Muiquiratã: as lendas sobre o misterioso sapo da sorte e da coragem
Possivelmente já avistado em algum jardim ou peça decorativa, o Muiraquitã, apesar de seu aspecto peculiar, passa muitas vezes despercebido quanto ao seu significado. Como é conhecido através da lenda indígena, a peça consiste em um amuleto da sorte confeccionado no formato de um sapo feito em pedra ou argila. Já seu modelo original, conhecido e cobiçado ainda nos primórdios da colonização da Amazônia, costumava ser produzido em pedra jade.
A lenda do Muiquiratã
De acordo com a lenda por trás do Muiquiratã, o animal em formato de sapo ou rã era confeccionado pelas mãos das índias guerreiras e sem marido, conhecidas como Amazonas, as quais eram habitantes das margens do rio de mesmo nome. Para isso, sempre durante as noites de luar, assim que a luz da Lua iluminava as águas do rio, elas mergulhavam e lá buscavam por pedras para modelar com o aspecto do mascote e então ofereciam o artefato a seus amantes como um talismã.
Os homens, quando estes recebiam um exemplar do Muiquiatã penduravam o amuleto em seus pescoços, levando-o consigo quando saíam para caçar; a crença creditada ao objeto a boa sorte, a bravura e a felicidade ao guerreiro. Atualmente, sapo também atua de forma semelhante ao homem moderno, trazendo-lhe sorte e coragem no dia a dia, na dura rotina do trabalho, nas tarefas de casa e no cuidado com a família.
Clique Aqui: Como fazer uma bonequinha da sorte vietnamita
Como encontrar o Muiquiatã
Não limitado somente à imagem de um sapo, hoje em dia o amuleto também é encontrado em outras formas de animais, como jacarés, serpentes, tartarugas e onças, além de padrões estéticos diferentes. O artefato pode se apresentar em formas cilíndricas, antropomórficas e zoomórficas, sendo os de maior fama os de cor verde (jade) e de forma batraquiana (sapo).
Além da boa sorte, o amuleto representa ainda atributos terapêuticos, cuidando da saúde de quem o possui e ainda fornecendo esperança a mulheres e casais que desejam ter filhos; a pedra lapidada também pode simbolizar a fertilidade e proporcionar mais felicidade no casamento.
O artefato pode ser encontrado em lojas esotéricas em forma de objetos decorativos para a casa ou até mesmo em pingentes, para serem usados como talismãs pessoais, assim como o meio adotado pelos indígenas.
Clique Aqui: Elefante indiano: os significados do amuleto de sorte milenar
Saiba mais :