Método KonMari: transforme sua vida e sua casa
Um dos métodos que mais estão ganhando visibilidade no mundo é o KonMari, muito conhecido no Japão e que chega agora nos campos de estudo brasileiros. Você já ouviu falar de KonMari, que tal conhecer um pouco mais sobre ele e como executá-lo em sua casa?
KonMari: o que é?
Esse termo veio na verdade do nome de sua criadora, a personal organizer Marie Kondo, que está ganhando o mundo com seus conselhos para arrumação de casas e, sobretudo, de vidas. Quando nos damos conta que a nossa casa também nos faz adoecer, devemos organizá-la de maneira que ela nos cure. Conheça abaixo os três passos para realizar o KonMari no seu lar:
-
Saiba dizer adeus – KonMari
O primeiro passo é jogar tudo aquilo que não te faz bem, todas as coisas que não servem para nada ou tudo aquilo que já está velho e usado e você não pretende reutilizar tão cedo. Essas coisas, além de ocupar espaço, também fazem com que não achemos as coisas que realmente queremos encontrar, nos deixando mais estressados e suscetíveis à nossa casa, como se ela e sua desorganização nos dominasse.
Guarde o essencial e, tudo aquilo que ainda presta mas você não precisa, procure doar!
-
Organize por categorias – KonMari
Com as coisas que sobraram, chegou a hora de organizar tudo. Saiba separar tudo por categorias. Guarde as roupas pelas maiores até as menores. A melhor maneira de dobrá-las, de acordo com Marie Kondo, é em forma retangular, de maneira que o espaço seja melhor aproveitado. Dobre o máximo que puder, mas que também não fique amassado.
Em relação aos livros, arrume-os categorizando cada um por prazer. Comece pelos que você menos utiliza até aos que você mais ama e mais sente prazer lendo. Então, no fundo pode ficar os de cozinha e finanças e na ponta os de literatura e revistas, por exemplo. Dê prioridade para organizá-los de maneira vertical, nunca em montes horizontais.
-
Armazene tudo – KonMari
E, por fim, saiba o lugar de cada coisa. Na cozinha, nunca deixe as louças no secador, pois pode juntar humidade e, consequentemente, mofo. Sempre seque-as quando possível e guarde-as dentro dos armários.
No banheiro, sempre seque os objetos que você usa par ao banho para que eles não fiquem com sujeiras ou desenvolvam grude.
Guarde malas uma dentro das outras e faça isso com todas as coisas que conseguir. Além de ganhar espaço, a casa ficará com ar de mais limpa e organizada, como se você não amontoasse várias coisas.
Esse método, além de ser bom para a organização pessoal, também reflete em nossa mente com tranquilidade e diminuição do estresse, sobretudo em nossos dias!
Saiba mais :