Neomachismo: a nova forma disfarçada do machismo
A condenação dos valores machistas e daqueles que os praticam levou ao surgimento de argumentos e ideias que, embora diferentes na forma, mantêm a mesma lógica patriarcal: encorajar a subordinação da mulher por meios mais sutis. Esta posição ideológica é chamada de neomachismo, e é praticada por homens e mulheres.
O progresso em questões políticas, sociais e econômicas, assim como em termos de igualdade e equidade dos direitos das mulheres com os homens, desqualifica o machismo explícito. Assim surge o Neomachismo, uma tendência caracterizada por um medo velado da equidade.
As frases que identificam as neomachistas são, por exemplo: “Não sou nem feminista nem machista, acredito na igualdade“, “Há também violência de gênero contra os homens“, “A linguagem inclusiva é um absurdo“, “As feministas confundem elogio com assédio” ou “Não há mais direitos a serem conquistados porque já demos todos“.
O neomachismo tende a reagir ao uso da palavra “feminismo” como se ele fossse o machismo reverso, na tentativa de desqualificar o movimento.
Infelizmente em nossa sociedade tem havido machistas e neomachistas, e o que mais impressiona é que eles não são pessoas com baixo nível cultural. Pelo contrário, são pessoas com estudo, acesso à informação, graduados e assim por diante, mas têm enraizado essa tendência e gostam de fazer os outros se sentirem menor para se autoafirmarem.
O Neomachismo no ambiente de trabalho
O Neomachismo está presente nos locais de trabalho em diversas esferas e principalmente quando se trata dos que ocupam posições de poder.
Considerando que as crenças neomachistas não têm necessariamente que ser apenas o pensamento dos homens, elas são socialmente mais aceitáveis. Quando observamos as idéias neomachistas em relação ao local de trabalho, elas atribuem os cargos de liderança aos homens.
O pensamento geral do neomachismo quando se trata de avanços na carreira é que é mais benéfico buscar um mentor masculino do que de um mentor feminino, devido à capacidade dos homens de acessar melhores recursos. Sabemos que nem sempre é assim; há muitos estabelecimentos onde as mulheres estão em posição de poder e conduzem o estabelecimento ao sucesso. Entretanto, o neomachismo mantém a crença de que, ao invés de depender apenas da educação, o capital social desempenha um papel importante no avanço da carreira e que se colocar com colegas de trabalho masculinos seria mais vantajoso do que com as mulheres.
Progressão na carreira da mulher e o neomachismo
O neomachismo tem uma relação indireta sobre quem é promovido e quem não é. Com base na visão de que as mulheres são menos competentes que os homens, projeta-se que se associar com os gerentes masculinos e criar uma relação social com eles irá criar uma vantagem em relação aos outros que podem ou não ser mais adequados para o trabalho, mas não compartilham as mesmas visões neomachistas que o outro trabalhador teria. O neomachismo é tão discriminatório para as mulheres quanto o machismo flagrante, ele é apenas menos detectável porque combate qualquer alegação de discriminação de gênero, pois ambos os sexos podem compartilhar estes pontos de vista.
Saiba mais :