O poder energético do laranja na cromoterapia
O laranja é uma cor muito utilizado na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante. O ambiente que possui predominância da cor laranja traz a sensação de satisfação, prosperidade, bondade e de ter uma vida plena. Saiba mais sobre a ação do laranja na terapia das cores.
Laranja – uma cor estimulante que tende ao equilíbrio
Entre as cores quentes, o laranja é o mais equilibrado pois é a mistura da razão (do amarelo) com a paixão (do vermelho). É uma cor jovem, leve, atraente, antidepressiva que induz o cérebro à sensação do prazer. Ela traz bem estar físico, ajuda a superar inibições, timidez e cansaço, abre a mente para novos desafios e objetivos. É preciso ter cuidado no seu uso, pois em excesso ela pode provocar autoritarismo e excesso de confiança.
Leia Também: O poder solar do amarelo na cromoterapia
A personalidade das pessoas que se identificam com a cor laranja
Apenas 8% das pessoas declaram o laranja como a cor favorita. São pessoas divertidas, extrovertidas, donos de charme e sensualidade natos. São cheios de energia, mas vive em altos e baixos. Como característica negativa pode-se apontar o desejo pelo poder, que pode gerar certo egocentrismo, materialismo, inveja, pessoas que se preocupam demais consigo mesmo e se colocam no centro de tudo.
Leia Também: Cromoterapia – conheça os benefícios da terapia das cores
Os efeitos da cor laranja no corpo humano
Por ser uma cor estimulante e revigorante ela ajuda no combate à apatia, depressão e traumas. Tem ação antiespasmódico, ajuda o corpo na absorção do cálcio e fortalece os nossos pulmões. Ela favorece a circulação sanguínea e tem ação determinante na vida das mulheres: ele ajuda no equilíbrio dos hormônios femininos e estimula a lactação pós-parto.
Leia Também: O poder calmante do azul na cromoterapia
Tratamentos com o laranja na cromoterapia
A cromoterapia utiliza de todo o poder energético do laranja para tratamentos de doenças respiratórias, reumatismos, doenças nos rins, fígado, pâncreas e também no alívio das dores de fraturas e câimbras. Ela ajuda também na produção hormonal, sendo utilizada em tratamentos para os ovários e de hipotiroidismo.
Leia Também: O poder regenerador do verde na cromoterapia
O uso da cor laranja no dia a dia
Estimula o intelecto: como ele dá energia e concentração, estimula o intelecto e ajuda a tirar a preguiça de estudar. Por isso, coloque uma toalha laranja sob a bancada/mesa de estudo e trabalho para melhor concentração e aprendizagem.
Nas paredes e decoração: a cor laranja é desaconselhada para o interior de quartos, consultórios médicos (especialmente de psiquiatria, psicanálise e psicologia) ou em locais de atendimento ao público onde haja muita tensão e desentendimentos (como setores de cobrança, de reclamação e de atendimento ao público) pois a cor pode estimular os nervos. O laranja é aconselhado para áreas de circulação, corredores, salões de festa e até em paredes da sala de jantar (desde que seja uma só, sem excesso). É uma cor utilizada em restaurantes fast-food pois estimula que a pessoa coma mais rápido e libere o espaço para os próximos clientes.
O ideal em casa é optar por paredes claras de cor creme, palha ou azul claro com objetos de decoração na cor laranja, sem exagero.
Estimula o bom funcionamento do corpo da mulher: regula os hormônios, estimula a produção de leite no período de lactação, ameniza sintomas da TPM e aumenta a sensualidade.
Leia Também: Cromoterapia: é possível curar doenças através da terapia das cores?
Simbologia
- Nota Musical: Ré
- Chakra da Cor: Chakra Umbilical
- Dominância positiva: vontade e poder
- Dominância negativa: cansaço e fadiga
- Elemento do Universo: água
- Metal: Ouro
- Planeta: Lua
- Dia da semana: influencia a segunda feira
- Fase da vida: incentiva a pré-adolescência, dos 7 aos 14 anos
- Forma Geométrica: círculo