O poder do branco na cromoterapia
O branco é uma cor associado à pureza e à espiritualidade. Não é uma cor específica, mas sim a união de todas as cores, e por isso reúne características e poderes de todas elas. Veja como o branco pode ser utilizado na cromoterapia.
O significado da pureza do branco
O branco está diretamente ligado à pureza do espírito e do inconsciente. É a cor que simboliza a paz, as divindades e também a higiene, basta notar que é a cor utilizada pelo médicos e terapeutas. A eternidade e o paraíso são associados ao branco e os santos e anjos estão sempre envoltos em luz branca, por isso seu significado divino. Representa a pureza nos rituais religiosos, é a cor utilizada para batizados, casamentos, rituais de oferenda das religiões afrobrasileiras e de passe no espiritismo. É também a cor da sabedoria, e está associado ao branco (grisalho) do cabelo dos mais velhos.
► A cura pela cor: É possível?
O uso do branco no dia a dia
O branco é conhecido por ampliar ambientes, por isso é muito utilizado em locais pequenos para dar a ilusão de mais espaço. É uma cor que representa a higiene e por isso é utilizado em hospitais, consultórios médicos, odontológicos, em clínicas de estética e de terapias holísticas. As cozinhas também costumam apostar no branco para que possam enxergar a sujeira e gordura sem que ela fique camuflada nas cores.
É preciso ter cuidado com o uso excessivo do branco no ambiente. Apesar de transmitir calma e serenidade, é uma cor fria que pode tornar o ambiente sem qualquer tipo de emoção, apático. O excesso de branco no ambiente pode trazer a ideia de imaturidade, idealização e severidade.
O branco refresca, tanto nas vestes quanto nos ambientes, pois por ser a representação de todas as cores, ele consegue refletir os raios solares de todas elas, funciona como um espelho, fazendo com que o ambiente e o tecido não absorvam o calor e mantendo a temperatura interna mais baixa.
Leia Também: O poder energético do laranja na cromoterapia
O uso do branco na cromoterapia
O branco normalmente não é utilizado sozinho na cromoterapia, ele está sempre aliado a outra cor que será predominante. Ele favorece os processos de calcificação e soldagem do ossos, sendo ideal para tratamentos de quem fraturou membros ou quem tem problemas de absorção de cálcio. É também uma cor que induz a aceitação, é utilizado em pacientes que tem dificuldade de adaptação, de aceitar perdas e mudanças. É também uma cor que estimula a jovialidade, ideal para pessoas que perderam a vontade de viver e o ânimo.
Leia Também: O poder misterioso da cor violeta na cromoterapia