Meditação – conheça 4 técnicas de respiração poderosas
Quando estamos nervosos ou ansiosos com alguma coisa, o melhor conselho que alguém pode nos dar é: “Respira, respira fundo”. A respiração é poderosa para nos acalmar e trazer bem-estar, além disso nos ajuda a encontrar o estado perfeito para a meditação. Ao praticar técnicas de respiração conseguimos ter controle do nosso corpo e das nossas emoções. Veja 4 técnicas poderosas de respiração para você praticar na meditação e no dia a dia.
Técnicas de respiração que favorecem o bem-estar e a meditação
As técnicas de respiração conscientes – os famosos Pranayamas – oferecem o máximo poder que a respiração pode trazer ao nosso corpo. A respiração tem relação direta com o nosso estado emocional, ao praticar os pranayamas de modo consciente conseguimos explorar ao máximo o nosso potencial. Eles são capazes de criar uma conexão do corpo com a mente, permite que nos sintamos verdadeiramente presentes no “aqui e agora”. Parece complicado? Acredite, não é! Tente praticar uma ou mais respirações conscientes durante a meditação ou no seu dia a dia e sinta a diferença.
-
Igualdade de respiração
Essa técnica chamada de Sama vrtti Pranayama manda que você faça uma respiração proporcional, ou seja, que a sua inspiração tenha a mesma duração que a sua expiração.
Como fazer: Você pode começar com a contagem de 4 tempos. Inspire em 4 tempos, contando lentamente 1,2 3, 4. Depois, expire na mesma velocidade. Depois que você se sentir à vontade com essa contagem, pode ir adicionando, entre a inspiração e expiração, um tempo de retenção do ar. Por exemplo: inspira em 4 tempos. Prende a respiração e fica 4 tempos com ela presa. Depois, expira em 4 tempos.
Benefícios: Esta prática ajuda a concentração, o foco e a sensação de equilíbrio em sua vida. Facilita a meditação.
-
O Sopro do oceano
Esta técnica é também chamada de respiração Ujjayi ou respiração vitoriosa. Ela é voltada para o sentimento de vitória, de triunfo.
Como fazer: Inspire profundamente pelo nariz, até atingir o máximo da capacidade dos seus pulmões. Depois, prenda a respiração e sinta-a presa no fundo da sua garganta (você irá sentir naturalmente). Quando sentir a necessidade, solte exalando pela boca. Ao repetir algumas vezes essa técnica de respiração, você vai soar como as ondas do mar na inspiração e expiração, por isso o nome. Aqui, o tempo de inspiração e expiração não são os mais importantes, o mais importante é a retenção do ar e os sons emitidos na respiração.
Benefícios: Esta técnica de respiração acalma o sistema nervoso e massageia os nossos órgãos internos, especialmente o esôfago e o baço.
-
Respiração Luminosa
Também chamada de respiração Kapalabhati, essa técnica é definida como a respiração do fogo. Kapala quer dizer crânio, e bathi quer dizer luz, essa técnica tem eficiência pelas suas qualidades de limpeza emocional.
Como fazer: É preciso que você esteja sentado, com as pernas cruzadas confortavelmente e as mãos sobre os joelhos, com as palmas voltadas para cima. Quando você inspirar deve encher a sua barriga com ar (atenção, não é o pulmão, é a barriga mesmo. Coloque sua mão sobre a barriga e sinta ela inflar ao inspirar pelo nariz). Ao expirar, você deve exalar pela boca e sentir o seu umbigo se afundando em direção à sua coluna. Ao expirar você deve fazer um som em voz alta, com os lábios contraídos, fazendo “CHHHHH”. Repita essa respiração completa durante 1 minuto.
Benefícios: essa respiração aumenta os níveis de oxigênio no sangue, purificando o sangue e o fígado. Ela também acalma a mente.
-
Respiração do Leão
Também conhecida como a Simhasana, essa respiração tem este nome pois simha significa leão e temos de nos portar como ele durante esta técnica da meditação. Essa meditação alivia o stress como nenhuma outra.
Como fazer: Você deve inspirar profundamente pelo nariz. Ao expirar pela boca, você deverá fazer um forte som de “AAHHH” com a boca bem aberta empurrando a limpa para fora, bem para fora. Ao mesmo tempo, você deve olhar para cima, apenas com os olhos, sem mexer o pescoço. Você pode fazer essa respiração em 4 apoios (ou seja, você deve estar de barriga para baixo, apoiado em seus joelhos e mãos, de 4) ou sentado de pernas cruzadas.
Benefícios: esta técnica de respiração é divertida e ajuda a aliviar o stress do dia a dia, aumenta a circulação de sangue da língua e da garganta e estimula a área dos olhos.
As técnicas de respiração acima são valiosas para a prática da yoga, da meditação e também para a nossa vida cotidiana. Existe relação direta entre o nosso bem-estar, equilíbrio e paz e a consciência da nossa respiração. Por isso, busque sempre inspirar o bem e expirar o mal através da respiração e tenha uma vida mais calma e equilibrada. Namastê!
Saiba mais :