O novo mal, a insônia digital
Apesar de revolucionar o modo como vivemos , nos comunicamos e vivenciamos o mundo, a tecnologia trouxe junto com ela vários problemas, que inexistiam ou eram menos graves do que quando surgiu a primeira onda da revolução digital.
Sempre que procuramos evoluir ou encontrar soluções para nossos problemas do dia a dia, nunca nos damos conta que de que a solução pode trazer novos problemas, às vezes mais graves que os anteriores.
Uma das grandes demandas do século passado era como fazer a informação chegar mais rapidamente à qualquer lugar do mundo e como tornando-a mais democrática e acessível à todos. A internet já existia desde a metade do século XX, porém somente no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 é que a conexão via redes se tornou popular na maior parte do planeta.
Com conexões mais rápidas finalmente conseguiu-se levar o conhecimento e informação de maneira rápida e relativamente barata para uma grande parcela do mundo. Entretanto nem tudo são flores. A insônia digital é um dos efeitos colaterais de podermos, nos dias atuais, conversar com quem amamos à quilômetros de distância.
Como combater a insônia digital?
A insônia digital é um efeito colateral gerado por ficarmos tempo demais em frente ao celular expostos à luz azul de fundo que esses aparelhos emitem. Estudos recentes apontaram o que a longa exposição à essa luz de fundo pode causar em nosso organismo: fadiga, estresse e…. problemas de sono.
A longa exposição pode também afetar nosso ciclo circadiano, interrompendo o fluxo natural de hormônios e substâncias que regulam nosso corpo. A insônia digital é a manifestação mais clara da interrupção do ciclo circadiano, a luz azul induz nosso organismo a achar que ainda não está na hora de descansar e inibe a liberação de melatonina, hormônio responsável pela regulagem do nosso sono.
Outros hábitos modernos também podem desencadear os sintomas da insônia digital: maratonar séries de tv, ler em suportes digitais e ter aparelho de TV dentro do quarto são sinônimos de que nosso ciclo natural será quebrado.
Com todas essas informações é fácil intuir como combater a insônia digital e ter uma noite de sono agradável e reparadora:
- evite rolar o feed de redes sociais no seu aparelho no momento de dormir
- se for possível, faça um escalda pés, uma prática de nossas vovós que ajuda a regular o organismo, a água morna nos pés ajuda a liberar melatonina.
- pratique visualização guiada para uma boa noite de sono (conheça neste artigo 3 técnicas)
Clique Aqui: Aromaterapia para insônia e agitação noturna: simples e prática
Saiba mais :