Milagres Eucarísticos: a presença de Cristo e do Espírito Santo
Para os cristãos católicos um dos momentos de maior comunhão entre o ser humano e nível divino é o momento da eucaristia.
Eucaristia no cristianismo remonta à mais de dois mil anos atrás, e é um dos pilares das práticas cristãs em qualquer denominação que prega Cristo como salvação divina, pois é um ato que foi recomendado pelo próprio Senhor Jesus Cristo antes de ascender até o Pai Eterno.
Durante a última ceia o Salvador entrega a seus discípulos seu último mandamento em João 13,34: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”.
Esse foi o última mandamento de Cristo antes de retornar ao nosso Pai, entretanto antes de proferir sua última e mais importante ordem aos amados discípulos, Cristo já preparado para o que estava prestes a começar legou a todos nós cristãos o ritual através do qual, após nosso batismo poderíamos estar em comunhão com nosso Pai criador e com seu Filho Jesus Cristo, a Eucaristia. Jesus deixou instruções simples e precisas do que era preciso para alcançar a graça e a purificação do espírito através do Santo Sacramento.
No Evangelho do apóstolo Mateus, Jesus nos ensina como executar o sacramento mais importante para toda a cristandade:
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai”. Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.
Mateus 26:26-30
E assim foi através de séculos e milênios até os dias de hoje, seja para protestantes, católicos, ortodoxos e pentecostais. A Santa Ceia é sempre um momento de imensa Iluminação pois é ali que se dá a consumação entre a carne e o espírito humano.
Milagres Eucarísticos mais conhecidos
O poder da comunhão Eucarística se mostra muita vezes através de incontáveis milagres registrados principalmente pela Igreja Católica.
Clique Aqui: Símbolos católicos: conheça a principal simbologia do catolicismo
O milagre corporal de Bolsena – Século XIII
Os milagres eucarísticos geralmente acontecem quando Cristo quer se fazer e mostrar presente na vida de um fiel ou sacerdote que carrega alguma dúvida em seu coração, mas apesar da dúvida ele tem um grande amor pela igreja e por Cristo.
Durante a Idade Média, no século XIII um sacerdote Italiano da Cidade de Orvieto estava em dúvida da presença divina durante a distribuição da eucaristia aos seus fiéis, porém de um momento para o outro a hóstia consagrada começou a sangrar em cima de sua vestimenta litúrgica. O padre confessou seu pecado ao Papa que passava pela região na ocasião e foi perdoado, sua vestimenta com respingos de sangue é exibida até hoje na Igreja de Orvieto como a prova de fé que fiel recebeu de Cristo.
Milagres Eucarísticos da hóstia em Siena no século XVIII
Na Igreja de São Francisco em Siena, um grupo de ladrões invade o recinto e rouba o receptáculo de ouro no qual estavam depositadas todas as hóstias que seriam distribuídas na missa. Alguns dias depois as hóstias foram encontradas em um ofertório de uma outra igreja de Siena, sujas e envoltas em teias de aranha, os padres da paróquia de São Francisco recolhem-nas e as guardam, porém devido ao estado em que se encontravam elas não foram distribuídas aos fiéis e deixas para se decompor naturalmente. Entretanto após alguns meses os padres encontraram as hóstias quase intactas e até hoje elas estão em exibição na igreja de São Francisco em Siena.
Clique Aqui: Opus Dei- a instituição evangelizadora da igreja Católica
O Milagre de Santarém no século XIII
Em Portugal uma mulher estava aflita, pois suspeitava que seu marido não lhe era fiel, tentando dar um fim a este sofrimento a mulher procura uma feiticeira famosa na cidade, a feiticeira aceita ajudá-la, porém pede uma hóstia consagrada como pagamento do serviço. A mulher segue para a missa e quando recebe a hóstia a coloca debaixo da língua e depois à esconde sob um lenço, ao seguir para a porta da igreja a mulher nota que a hóstia estava sangrando, mas mesmo assim leva a sacramento para casa e a coloca dentro de uma caixa, durante a noite a mulher vê uma luz divina que tentava sair de dentro da caixa e na manhã seguinte se arrepende do ato e vai confessar ao padre o que havia feito.
Saiba mais :