Por que estamos mais emotivos que o normal?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Já se perguntou por que estamos mais emotivos? Ou então se questionou porque possuímos sentimentos ou emoções ruins?
Como todos sabemos, é normal existirem pessoas mais sensíveis que as outras, contudo, o fato de que somos capazes de sentir emoções nada mais é do que um instinto de sobrevivência. Eles nos ajudam a identificar situações de risco e nos motivam a tomar atitudes para que “você fique seguro”.
Por exemplo, antigamente, nas épocas de caça, o medo fazia com que os caçadores se protegessem mais dos predadores enquanto a fome fazia com que eles fossem caçar. Ou seja, mesmo que sensações como medo, dor ou fome sejam desagradáveis de sentir, elas nos motivam a ir atrás daquilo que precisamos ou evitar situações ruins.
Sentir emoções é necessário para que a gente consiga diagnosticar quando tem algo errado acontecendo e além disso, ainda existem fatores internos e externos que podem nos deixar mais sensíveis do que geralmente somos. As emoções não são um problema, na verdade, elas nos ajudam.
Contudo, o que realmente pode ser problemático é não conseguir lidar com elas. Muitas vezes não conseguimos compreender a origem de certos sentimentos e então agimos impulsivamente assim que eles aparecem, o que pode nos gerar consequências negativas.
Então, caso você esteja se sentindo mais sensível do que o normal e não consiga compreender porque isso está acontecendo, veja alguns fatores que podem influenciar nas suas emoções ou até mesmo dificultar a maneira que você lida com elas.
Por que estamos mais emotivos
Sono desregulado
Segundo estudos, quando nosso sono fica desregulado, isso pode afetar como nosso cérebro processa as emoções. Consequentemente, isso traz uma irritabilidade e alterações no nosso humor, e até mesmo, pode gerar ansiedade.
Para melhorar seu sono, você deve evitar ingerir cafeína no final do dia, ou beber chá de camomila perto da hora do sono. Colocar essência de lavanda na roupa de cama também ajuda a criar um ambiente mais relaxante e propício ao sono e praticar exercícios físicos também ajuda a melhorar a qualidade do sono.
Por que estamos mais emotivos – Alimentação ruim
De acordo com a psiquiatria nutricional, os alimentos podem afetar tanto nossa saúde mental como a capacidade do nosso corpo de equilibrar e processar determinadas reações químicas. Assim, isso pode influenciar no seu humor e bem-estar, de modo que o ideal é sempre manter uma alimentação equilibrada. Existem alimentos que também são conhecidos por ajudar a controlar a ansiedade como o chocolate amargo, espinafre, abacate e chá de camomila.
Por que estamos mais emotivos – Falta de exercício
Os exercícios nos ajudam a produzir diversos hormônios que ajudam a regular nosso humor e nos trazem uma sensação de bem-estar. Eles não precisam ser pesados para serem eficazes, o ideal é apenas manter seu corpo em movimento e com uma determinada regularidade.
Grandes mudanças na sua vida
Algumas mudanças na rotina, principalmente se forem repentinas, podem nos deixar mais sensíveis já que nosso nível de estresse fica mais elevado. Situações como a mudança de uma cidade ou de um emprego, um luto, um trauma ou até mesmo essa crise do coronavírus que estamos vivendo agora, são capazes de afetar nossas emoções.
No caso de pessoas que sofreram algum trauma, as consequências são ainda mais intensas, assim algumas emoções como medo, vergonha, raiva, tristeza e culpa ficam ainda mais afloradas de modo que pareçam estar descontroladas ou até mesmo você se sentir como se não tivesse emoções. Ambas respostas são normais, contudo é importantíssimo que se procure a ajuda de um terapeuta para te ajudar a lidar com seus sentimentos nesse caso.
Depressão, ansiedade generalizada, estresse, TDAH e transtornos de personalidade
Algumas condições da nossa saúde mental têm como uma de suas consequências a dificuldade de regular as emoções, desse modo, conhecer seu estado mental é fundamental no processo de como lidar com os sentimentos e de quando perceber que eles estão descontrolados.
É necessário fazer uma reflexão sobre sua vida e tentar identificar até que ponto suas emoções estão agindo como um sinal de alerta ou estão despertando preocupações que não condizem com a realidade. No segundo caso, é recomendo a busca de um profissional especializado para lhe auxiliar na compreensão do que está acontecendo.
Desequilíbrios hormonais
Alguns desequilíbrios hormonais, por exemplo como o caso do hormônio da tireoide ou até mesmo durante a gravidez, podem fazer com que as nossas emoções fiquem mais sensíveis repentinamente. É importante sempre manter um acompanhamento médico para avaliar como sua saúde está e ver se existe algum desequilíbrio.
Além disso, em situações como TPM e gravidez, o ideal é ter autoconsciência da sua fase e buscar maneiras saudáveis e racionais para lidar com seus sentimentos.
Por que estamos mais emotivos – Reprimir as emoções
Algumas pessoas acreditam que quando reprimem suas emoções estão sendo “fortes”. Contudo, dependendo da intensidade dos acontecimentos, os sentimentos são grandes demais para serem ignorados e então essas pessoas saem do controle, e se tornam excessivamente emocionais pois não estão acostumadas a lidar com seus sentimentos.
Saiba mais :