Mitos e verdades sobre a Goji Berry
Em tempos de culto ao corpo, volta e meia surgem ingredientes e alimentos milagrosos que prometem emagrecer e secar a barriga. Um superalimento que já esteve sob esses holofotes e ainda desperta muita curiosidade pelas suas propriedades mágicas é o Goji Berry. O Goji Berry é um fruto conhecido pelo nome científico Lycium barbarum L. pertencente à família Solanaceae, a mesma do tomate. Não se conhece ao certo o seu país de origem, mas sabe-se que seu crescimento acontece na Ásia, principalmente no noroeste da China, no Tibet e na Mongólia.
Nesses lugares, o fruto é um alimento comum e é utilizado pela medicina chinesa como alimento ou suplemento para melhorar as funções do fígado, dos rins e na saúde dos olhos. Podem ser consumidos in natura, secos ou sob a forma de sucos e chás.
Confira abaixo 3 benefícios comprovados no consumo do fruto asiático:
3 verdades sobre o Goji Berry
O Goji possui fibras, vitaminas e minerais, o que faz dele um alimento muito saudável. Além disso, possui substâncias, como antioxidantes e polissacarídeos, que são capazes de aumentar ainda mais os benefícios para a saúde.
-
Tem propriedades antioxidantes e protege as células: o fruto contém flavonóides, ácido ascórbico e carotenóides que são poderosos antioxidantes e neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças, como câncer e complicações cardiovasculares.
-
Ajuda na saúde dos olhos: um dos principais componentes do Goji é a zeaxantina, um tipo de carotenóide que consegue se acumular nos olhos e exercer papel protetor contra os efeitos dos raios UV e previnir a degeneração da mácula dos olhos.
-
Melhora o sistema imunológico: os polissacarídeos presentes no fruto, conhecidos como LPB, tem o poder de estimular a proliferação de células de proteção do corpo e de melhorar suas capacidades de defesa.
Leia também: Como aliviar as tensões com manjericão
Goji Berry emagrece?
Não existem comprovações científicas de que o consumo de Goji Berry resulte na perda de peso, por isso, o Goji e seus produtos derivados não podem ser comercializados com esse fim.
Apesar disso, é um fruto saudável que pode ser combinado a uma rotina de alimentação equilibrada e atividades físicas para que os seus benefícios nutricionais sejam aproveitados e a perda de peso seja atingida.
Leia também: Óleo essencial de Rosas – relaxante e rejuvenescedor
Como consumir Goji Berry
Pessoas que utilizam medicamentos, em especial para hipertensão e anticoagulantes, ou que apresentam problemas de saúde ou alergias alimentares devem consultar um médico antes de consumir Goji ou produtos a base de Goji. Está comprovado que pessoas com alergia a tomate, nozes e pêssego devem evitar comer o fruto, pois ele pode desencadear o processo alérgico.
Apesar disso, uma ingestão moderada de Goji Berry não indica efeitos adversos em pessoas saudáveis. Sendo assim, seu consumo diário recomendado deve respeitar suas diferentes apresentações:
Suco: 120 ml;
Fruto fresco: 150 g;
Fruto seco: 15 a 30 g de fruto seco (1 a 2 colheres de sopa);
Chás: 5 a 15 g de fruto seco (1 colher de chá à 1 colher de sopa).
Experimente combinar os frutos secos de Goji Berry na salada de frutas, em sucos ou no iogurte.
Saiba mais :