Nadismo — A necessária arte de fazer nada
Adicionar o ócio à sua rotina pode deixá-la muito mais prazerosa e ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Além de promover bem-estar e saúde, fazer nada estimula a criatividade e pode até aumentar a produtividade. Também conhecido como Nadismo, este movimento consiste em incentivar pessoas a separar algum momento do seu dia para fazer nada. Apenas ficar deitado em estado inativo, desfrutando de coisa alguma.
O Nadismo é recomendado para todos, mas principalmente para as pessoas que nunca têm tempo. Aqueles que possuem uma vida corrida, estão sempre ocupados e, mesmo assim, não conseguem concluir todas as suas tarefas do dia. Para quem quer fugir desse estresse recorrente, a prática recomenda parar e ficar sem fazer nada por um tempo, sem culpa, sem cobrança ou nervosismo. O objetivo é viver em harmonia com o seu tempo.
Para muitos, ficar sem fazer nada pode parecer preguiça, passividade ou desmotivação. Não é por acaso que mal lembramos a última vez que ficamos sem fazer absolutamente nada. O fluxo constante da tecnologia no qual vivemos não colabora para isso. Mesmo quando estamos deitados na cama ou sentados no sofá, sempre estamos ligados à algum aparato tecnológico.
Mas, você sabia que o ócio pode fazer bem para sua saúde? E se você soubesse que ficar sem fazer nada pode te energizar e trazer mais foco para sua vida? Essas são apenas algumas razões que provam que o Nadismo pode trazer muitos benefícios para sua rotina
“Só nas horas de ócio se fazem coisas excelentes”
Você está ocupado 24 horas por dia?
Vivemos em um mundo totalmente conectado e em qualquer momento, em qualquer lugar, conseguimos realizar tarefas relacionadas ao trabalho, lazer, formação ou crescimento pessoal. Especializações, cursos, coisas de casa, academia, escritório, trabalho, são algumas das áreas que ocupam completamente nosso dia. E, caso não cumprimos essas obrigações, nossos contatos compartilham suas atividades nas redes sociais e nos lembram que também precisamos nos mexer.
Todo este ciclo constrói nossa rotina e fomenta a ideia do que devemos ser e fazer. Esta cultura nos diz que a todo o tempo precisamos estar fazendo alguma coisa, 24 horas por dia, sete dias por semana. Porém, estes hábitos podem não ser tão bons quanto parecem.
É claro que todos buscamos a realização pessoal e nossas atividades são fundamentais para isso. Mas, até que ponto temos controle deste ritmo? No fim, ao seguir esse estilo de vida, torna-se trágico ter um tempo ocioso no dia. Passamos a enxergar o descanso como algo desprezível. Mas, na verdade, não é inútil essa “perda de tempo”.
Como adicionar o ócio construtivo em sua rotina
Veja, a seguir, como podemos adicionar esse saudável tempo de ócio em nossa rotina.
Foque no momento presente
Quando tiver um tempinho para você, desligue o telefone. Ao sair para almoçar, coloque o tablet ou celular de lado e se concentre em simplesmente comer. Observar as coisas ao seu redor, principalmente as coisas simples, pode ajudar a desfrutar o momento. No fim do dia, escute sua música favorita, saia para correr, caminhe na natureza. Faça coisas que te ajudem a lembrar da importância de estar presente.
Desconecte-se
Desligue o celular e saia do Instagram um pouco! Sim, pode ser estranho no princípio, mas você vai aprender a desfrutar a própria companhia, o que é um grande presente. Aprenda a ficar confortável com o silêncio. É importante perceber que não tem problema ficar em casa e passar uma noite sem fazer nada. Não precisamos estar sempre em movimento, fazendo planos e crescendo nossa lista de afazeres.
Dê prioridade ao que importa
Sua agenda provavelmente está repleta de atividades, mas elas realmente são significativas para você? Entenda se seu coração e sua alma estão engajados nos diversos grupos de atividades em que está envolvido ou se você está apenas melhorando seu currículo.
Seja sincero consigo mesmo
Se concentre em coisas que gosta de fazer de verdade. Caso não se anime quando pensa em uma atividade, tente se livrar dela. Aproveite seu tempo e energia com responsabilidade e invista em coisas que realmente são significativas para você.
Recarregue suas energias
Estar o tempo todo rodeado de pessoas é muito trabalhoso. Principalmente quando adicionamos o fluxo intenso de trabalho, casa, esportes, hobbies, leitura e etc. Tente ao menos um fim de semana no mês não ter planos e veja o que acontece. Dê valor a não fazer nada, coisas impressionantes podem ocorrer dentro de você.
Não se planeje sempre
Talvez essa seja a tarefa mais desafiadora. Desde a vida escolar, nos condicionamos a pensar sobre o futuro. Será que vou conseguir um emprego? Devo fazer essa faculdade? E isso é apenas a ponta do iceberg. Faça uma pausa nesse planejamento constante. O Universo pode ter muitas surpresas para você, independente de seus pequenos planejamentos.
Acima de tudo, tenha fé no Universo. Não precisamos pensar exageradamente em um futuro que pode até mesmo não acontecer. Tenha calma e foque no aqui e agora.
Saiba mais :