Como manter a sanidade mental em isolamento
Devido a atual circunstância do COVID-19 no mundo, você foi aconselhado a ficar em casa e se isolar por algumas semanas. No início parece uma boa ideia, mas, no entanto, a realidade pode ser um pouco mais problemática. Os humanos não foram projetados para serem enjaulados, sem mencionar que no menor sinal de dor de cabeça ou tosse, você já se vê no caminho para o inferno hipocondríaco.
Com isso em mente, reunimos algumas das principais dicas para ajudar a proteger sua sanidade mental e física durante o isolamento. Mas primeiro, o que exatamente envolve o isolamento?
O que significa o isolamento?
Isolamento significa ficar em casa por 14 dias em quarentena. Durante esse período, você não deve trabalhar e deve ficar longe de locais e transportes públicos. Você deve ficar em uma sala bem ventilada, separada de outras pessoas em sua casa, com a porta fechada, mas com uma janela para o exterior.
Você deve pedir a amigos, familiares ou serviços de entrega que façam as coisas por você, como compras de supermercado, remédios ou outros itens necessários. No entanto, você não deve receber visitas.
Clique Aqui: 7 coisas para fazer em quarentena
Como manter a sanidade mental em isolamento?
É importante ocupar a mente enquanto em isolamento, para que sua sanidade mental se mantenha em forma. Veja como você pode fazer isso.
-
Não enlouqueça com a questão do álcool gel
Ignore o desespero pelo álcool gel: basta usar água e sabão. Ouvimos relatórios contínuos nas notícias sobre o desinfetante para as mãos esgotado nas lojas, e muitas pessoas estão em pânico. Mas calma: isso não é nada para se preocupar.
Os conselhos oficiais dizem que é preferível usar água e sabão do que usar desinfetante para as mãos, independentemente de falarmos de coronavírus ou qualquer outro tipo de infecção. Portanto, não há absolutamente nenhuma razão para surtar.
Mantenha a calma e siga os passos corretos e o tempo necessário para lavar as mãos.
-
Telefone para os seus pais
Depois de se isolar, todas aquelas pequenas conversas que completam o seu dia, desde o café na padaria pela manhã até encontrar amigos depois do trabalho, desaparecem subitamente. E isso pode rapidamente ter um impacto negativo na sua sanidade mental em isolamento.
Depois de passar alguns dias sem uma conversa significativa, é natural querer ligar para um amigo e desabafar. Isso pode ser ótimo, mas pode ser também uma experiência desanimadora, porque você está em uma mentalidade totalmente diferente. Por exemplo, você pode estar ansioso para conversar; mas seu amigo pode ter tido um dia duro no trabalho e só querer ficar na frente de uma TV.
Em momentos como esse, é bom saber que há um membro da família, geralmente alguém de uma geração mais velha, que não ama nada além de uma boa conversa e que tem um tempo aparentemente interminável.
Pode ser sua mãe, seu pai, sua avó, e você provavelmente não fala com eles há anos. Eles querem muito falar sobre os problemas que estão enfrentando, por mais banal que seja. Então, ligue para eles.
-
Tenha uma rotina de adaptação e exercícios
Um treino regular pode manter sua mente e corpo saudáveis. Se você é um viciado em academia, em breve começará a sentir falta de sua dose regular de endorfina quando estiver confinado em casa.
Por outro lado, se você faz exercícios esporadicamente, renunciar à pequena quantidade de movimentos que você faz regularmente – caminhar de e para o ponto de ônibus ou estação de metrô, e passear pelas lojas na hora do almoço, por exemplo – terá um impacto igualmente drástico no seu nível de aptidão física.
Você pode fazer muitos exercícios, sem necessidade de equipamento, na segurança e no conforto da sua casa. Mas, seja qual for o treino que você siga, o principal é fazer regularmente e estabelecer uma rotina. Seu corpo e sua mente vão agradecer por isso.
-
Tente praticar Yoga
Yoga é a maneira perfeita de desestressar durante o isolamento. A vida pode ser estressante na melhor das hipóteses, e sentir-se preso em casa enquanto as notícias ficam cada vez mais histéricas sobre o coronavírus podem começar a fazer você se sentir ansioso e tenso.
O yoga pode criar força, melhorar a flexibilidade e incentivar a calma interior, e não se trata apenas dos resultados finais. Ao contrário de um rigoroso treino de ginástica, o yoga é, na verdade, uma atividade divertida e relaxante.
-
Transforme seu guarda-roupa num espaço organizado
É um ótimo momento para resolver esse armário desarrumado. Tem tempo em de sobra? Então aproveite a oportunidade para limpar esse guarda-roupa desarrumado e deprimente. Analise cada item individual e pergunte-se: quando foi a última vez que vesti isso? Se a resposta é “Mais de um ano atrás”, “Não me lembro” ou “Nunca usei isso”, então por que você o mantêm?
A autora japonesa best-seller Marie Kondo vive de acordo com o mantra de que, se algo não lhe traz alegria, você deve se livrar dela. Isso pode ser um pouco extremo: não queremos que você fique sem roupa se não houver nada no seu armário que se encaixe nessa descrição.
Portanto, encha um saco de lixo com as roupas que você não ama, destinadas à instituição de caridade de confiança, e você se sentirá bem ao fazer algo positivo para os outros.
Saiba mais :