isso é uma projeção, pois nem todos agem de uma mesma forma ao escutarem algo de alguém e, se essa pessoa sentiu algo tão forte por uma ação vindo de outro, é muito provável de que aquela emoção já existia dentro de si, da forma de que o outro só foi uma ferramenta que lhe trouxe o sentimento guardado nos seus sentimentos profundos internos.
Justamente por isso, irei falar um pouco sobre cada lua e como podemos perceber as nossas reações perante o comportamento dos outros, tomando a consciência de que não foram elas que nos fizeram sentir isso, mas sim trouxeram uma situação da qual engatilhou tais sentimentos.
Como é a energia da Lua em cada signo?
Vamos então às análises de sentimentos e projeções. Lembrando de que, se você quiser fazer uma leitura astrológica comigo, e, portanto, mais profunda entre em contato com o e-mail ao final do artigo.
-
Lua no seu mapa astral – Áries
Fala sobre alguém que enxergou a sua mãe de uma forma ágil e até violenta. Pode ser também de que essa pessoa carregue uma ansiedade ou agressividade dentro de si e isso se mostre quando ela percebe outras pessoas agindo assim. Pode falar também sobre uma certa impaciência, principalmente quando acha que os outros são mais lentos.
Mas também fala sobre sentimentos rápidos. Fala sobre fazer alguma coisa para quando algum sentimento vier. Pode falar sobre querer ser o pioneiro. Pode trazer uma dificuldade de continuar as coisas. Contudo, dá uma ótima iniciativa. Contudo é preciso ver todo o mapa para melhor compreensão.
Alguns cuidados para essa lua seriam, cuidar e pensar antes de falar, para não magoar ninguém (principalmente se tratando de momentos na qual as emoções estão afloradas) e cuidar das suas emoções, olhar para elas e deixar fluir, caso contrário você pode inclusive sentir algumas dores de cabeça, de vez em quando.
-
Lua no seu mapa astral – Touro
Pode dizer de que você, se caso tiver essa lua, viu sua mãe como uma pessoa sincera, com ideias muitas vezes fixas e que provavelmente lhe sanou todas ou quase todas as suas necessidades, principalmente básicas. Isso pode também dizer de que, ou você mamou durante muito tempo ou de que sua mãe não teve muito leite para lhe dar. Por isso ou outros motivos, você parou de mamar cedo e isso pode ter acarretado uma certa carência por nutrição, ou tendência por uma nutrição em excesso, seja física ou emocional.
Essa lua pode projetar ciúmes no outro, na mãe ou em mulheres ao qual se relaciona. Pode também projetar insegurança no outro, ou se sentir inseguro e achar de que o outro teve “culpa” disso. Cuide-se para não descontar as suas faltas emocionais na alimentação.
-
Lua em Gêmeos
Essa lua pode falar de um relacionamento meio divertido e leve com a mãe e com o feminino, contudo meio racional. Talvez essa pessoa não seja tão aberta emocionalmente com a mãe, mas tenha um senso grande de amizade. Precisa mudar para não ficar muito agitada. Meditação e Yoga é indicado.
É bacana também essa pessoa entrar em contato, de tempos em tempos, com as suas emoções. Por isso sugiro que, para quem tem essa lua, escreva sobre seus sentimentos ou estude sobre equilíbrio emocional. PNL é também indicado.
Sobre as projeções, cuidado para não achar de que as pessoas são desinteressadas demasiadamente e não tão amorosas.
Com essa lua é bem provável de que a comunicação seja algo emocional. Portanto busque alguma forma de se expressar, seja pela escrita, arte ou por qualquer outra área que goste. Perceba também se você começa a fazer algo e sente dificuldade de terminar. Se sim, busque atividades longas como caminhadas ou pintura, para você exercitar mais o foco e o sustento. Mexer com a terra é também muito indicado.
-
Lua em Câncer
Quem tem essa lua provavelmente se sentiu muito acolhido na infância. É bem provável de que a mãe dessa pessoa tenha sido bem presente, inclusive, em algumas situações, pode ter sido presente até demais, podendo ter sido uma mãe que não deu muito espaço ao filho.
Quem tem a lua nesse signo precisa exercitar a liberdade e ter a sua própria casa e próprias opiniões. Em conjunto precisa entender de que sua mãe sempre estará lá para quando você precisar, todavia, você também precisa crescer com suas próprias pernas.
Sobre os cuidados, é importante de que você não projete a sua mãe nas suas relações, sua mãe foi sua mãe, seu (sua) parceiro (a) é seu (sua) parceiro (a). Ademais, cuide para você não se responsabilizar, nem por sua mãe, nem pela sua família. Além do mais, cuidado para não achar de que as pessoas estão contra você, ou de que não lhe acolhem.
De resto, essa lua indica pessoas cuidadosas, que tem o dom para cuidar de crianças, de acolher e para cuidar das energias da casa. Outra questão é de que o signo de câncer é o regente da lua, ou seja, ter a lua nesse signo é muito bom, não que os outros não sejam, mas, com a lua nessa posição, essa pessoa ganha mais autonomia para conseguir entrar em contato com as suas emoções e ter um tato e empatia com os outros.
-
Lua em Leão
Quem tem a lua em leão talvez tenha tido uma mãe que cobra um pouco mais. Pode ter tido uma mãe meio agressiva, positiva ou que tenha tido algum destaque em alguma área. Pode ser também de que essa pessoa reconheça a sua mãe como uma pessoa muito generosa e até protetora em alguns momentos.
Pessoas com essa lua precisam criar práticas de autocuidado e de criatividade. Precisam também dar muita atenção para si, a fim de não cobrar a mesma dos outros. Contudo, são pessoas muito generosas, amorosas, atenciosas e divertidas. Elas precisam não cobrar tanto dos outros, mas aprender a se divertir e se acolher com o que tem no agora. Preste atenção se você sente muita carência ou necessidade de ser aprovado(a). Se for o caso, se aceite em primeiro lugar.
Ademais, essa lua é muito especial para quem quer trabalhar com crianças e com a arte no geral.
-
Lua no seu mapa astral – Virgem
Quem tem essa lua, provavelmente, pode ter tido uma mãe bem organizada ou que lhe cobrava muitas coisas. Pode ter sido também que essa pessoa não tenha tido tanto contato emocional ou íntimo com a mãe e, portanto, mais para frente, sinta dificuldade de entrar em contato com as próprias emoções.
Essa lua precisa tomar muito cuidado para não se cobrar demais ou para não cobrar os outros em demasia. Precisa também perceber se, quando não se sente bem, desengatilha algum tipo de padrão, como alguma mania de limpeza ou algum TOC. Contudo, quem tem essa lua, tem uma capacidade maravilhosa de analisar as coisas, portanto pode utilizar essa energia para se autoanalisar, para escrever ou para trabalhar com a psicologia.
Sobre as projeções, precisa perceber se nos momentos de conflitos internos não acaba cobrando demais das pessoas que convivem com ela ou se acaba colocando muita energia para dietas.
Essa lua pode trazer um talento para a escrita e para a jardinagem. Uma vez que esse signo fala muito sobre essas questões, principalmente sobre o contato com a natureza. Portanto, escrever sobre os seus sentimentos e plantar algo em momentos conflituosos talvez seja uma boa forma de começar a entrar mais em contato consigo, emocionalmente.
-
Lua em Libra
Quem tem a lua nessa posição, pode ter tido uma mãe muito vaidosa ou que pensava bastante nos outros. Pode ter tido uma mãe que tenha um ar diplomático e que dê valor as palavras. Pode ser de que essa pessoa tenha sentido sua mãe meio mental, ao invés de bastante emocional. Podendo ter também bastante contato com a mãe. Essa mãe pode ter passado muitos valores para essa pessoa e ensinado a como ser uma pessoa educada.
Quem tem a lua em Libra precisa cuidar para não se sentir dependente do outro, para não se tornar meio superficial ou dar muito valor a estética. Contudo, vai ser uma lua que prezará uma boa harmonia e equilíbrio, e isso muitas vezes virá através da beleza, principalmente em meios artísticos e musicais.
Seria interessante para essa pessoa aprender a tocar algum tipo instrumento, desenhar e/ou criar poesias, para expressar melhor os seus sentimentos. Em conjunto, precisa tomar cuidado para não tentar agradar demais as pessoas e acabar se esquecendo de si mesmo.
-
Lua em Escorpião
Essa lua pode indicar de que a pessoa tenha tido uma mãe meio intensa e talvez até um pouco agressiva. Essa pessoa pode ter tido, quando criança, vontade de expor as atitudes de sua mãe da qual não lhe agradavam, a fim de perceberem o quanto a sua mãe não era o que ela achava que os outros achavam.
Esse posicionamento astrológico pode também indicar uma mãe que tenha sido médium ou sensível. Em conjunto, a pessoa que vem com essa lua acaba por possuir facilidade de desenvolver suas próprias mediunidades, ou de gostar de assuntos esotéricos.
É bem provável de quem tenha a lua em Escorpião sinta de uma forma bem intensa, ou pelos menos ache isso. Então, é necessário de que essa pessoa, se não tiver, desenvolva um equilíbrio emocional. Junto disso, é importante de que essa pessoa não projete seus conflitos nos outros, gerando situações na qual pode falar coisas sem pensar ou que possa magoar o outro, mesmo que seja sem querer. Em análise, cuide para não projetar conflitos emocionais no sexo.
Essa lua convida a pessoa a fazer rituais, ter momentos consigo onde acenda alguma vela e vá meditar, onde escute músicas calmas e possa relaxar.
Cuide também para não ficar tempo demais na sombra, ou pensando no lado não tão bacana dos outros.
-
Lua no seu mapa astral – Sagitário
Quem possui essa lua, pode ter tido uma mãe que tenha tido uma mente bem aberta. Essa mãe pode ter sido/ser também engraçada, podendo ser meio inconveniente de vez em quando – pela percepção da(o) filha(o).
Já quem possui essa lua, pode prezar bastante pela sua liberdade. Pode gostar muito de viajar e de “filosofar”. Ademais, é importante, para quem tenha essa lua, ter uma crença de vida, seja ela filosófica ou religiosa. A fé é uma boa aliada para o equilíbrio emocional.
O positivismo pode ser uma boa palavra-chave para quem possui esse posicionamento. Inclusive, essa questão pode ser muito bacana para a pessoa, mas em contrapartida, pode fazer com que ela não entre tanto em contato com os seus sentimentos mais profundos. Todavia, é importante ter momentos consigo em viagens e se responsabilizar pelas suas ações.
Cuidado para não projetar no outro a falta de liberdade, lembre-se, a sua liberdade é você que faz, contudo, saiba de que a liberdade está também na não escolha. A responsabilidade e o amadurecimento, podem lhe dar muito do que você busca mundo afora.
-
Lua em Capricórnio
Quem possui essa lua, pode ter tido uma mãe meio militante ou autoritária. Podendo ter lhe cobrado amadurecer desde cedo ou de encontrar algum emprego.
Quem possui essa lua precisa cuidar para não projetar os seus sentimentos de necessidade no reconhecimento em demasia e no querer estar acima dos outros, claro, se essa tendência existir. Outra questão, é perceber se existe alguma crença relacionada com o dinheiro, se existe algum medo da falência ou da falta de algo, pois se houver, tente trabalhar isso de alguma forma, pois a lua fala sobre o nosso inconsciente e o nosso inconsciente, muitas vezes, acaba por moldar um pouco da nossa realidade, para percebermos o que se encontra por lá e trazer a luz.
Esse posicionamento indica um amadurecimento ou a de que a pessoa precisa amadurecer emocionalmente. Pode falar também sobre altos e baixos, ou seja, a pessoa pode sentir de que já passou por bastante dificuldade, mas que, cada uma delas lhe fortaleceram de alguma forma.
Para quem possui essa lua é indicado meditação e contato com a jardinagem para entrar mais em contato com os seus sentimentos. Mas claro, é sempre bacana ver o mapa como um todo para entender melhor esta lua.
-
Lua no seu mapa astral – Aquário
Quem possui essa lua pode ter uma mãe com mente mais aberta e/ou que tenha uma facilidade em assuntos que se tratam diferentes e avançados. Em conjunto, essa pessoa pode ter um contato meio racional com sua mãe (a não ser que essa lua seja na casa 4, aí pode ser que a relação de mãe e filho(a) tenha sido mais emocionalmente íntimo). Talvez por este motivo essa pessoa com lua em Aquário possa ter dificuldade para acessar os seus próprios sentimentos em alguns momentos.
Essa lua indica uma pessoa mais racional e bem idealista. Que pode se sentir muito bem quando está entre amigos ou quando entrega algo para a sociedade. Ao mesmo tempo, essa pessoa pode ter um ar meio de ativista. Fazer algum voluntariado ou criar algum projeto vai fazer muito bem emocionalmente para essa pessoa, e talvez ela sinta necessidade de ser acolhida socialmente.
Cuidado para não projetar na sociedade questões internas suas.
-
Lua no seu mapa astral – Peixes
Essa lua pode falar sobre pessoas que idealizam ou que já idealizaram a mãe, ou que sentiram tendência para isso. Pode dizer também de que essa pessoa teve mãe meio afastada ou achava a mãe meio frágil.
Quem possui essa lua precisa aprender a encarar a vida e suas responsabilidade. Sem projetar no outro ou no mundo a maldade, sem achar de que o outro é sempre, ou pelo menos, quase sempre o vilão.
Quem tem essa lua, carrega também uma facilidade para a mediunidade e precisam se cuidar para não absorver muitas energias dos ambientes e pessoas. Portanto é sempre bacana essa pessoa tomar bastante sol, fazer algum exercício físico e entrar em contato com a espiritualidade. Em conjunto, precisa cuidar para não cair no vitimismo e/ ou projeção de suas dores emocionais em possíveis vícios e fugas.
Quem contém essa lua carrega também uma grande empatia e amor naturais. Junto com um contato com a espiritualidade.
Gratidão e até a próxima.
Saiba mais :