O conceito de beleza segundo a Ayurveda
O conceito de beleza é algo muito subjetivo e a Ayurveda não é a única a ter sua própria visão sobre o assunto. Tal paradigma é ainda mais intenso nos dias atuais, onde vivemos em uma sociedade tão diversificada que fica impossível mensurar em um só texto.
A beleza humana se torna extremamente versátil, uma vez que depende de uma série de referências para ser construída – aliás, é nas referências que está o cerne deste assunto. Cada cultura possui características que são mais desejadas de acordo com seu modo de vida e na filosofia que defende. A regionalidade também faz muita diferença, pois existem características que são muito mais comuns em determinada população, enquanto outras são menos presentes, e por serem “raras”, são muitas vezes mais desejadas.
A Ayurveda no entanto pode se diferenciar ainda mais do conceito de beleza geral, uma vez que está muito atrelada ao estado interior humano; a visão externa é apenas um reflexo de seu ambiente interno. Um dos pontos importantes da Ayurveda é o conceito de que tudo está inter-relacionado; mesmo que cada ponto continue sendo único, cada parte faz a sua contribuição para o conjunto geral.
Isso explica o porquê de, apesar de ter cosmetologia muito rica, a Ayurveda recomenda que se mantenha sua beleza com uma série de cuidados com o corpo, saúde e o lado espiritual. Resumidamente, segundo a filosofia ayurvédica, a beleza de uma pessoa é influenciada basicamente por sua dieta e estilo de vida – manter-se ativo, regrado e saudável são alguns dos segredos para tal. A condição geográfica, climática e a atmosfera social também são importantes.
A beleza exterior vs. a beleza que se vê
Dentro da Ayurveda é possível encontrar muitas sugestões de cuidados que estão de acordo com seu conceito de beleza, cuidando ao mesmo tempo de sua saúde e de seus atributos físicos.
Para se ter atributos comumente associados à beleza como uma pele viçosa, olhos luminosos, cabelos brilhantes, unhas fortes e lábios hidratados, é preciso cuidar de toda sua rotina diária. Selecionar bem o que se come e a maneira como tudo é preparado, realizar as refeições sem pressa e em um espaço adequado, tudo isso contribui para que a cadeia de processos seja adequada. Como resultado, temos uma boa digestão, a assimilação correta de todos os nutrientes e o bom funcionamento do intestino.
Para aqueles que desejam ir ainda mais além nos cuidados com seu corpo e fazer com que a beleza interior se reflita externamente, existem ainda outras recomendações na Ayurveda como, por exemplo, os cuidados durante o banho.
Leia também: 10 benefícios do manjericão para a saúde e beleza
Banhos de imersão
Os banhos de imersão são uma ótima sugestão para quem possui uma banheira em casa, pois ajudam a relaxar e ter um sono de melhor qualidade. Quando for preparar seu banho de imersão, para cada 5 litros de água fervida adicione 1 xícara de flores de camomila, 1 xícara de capim limão e 1 xícara de lavanda.
Não é preciso colocar as ervas na banheira, basta mantê-las abafadas durante 30 minutos. Depois pode coar e adicionar à água do banho.
Aqueles que possuem o tipo Vata e forem mais ansiosos, podem adicionar também algumas colheres de óleo de gergelim não tostado. Ele irá providenciar uma fina cobertura sobre a pele que irá nutri-la e reduzir estados de tensão.
Leia também: 6 banhos de energia para recuperar sua vitalidade
Banho morno
No banho morno é possível utilizar óleos essenciais de ervas como alecrim (2 gotas), gerânio (4 gotas) e lavanda (4 gotas). Ao espalhar estes óleos sobre a pele eles auxiliam a aliviar a exaustão nervosa.
Saiba mais :