Mapa da Reflexologia: os pontos dos pés e das mãos que curam o seu corpo
A Reflexologia é uma técnica que consiste na aplicação de pressão em determinados pontos das mãos e dos pés. Pontos esses que são conectados a determinadas áreas do corpo e orgãos. Essa pressão, por sua vez, irá desbloquear os canais de energia entre esses pontos e a área afetada, fazendo a energia fluir e curando a dor ou doença que está afetando aquele ponto.
São muitos os pontos nos pés e nas mãos, por isso a técnica deve ser aplicada por especialistas que estudaram esses pontos, para que o efeito seja de fato positivo e eficaz. Além disso, uma aplicação incorreta pode prejudicar ou até mesmo piorar os efeitos de alguma dor ou doença.
No final do século XIV, uma versão conhecida como “terapia da zona reflexa” estava sendo difundida em toda a Europa. Na terapia de zona o corpo é dividido em dez zonas longitudinais (cinco de cada lado do corpo).
Três linhas transversais foram introduzidas posteriormente, dividindo o corpo horizontalmente e verticalmente.
A reflexologia moderna se desenvolveu no início do século XX em grande parte devido aos trabalhos do Dr. William Fitzgerald e da fisioterapeuta Eunice Ingham, que são considerados o pai e a mãe da reflexologia.
Reflexologia: a conexão de todo o corpo com os pés e as mãos – consulte aqui!
Como funciona o Mapa da Reflexologia?
Imagine um mapa de todo o seu corpo projetado no seu pé e nas suas mãos – isso é essencialmente o que é um mapa da reflexologia. Cada parte do corpo é representada em uma determinada parte de um ou ambos os pés e mãos.
Não é tão simples quanto desenhar um corpo no pé ou na mão, isso porque o tamanho, posição e escala são alterados. Por exemplo, os seios nasais estão ligados às pontas dos dedos dos pés e o joelho está ligado a parte da borda externa da sola do pé.
Um gráfico de pé ou de mão reflexológico pode parecer ligeiramente diferente de outro, mas cada um dos órgãos e partes do corpo será representado em posições semelhantes. Alguns mapas reflexológicos são mais detalhados que outros, o que explica muitas das diferenças.
Quais são os principais pontos do pé?
De uma maneira geral, a parte superior onde estão os dedos estão relacionados à cabeça, logo abaixo vem os pontos ligados ao peito, o meio do pé se conecta aos orgãos abdominais e o calcanhar está ligado à nossa área pélvica.
Embora existam inúmeros pontos de pressão para se trabalhar com o pé na reflexologia podal, por exemplo, de uma maneira geral o pé esquerdo vai estimular o lado esquerdo do corpo e todos os seus órgãos, e o pé direito vai fazer o mesmo para o lado direito. O segundo e terceiro dedos dos pés estão ligados aos olhos, enquanto os dedos restantes se conectam com os dentes, seios nasais e cabeça. A base do pé desde a ponta até o calcanhar está relacionada com a coluna vertebral.
Para aliviar uma dor de cabeça, por exemplo, você pode fazer pequenos círculos com o polegar no dedão do pé ou da mão. Outra técnica para fazer sozinho, pode ser pegar uma bolinha de tênis e pressioná-la no meio do pé, pisando nela. Isso aliviará dores no estômago ou problemas de digestão.
Para cada ponto específico, o ideal é buscar um mapa detalhado ou um especialista para te auxiliar e explicar melhor como cada um deles funciona.
Saiba mais :