Moisés: quem foi este homem?
Moisés nada mais foi do que um grande servo do Senhor. Provável autor dos primeiros livros da Bíblia, entre eles Gêneses, Levítico e Números, Moisés foi um servo muito utilizado pelo Senhor. Se você ainda não conhece a sua história, descubra agora.
Moisés: de onde veio?
A história de Moisés já começa sendo uma vitória a partir de seu nascimento. Ele era filho de Israelitas e, assim, no momento de seu nascimento, deveria ser morto, visto que o Faraó tinha mandado matar todos os bebês homens, com medo de que um destes fosse o salvador do povo hebreu, assim o grande genocídio de bebês começou.
Com medo, a mãe de Moisés o colocou dentro de um cesto e o deixou num rio, para que alguém o encontrasse. Sua irmã Miriam seguiu o cesto até que – por surpresa – ele foi parar próximo ao palácio de Faraó. A filha do Faraó, encontrando o lindo bebê, decidiu toma-lo como filho.
Miriam apareceu e disse que poderia encontrar alguém para amamenta-lo, pois, caso contrário ele morreria de fome. Assim, ela levava sempre o seu filho para a sua mãe dar-lhe leite e matar-lhe a saudades.
Quando ele cresceu, foi nomeado de Moisés, significando “aquele que veio das águas do rio”.
Moisés: luta pelo povo
Moisés acreditava ser egípcio até que viu um dos soldados espancarem um escravo hebreu. Neste momento, ele foi tomado por tanta tristeza e sentimento de injustiça que acabou matando o soldado e tornando-se inimigo de Faraó.
Deus o usou de tamanha maneira que ele se pôs a provar o Egito para libertar o povo hebreu, logo que ele mesmo descobriu fazer parte do povo oprimido.
Assim, com a graça de Deus ele abriu o mar vermelho, num dos milagres mais conhecidos da Bíblia, e conseguiu liberar todo o seu povo que sofria há anos na mão do Faraó, afogando logo depois a guarda real.
Clique Aqui: Testemunhos de fé – leia histórias de pessoas que alcançaram milagres
Moisés: os 10 mandamentos
Logo após chegarem em Canaã, Moisés recebeu um sinal do Senhor e, com isto, foi o autor dos 10 mandamentos, que são importantíssimos para a nossa sociedade. Até mesmo o nosso Direito e Sistema Jurídico foram embasados nestas 10 ordenanças:
“1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti Ídolo de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu escravo, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem coisa alguma do teu próximo.” (Êxodo 20: 1-17)
Saiba mais :