Negging: como identificar a manipulação emocional
O Negging surgiu como uma técnica que teve origem nas comunidades de “cantadas” no final dos anos 90 e início dos anos 2000, nas quais alguns homens heterossexuais pretendiam se tornar especialistas na “arte da sedução“. Estas comunidades vêm sido amplamente condenadas como misóginas, e até mesmo acusadas de incitar à violência contra as mulheres.
A técnica consistia em minar a autoestima das mulheres para conseguir conquista-las, pois elas se sentiriam inferiores e aceitariam a investida. As cantadas consistiam em algo do tipo “Só mais uns drinks e eu já vou conseguir dar em cima de você, hein”. Ou “Nossa, até que você tem um rosto bonito para alguém com o seu nariz”. Ao se sentirem inferiorizadas sem perceber, as mulheres passavam a achar o outro mais atraente e até mesmo “uma sorte tê-los interessados nela”.
O conceito evoluiu e com ele mais estudos foram feitos, abrangendo o conceito para a manipulação emocional, que pode vir em várias formas e ter diferentes campos de atuação.
O que é o Negging?
O Negging, termo em inglês, significa manipulação emocional e pode ser tão sutil no início que às vezes pode não ser notada e passar despercebida. Mas deve-se prestar atenção nesse tipo de manipulação, pois ela é muito mais comum do que imaginamos e como a sua forma de controle é sutil e lenta, a vítima pode não se atentar aos seus efeitos.
Você pode pensar que por não ser físico, não é um abuso. Como a pessoa manipuladora faz coisas boas ao mesmo tempo, então a vítima se questiona se não está exagerando, imaginando coisas ou sendo excessivamente sensível. É uma situação feita para confundir, mas não se engane.
Com o passar do tempo, o Negging pode prejudicar a autoestima da vítima e mudar a maneira como ela vive. Também pode se transformar em uma espiral de graves abusos emocionais e até físicos.
A manipulação é tão silenciosa e sutil que pode acontecer com qualquer pessoa. Pode vir de um pai, chefe, colega de trabalho, amigo, cônjuge, ou outra pessoa significativa.
Não importa quem você é ou quem está fazendo o Negging, a culpa não é sua e você não tem que aceitá-la.
Como agem as pessoas manipuladores que fazem o Negging com outras:
-
Elas fazem elogios distorcidos
Elas fazem a vítima sentir-se muito bem e depois a derrubam. É um método comprovado e verdadeiro para manter você em terreno instável e vulnerável para a manipulação.
E ainda é particularmente mais eficaz quando há testemunhas, porque é mais provável que a pessoa recebendo a manipulação sorria e aguente a agressão.
Por exemplo: “Nossa, você está maravilhosa? Eu nunca teria a coragem de usar meu cabelo dessa maneira” ou “estou tão orgulhoso de você por ter parado de fumar! Que pena que você já tenha todas essas rugas no rosto de quando você fumava, né?”.Ou ainda “Parabéns por ter vencido a competição de Ginástica Olímpica! Talvez um dia você experimente um esporte de verdade”.
-
Vai sempre existir uma comparação
A pessoa manipuladora vai sempre comparar a vítima do Negging com outra pessoa ou situação, e nessa comparação ela nunca sairá ganhando. Quer a afirmação seja verdadeira ou não, é uma manobra óbvia para destacar as falhas da pessoa e fazê-la se sentir menor e inferior.
Por exemplo: “Grande melhora no seu boletim da escola. Talvez no próximo semestre você faça tão bem quanto seu irmão” ou “O seu antigo colega de quarto da faculdade virou diretor de uma empresa de sucesso, então por que você não pode fazer algo parecido?”
Ou ainda “A sua irmã está tão em forma, você deveria seguir o exemplo dela e começar a se exercitar também”.
-
Elas insultam sob o pretexto de “crítica construtiva”
Na verdade, não há nada de construtivo nas críticas de um manipulador. A intenção é ferir e não ajudar, e é bem evidente quando se ouve essas críticas.
Por exemplo, não há nada de construtivo em: “Esse relatório está terrível, mas também o assunto está acima das suas capacidades” ou “Não é para te criticar, nem nada, mas achei melhor te falar que essa roupa não caiu bem para o seu tipo de corpo”.
-
Eles sempre tentam superar a vítima
A pessoa tem, por exemplo, ótimas notícias, mas o manipulador virá sempre com algo que irá sobrepô-las. O timing é bem importante neste caso, pois o objetivo é derrubar o foco da atenção positiva na vítima e mantê-lo em quem está manipulando.
Por exemplo: A vítima acaba de anunciar que está noiva, e aí a outra pessoa escolhe este momento para anunciar sua gravidez e mostrar a ultrassonografia do bebê.
Ou então, a vítima mencionou que está com uma terrível dor de cabeça. Eles respondem sobre a época em que foram hospitalizados e quase morreram de pneumonia, então ela não deveria ser tão dramática e exagerada.
Ou ainda, a pessoa está falando da caminhada de 5 milhas que acabou de fazer, então eles se lançam numa longa história sobre aquela época em que eles viajaram de mochila pela Europa durante um mês.
-
Elas disfarçam insultos com perguntas
Uma pergunta cuidadosamente formulada pode facilmente servir como um insulto. Se você demonstra algum tipo de incômodo, é dito que é apenas uma pergunta “inocente” e que você está exagerando.
Por exemplo: “Estou surpreso que você tenha se saído tão bem nesse relatório. Quem o ajudou com isso?” ou “você realmente não se importa com o que as outras pessoas pensam, não é mesmo?”.
Ou ainda “Não me leve a mal, mas você realmente vai comer tudo isso?”
-
Elas estão sempre “apenas brincando” quando você demonstra insatisfação
A “brincadeira” é a melhor desculpa quando você tenta confrontar. Não pode ser culpa delas que você não consiga rir de si mesmo, certo?
Aqui estão algumas coisas que eles podem dizer para menosprezá-lo e diminuir a sua reação, fazendo você sentir vergonha de expressar as suas insatisfações:
“Relaxa!”
“Eu só estava brincando”.
“Você está muito sensível”.
“Você sabe que eu não quis dizer isso”.
“Onde está o seu senso de humor?”
“Uau, eu não posso dizer nada sem que você leve a mal”.
-
Elas tentarão fazer com que a vítima se arrependa:
Existem diferentes maneiras de fazer a vítima se arrepender de ter tentando reagir e sair da manipulação. Dentre elas, o manipulador pode fazer isso negando as tuas acusações; minimizando os maus tratos; te afastando e silenciando; evidenciando as tuas falhas, reais ou imaginárias, para mostrar que você é o problema ou ainda transformando as tuas opiniões em algo vindo de alguém desinformado, ignorante ou juvenil.
As tentativas de calar a vítima podem até mesmo ser violentas: gritos, palavrões, atos como jogar coisas no chão, bater na parede e outras demonstrações do tipo.
-
Elas viram a situação para se tornarem a vítima
Este estratagema clássico é usado para virar completamente a mesa e fazer de você o provocador do conflito.
Por exemplo: “Se você ao menos se desse um pouco de respeito, eles não teriam falado aquelas coisas para você” ou “Eu não sentiria ciúmes se você se vestisse com mais decência”.
E ainda, elas lhe perguntam por que você está sempre se metendo em tudo o que elas dizem e fazem.
Elas reclamam que você é muito carente.
Elas continuam falando sobre o quanto a amam e todas as coisas boas que fazem por você e que você não aprecia.
A ideia é sempre se vitimizar para tirar de você esse papel e a consciência de que a manipulação deve acabar.
Como responder ao Negging
Todos nós dizemos coisas negativas de vez em quando e ferimos acidentalmente as pessoas de quem gostamos. Mas o importante é reconhecermos os nossos erros, pedirmos desculpas e tentarmos não fazer isso novamente.
Mas o abuso emocional não é um acidente. É uma ocorrência regular, e o agressor normalmente não tenta mudar ou melhorar o seu comportamento.
Os efeitos a longo prazo de permanecer em uma relação verbal ou emocionalmente abusiva podem incluir ansiedade, depressão e dor crônica. Você não merece isso.
Se você se encontrar no lado receptor do Negging, saiba que a culpa não é sua. E não é sua responsabilidade “consertar” a outra pessoa. Isso é inteiramente com eles.
Você pode estar sofrendo abuso emocional se alguma das coisas a seguir se aplicar a você:
- Você está frequentemente vivendo algumas das situações que foram citadas acima e está começando a se sentir muito familiarizado com elas.
- Muitas vezes você se sente humilhado e desrespeitado.
- Você está mudando o seu comportamento para agradar a outra pessoa
- Seu relacionamento é definido pela outra pessoa.
- Tudo parece estar bem e então há uma explosão por razões que você não entende.
- A outra pessoa mostra pouco ou nenhum remorso por seu comportamento.
É claro que a situação de cada um é diferente, portanto, não há uma solução única ou uma fórmula mágica, mas você pode achar útil considerar o seguinte e seguir em frente com o que parece apropriado para sua situação:
- Não se rebaixe ao nível deles insultando-os de volta.
- Não se envolva em discussões inúteis.
- Expresse seus sentimentos. Como eles responderão lhe dirá muito.
- Se eles oferecerem um sincero pedido de desculpas, aceite-o. Mesmo assim, não os deixe escapar, dizendo algo como: “Não se preocupe com isso”.
- Deixe claro que este comportamento é inaceitável e exija uma mudança.
- Decida se vala a pena continuar na relação.
Clique aqui: Essência de Ylang Ylang – mais sedução e autoestima para você
O que fazer se a situação se agravar
Aqui estão alguns dos sinais de um possível agravamento do Negging:
- Você está ficando isolado da família e dos amigos.
- O abuso emocional está acontecendo na frente de outras pessoas.
- Suas coisas foram destruídas ou levadas.
- A pessoa está mantendo o controle das suas atividades ou te seguindo.
- Você está sendo pressionado a fazer coisas que você não quer fazer.
Se você está passando por uma ou mais das situações acima, sua situação pode ser mais perigosa do que você imagina e você deve buscar ajuda imediatamente.
As ideais a seguir pode ajudá-lo a reconhecer e abordar a sua situação:
- Comece a manter um registro escrito do que está acontecendo.
- Se você estiver isolado, quebre o ciclo. Alcance pessoas de sua confiança, tais como amigos, família, professores, orientadores ou clero.
- Se você sentir que não pode lidar com isso sozinho, considere a possibilidade de consultar um terapeuta que possa ajudá-lo a descobrir o que fazer.
- Junte-se a um grupo de apoio.
- Tenha um plano para o caso de você ter que sair de casa rapidamente.
- Termine o relacionamento, se isso for possível.
Abusos verbais e emocionais podem aumentar para abusos físicos. Quando alguém te encurrala ou prende tão firmemente que não consegue se soltar, isso é abuso físico. Essa é uma maneira de enviar uma mensagem clara e ameaçadora.
Se alguma vez você sentir que está em perigo imediato, ligue para a polícia ou para a instituição de emergência locais.
Se o perigo não for imediato, busque ajuda com familiares, amigos ou pessoas de confiança.
Saiba mais :