O aroma ideal para cuidar das suas feridas emocionais
Os cheiros, odores e aromas afetam a nossa vida constantemente. Diariamente, sentimos diferentes cheiros que estão ligados a muitas sensações e questões. Há quem identifique um aroma e pense logo no passado ou numa situação a qual vivenciou. Há cheiros que são alertas, como o odor de queimado.
Para compreender o que cada aroma nos quer transmitir, o cérebro faz o papel de relacionar os mesmos com o nosso olfato. É no hipocampo que ficam hospedadas as memórias olfativas. Uma vez registradas, essas memórias estarão para sempre na nossa mente. Logo, compreendemos que a aromaterapia pode estar diretamente ligada aos nossos estados emocionais.
Veja abaixo algumas dicas e aromas que são ideais para curar determinadas memórias e incentivar certas atitudes.
O aroma do perdão
Perdoar depende de nós mesmos, no entanto, alguns aromas podem ajudar a trabalhar para isso. As opções:
Óleo essencial de rosas: é específico para aceitação e paciência. Promove o melhor discernimento e o amor incondicional. Ajuda a perdoar e a ser perdoado, além de cicatrizar as feridas emotivas que pode ter em aberto na alma. Mais do que isso, suaviza o sentimento de culpa e remorso.
Óleo essencial de íris: é um aroma que colabora com o lado positivo de cada situação. Auxilia a enxergar esse lado. O coração sente-se mais leve e permite perdoar e aceitar os acontecimentos com eles são.
Leia também: Aromas que curam – como tratar problemas emocionais com aromaterapia
O aroma da raiva
A raiva é um dos piores sentimentos, até mesmo para a sua saúde. Veja as opções para superá-la:
Óleo essencial de lavanda: além de proporcionar calma e equilíbrio das emoções, a sua alma fica, digamos, menos inflamada. Tanto o corpo quanto as suas emoções passam por um processo anti-inflamatório.
Óleo de hortelã pimenta: é excelente para a impaciência. Com uma propriedade calmante, ajuda a diminuir a sua irritabilidade e a melhorar o seu nível de tolerância.
Leia também: Banho de Descarrego com Aroeira para curar sua Saúde
O aroma dos sentimentos
Expor o que sentimos faz parte de quem somos. Reprimir determinados sentimentos só piora a nossa saúde, quando deveríamos nos comunicar. Evite gastrites e outros reflexos sentimentais com os seguintes aromas:
Óleo essencial de capim limão: para deixar de se sentir sufocado, este óleo ajuda a se livrar de situações em que engolimos sapos. Liberta as emoções reprimidas e a sensação de invasão, tirando todo o desconforto.
Óleo essencial de pinho: se o seu problema é a comunicação, este é o aroma. Ele ajuda a manter o seu relacionamento com as pessoas saudável, além de promover o diálogo.
Saiba mais :