Como não surtar quando se está desempregado?
Sabemos que já é difícil manter uma boa autoestima até quando estamos empregados, e com o desemprego então, a situação aperta mais ainda. Em tempos de coronavírus, a quantidade de pessoas que está perdendo o emprego está cada vez maior e enquanto essa pandemia não melhorar, a possibilidade de conseguir uma oportunidade de trabalho não é muito grande. Então o que se pode fazer para não surtar (ainda mais) nesses dias de quarentena?
Clique Aqui: Como enfrentar a pandemia com depressão?
Reconheça e encare a realidade
Muitas vezes quando algo de ruim acontece, pode se entrar em estado de negação e se começa a evitar de pensar sobre isso. Porém, uma hora a vida cobra e, mais cedo ou mais tarde, você terá que encarar a realidade. Então quanto mais tempo você fugir, mais irá demorar para você superar essa situação. Encare a realidade, viva o “seu luto”.
Aceite ajuda
Nesse momento, dificilmente alguém irá conseguir resolver a situação para você. Porém, seus amigos e familiares podem sempre te dar apoio emocional. Afinal, quanto mais se coloca um problema para fora, mais rápido se supera ele.
Entenda que você é mais que o seu trabalho
Muitas pessoas enxergam no seu emprego, além do seu valor financeiro, como parte de sua identidade, afinal, existem pessoas que são mais chamadas pelo seu cargo do que pelo o próprio nome. Isso pode até ser algo positivo quando se está empregado, porém quando não, é possível que a pessoa sinta uma “perda na sua personalidade”.
Além disso, existe toda uma expectativa criada em cima de nós sobre como se deve viver a vida, o que é preciso fazer para ser bem-sucedido, o que é ser bem-sucedido, etc. Mas a verdade é que as pessoas são muito mais do que seus empregos e todo o conceito sobre “o que é sucesso” é algo muito particular.
Clique Aqui: Quer ter mais sucesso? Descubra as pedras para emprego
Reflita sobre o que você valoriza de verdade
Então para você começar a se sentir melhor, busque compreender “o que traz valor para a sua vida?”. Por exemplo, você se sente valorizado quando recebe a atenção das pessoas, quando está em um relacionamento, quando alguém aprova uma atitude sua, quando você sabe que fez o que era certo ou quando você se sente bem mesmo estando sozinho?
É nesse momento de reflexão que você percebe se está dando mais importância para o que você acha ou para o que os outros acham. Muitas vezes, quando se vive em função dos outros, você pode se sentir infeliz sem saber o porquê. A verdade é que cada um tem um conceito de felicidade e quando se vive em função da “felicidade” do outro, você não alcança a sua.
Então ignorando as influências externas, pense naquilo que você gosta em você e que gosta de fazer, como por exemplo: eu gosto da minha criatividade. Pense também nas pessoas que você gosta e o que você gosta nelas: eu gosto da energia da minha mãe, etc.
Quando você começa a perceber as coisas que mais valoriza, irá notar que você dá muito mais valor à sua essência (e das outras pessoas) do que a coisas externas. Afinal, coisas como emprego se perde ao longo de da vida, porém dificilmente você irá perder a sua essência, e por isso que, apesar de ser ruim estar desempregado, isso é apenas uma fase, um momento, e não “o que você é”.
Pesquise mais sobre o que você acredita que lhe fará feliz
Às vezes, você poderia estar em um trabalho que não condiz com seus valores e com a sua personalidade e o fato de que você perdeu o emprego, te dá a oportunidade de procurar coisas novas que podem ser mais compatíveis com você.
Então, para não surtar (tanto), aproveite o tempo livre para descobrir mais sobre quem você é e sobre o que você gosta. Às vezes pode existir uma oportunidade na sua área que combina mais com você e você não sabia porque não tinha tempo, já que sempre estava trabalhando. Às vezes você pode descobrir que possui muito talento desenhando. Escute seus sentimentos e aproveite o tempo para procurar aquilo que realmente condiz com seu conceito de felicidade.
Não se cobre tanto
Pesquise sobre coisas que você se identifica, mas também entenda que você não precisa ser produtivo todos os dias e em todos os minutos. Tenha um tempo para cuidar de você mesmo e para se divertir, afinal, nós não vivemos para ter um bom emprego, e sim, nós temos um emprego para conseguir viver bem. Então lembre de aproveitar sua vida!
Saiba mais :