Marte retrógrado em Áries 2020: muita calma e planejamento!
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses
A cada dois anos, o planeta Marte, conhecido pela sua energia intensa e agressiva, assume um movimento retrógrado — com duração de, pelo menos, dois meses. Em 2020, esse trânsito ocorrerá entre os dias 9 de setembro e 13 de novembro, sobre o signo de Áries. Já pensou o que isso significa?
De um modo geral, todo astrólogo adverte para os perigos e ressalvas durante o movimento retrógrado de um planeta. Mas talvez neste caso você precise de alguns conselhos adicionais. Vamos ver a seguir o que esse período reserva — e como se preparar.
Clique Aqui: Marte no mapa astral: força, energia e impulsividade
Marte retrógrado em Áries 2020: o que esperar?
Associado ao arquétipo do guerreiro, Marte é um planeta que sugere impulsividade, determinação, assertividade, e uma boa dose de agressividade. O planeta vermelho também está muito associado aos prazeres, ao sexo, aos instintos e desejos.
Quando retrógrado, Marte visualmente parece estar se movendo para trás em sua órbita ao redor do Sol. Entretanto, a verdade é que ele apenas assume uma velocidade menor que a usual. E quando isso acontece, seus efeitos nos forçam a reavaliar projetos, abordagens e ambições.
Em vez de se impor, se afirmar e seguir seus desejos mais latentes, chega agora um período de introspecção e autodefesa. Quando bem administrada, essa retrogradação pode render muitos frutos, mas a partir do momento em que você se sobrecarrega, ou dá ouvidos ao prazer e a impulsividade, uma bomba pode explodir.
Agora não é o melhor momento para fazer grandes mudanças (às vezes nem mesmo pequenas mudanças), se meter em lutas pelo poder, participar de negociações ou iniciar projetos importantes.
Fogo contra fogo
Se você já sentiu alguma apreensão com esses avisos sobre Marte, saiba que entramos numa configuração onde o planeta vermelho se encontra em seu signo regente: o também movido pelo fogo, Áries.
Esse trânsito planetário está se repetindo após 32 anos, e o próximo encontro entre ambos será apenas em 2067. Por isso, mesmo que você esteja um tanto quanto preocupada sobre o que o período lhe reserva, é importante que saiba extrair o máximo possível dessa energia. Algumas lições podem ser valiosíssimas para a sua vida.
Marte em Áries coloca todo o foco em nosso poder e, de alguma forma, todos nós passaremos por momentos de transformações e reflexões durante esses dois meses. Você precisará assumir a responsabilidade por sua própria vida, e o modo como ela se manifesta no mundo.
Essa configuração também trará algumas situações relacionadas a vidas passadas, as quais podem ajudá-la a trabalhar crenças limitantes e padrões negativos. Além disso, você poderá ter insights que andavam escondidos no seu subconsciente.
Está vendo? Todas as energias, até mesmo as retrógradas, podem ter um lado positivo. Durante a retrogradação de Marte em Áries, lute por si mesma e se fortaleça!
Dicas para aproveitar Marte retrógrado
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a energia de Marte retrógrado em Áries ao longo desses dois meses de 2020, é hora de tomar nota de algumas dicas para se sair bem durante esse período. Vai passar rápido, eu prometo! E muita coisa boa pode sair daí.
Tenha mais cuidado em suas relações
Se você está num relacionamento, ou mesmo acabou de conhecer alguém legal, talvez seja melhor não “grudar” tanto no parceiro, pois as chances de discussões acaloradas também aumentam.
Você até pode achar excitante a reconciliação fogosa entre ambos depois de uma briga, mas o desgaste emocional pode custar caro para a relação. O mesmo vale para quem está solteiro e, aparentemente, encontrou sua “cara metade”. Não vá com tanta sede ao pote. Pense bem antes de se lançar a uma nova paixão.
Para corações comprometidos ou não, o segredo é evitar dar pitaco no que o outro diz ou faz — principalmente se o seu conselho ou opinião não foi solicitado. Cuidado para não ativar gatilhos no parceiro, não se intrometer demais em terrenos delicados, como a família ou alguma crença, por exemplo.
Adie viagens importantes nesse período
Ainda estamos em fase de pandemia, mas mesmo assim, caso você tenha planos de viajar nesse período, seria prudente adiar ou pensar melhor, especialmente se estiver planejando viajar acompanhado.
Muitos obstáculos podem surgir pelo caminho, e com mais de uma pessoa envolvida, o que poderia ser uma simples decisão, pode se transformar em uma bola de neve.
Dedique mais tempo à saúde emocional
Para a maioria das pessoas, Marte retrógrado em Áries pode causar uma grande carga de estresse, distração, raiva, paranoias e energias negativas decorrentes desses sentimentos e condições. Por isso, procure estabelecer uma rotina de bem-estar durante esses dois meses, com a finalidade de apaziguar seu coração e trazer mais clareza mental ao seu dia-a-dia.
Comece planejando o seu dia com antecedência. Talvez anotar todos os afazeres na noite anterior possa ajudar a se organizar e dormir melhor. Acorde mais cedo, saia de casa sem pressa, pratique atividades físicas e procure reservar pelo menos 10 minutos do seu dia para uma meditação.
Fuja de discussões
Sempre que você puder evitar uma discussão ou até mesmo uma negociação indefesa, faça! Durante esse período de retrogradação, os ânimos podem ser exaltar num piscar de olhos.
Exercite a maturidade e não responda a provocações. Se você estiver calmo, mas a outra pessoa demonstrar falta de paciência, saia de perto e dê espaço para que ela esfrie a cabeça. Não apresse as coisas nem imponha o seu ponto de vista. Dê tempo a si e ao outro.
Não tome decisões precipitadas
Marte e Áries juntos enaltecem uma energia muito juvenil, impulsiva e um tanto quanto imatura. Você provavelmente terá várias ideias “incríveis” nesse período, e vai querer materializar cada uma delas o quanto antes.
Vá com calma! Agora não é hora de avançar nos seus projetos com base no entusiasmo. Pense mais, planeje, organize, veja se realmente essa mudança ou investimento é viável, e só então siga para a fase da concretização — preferencialmente depois da segunda quinzena de novembro.
Além disso, esse é um período astrológico onde muita coisa pode dar errado. Se contratempos já são desgastantes com planejamento, imagine sem ele.
Bom, se chegou até aqui, você já sabe que a retrogradação de Marte em Áries vai testar a sua paciência. Entretanto, essa também será uma chance para que a gente possa aprender a lidar com nossos sentimentos de uma forma mais saudável, e assim evoluir para uma versão ainda mais poderosa de nós mesmos.
Prudência, paciência, gentileza, e vai dar tudo certo!
Saiba mais:
- Fases da Lua em 2020: esteja atento às luas de Setembro, Outubro e Novembro
- Todas as previsões astrais do mês (completas e gratuitas)
- Mercúrio retrógado: o que é e como pode afetar a sua vida?