Medicina chinesa: por que conhecer?
A medicina chinesa é uma espécie de arte médica chinesa, de tão impactante e útil que é para as nossas vidas e, sobretudo, para os nossos corpos, melhorando e aprimorando nossas mentes e conceitos.
Os chineses veem o corpo humano como um microcosmo dentro de um macrocosmo, que é o universo. Assim, tudo o que acontece à nossa volta gera um impacto para o nosso corpo. Ao invés de já pensarem em vírus para a gripe, eles pensam que o impacto da troca de estações foi o motivo principal dos espirros.
Essa conexão mágica com a natureza faz da medicina chinesa uma grande aliada na luta contra as doenças dos povos ocidentais.
Medicina chinesa: Yin Yang
Um conceito muito popular na medicina chinesa é o Yin Yang, uma espécie de símbolo – também muito utilizado no taoísmo, onde os opostos se atraem e, nesta atração, acabam por se completarem. Tudo possui uma energia Yin e outra, Yang. E, quando procuramos uni-las, tudo dá certo!
Clique Aqui: Horóscopo Chinês – como a polaridade Yin e Yang influencia cada signo
Medicina chinesa: Acupuntura
Outra terapia muito comum e muito divulgada no Brasil é a acupuntura, uma técnica milenar por onde várias mini agulhas são inseridas na pele, sem dor alguma. Estas agulhas tocam em pontos-chave de nosso corpo, criando ligações diretas com os nossos chacras.
Assim, numa espécie de corrente elétrica que percorre nossos caminhos corpóreos, estas pequenas agulhas renovam o nosso sistema muscular, acabando com dores de cabeça, torcicolo e, até mesmo sintomas mais internos, como náuseas.
Clique Aqui: Acupuntura dói? Entenda o que acontece durante as sessões
Medicina chinesa: Ventosaterapia
Um dos tratamentos mais intrigantes, que pouco a pouco se espalha até mesmo entre os atletas, é a ventosaterapia, onde vários bocais são colocados na pele através de sucção, por ar quente ou frio.
Eles melhoram a circulação sanguínea e renovam pontos importantes do sistema nervoso, auxiliando a frequência cardíaca e a recuperação de dores musculares. Um atleta muito conhecido que faz uso desta terapia chinesa é o nadador Michael Phelps.
Clique Aqui: Ventosaterapia – o tratamento que reduz dores e previne lesões
Medicina chinesa: Fitoterapia
E, por fim, temos a mais conhecida e utilizada por nós. Não é muito comum seu nome técnico, mas na prática, ela se dá quando tomamos chás. Sim, foram os chineses que os inventaram.
Um fitoterapeuta receita quantidades específicas de certas ervas para problemas de saúde, sejam eles relacionadas ao sistema nervoso, cardíaco, digestivo, etc. Muitos tratamentos fitoterapêuticos chegam até mesmo a reduzir a obesidade e curar doenças perigosas, como a gastrite, a depressão e a ansiedade.
Saiba mais :