O poder solar do amarelo na cromoterapia
Na cromoterapia, o amarelo é a cor que representa o terceiro chakra, também conhecido como plexo solar. Ele tem diversas funcionalidades dentro da terapia das cores, conheça as principais no artigo.
Amarelo – cor quente, excitante, solar
O amarelo faz parte das categorias das cores quentes, portanto é uma cor energética, que traz excitação, atenção, concentração, força de vontade. Ele representa a luz do sol, a iluminação, a sabedoria, a alegria, o intelecto, a diversão. É também relacionado com o ouro, a prosperidade e a riqueza. Mas essa cor precisa ser usada com sabedoria, pois seus poderes também podem gerar efeitos negativos, como afloramento de nervos excessos, medos, covardia e até traição. Veja as considerações que a cromoterapia faz sobre a cor amarela em diversos aspectos do nosso dia a dia.
► Cromoterapia – conheça os benefícios da terapia das cores
A personalidade das pessoas que se identificam com a cor amarela
Quem se identifica com a cor amarela são pessoas que possuem temperamento alegre, otimista, com muita vivacidade emocional e desinibição. São pessoas generosas, espontâneas e francas, que têm uma excelente racionalidade, senso de direção e percepção aguçada. É comum também que sejam pessoas muito criativas. Como pontos negativos, temos como característica o descontrole emocional sazonal, a intolerância e impaciência, têm pavio curto.
Quanto à saúde física, são pessoas que podem ter ou desenvolver problemas digestivos como gastrite, úlceras gástricas, má digestão e outros problemas causados principalmente pela ansiedade e preocupação. São pessoas naturalmente preocupadas, consigo mesmo e com os outros, por isso a cromoterapia sugere que utilize a sua cor favorita somente em situações em que ela irá favorecer: em festas, em momentos de descontração, em entrevista de emprego, para assinar um contrato. Para equilibrar dias de descontrole emocional e físico, sugere-se o uso da cor violeta ou lilás.
Leia Também: O poder do azul índigo contra os pensamentos negativos
Efeitos do amarelo sob o corpo
Por ser uma cor estimulante, o amarelo tem ação anti-distônica, estabelecendo maior grau de equilíbrio entre as ações e reações do sistema nervoso. Ele tente a elevar a pressão sanguínea e reduzir a produção de ácidos gástricos. Na cromoterapia é muito utilizado no combate a depressão, desânimo e para trazer maior nível de concentração e atividade cerebral
Leia Também: Cromoterapia prática: Terapia das cores no dia a dia
Tratamentos com o amarelo na cromoterapia
Na terapia das cores, o amarelo é largamente utilizado para combater e aliviar sintomas de doenças ligadas ao aparelho digestivo, à má digestão, prisão de ventre, hemorróidas, verminosas, a problemas de pele, doenças no baço, fígado, distúrbios emocionais, depressões e aflições. O amarelo não deve ser utilizado em tratamentos de inflamações dos nervos.
Leia Também: Entenda porque as cores afetam seus chakras
Amarelo no ambiente
O amarelo utilizado nas paredes ou na decoração produz um ambiente antidepressivo, maduro e leve. Mas é preciso ter cuidado, o abuso do amarelo pode fazer com que as pessoas ajam de modo irracional, encorajando a incerteza e o nervosismo. Por isso a cor amarela não deve predominar em quartos, escritórios ou locais de trabalho, é melhor utilizar tons mais leves como o palha ou creme. Ele é melhor aproveitado em antissalas, ambientes de meditação ou terraços.
Leia Também: As cores que atraem dinheiro
Simbologia
- Nota Musical: Mi
- Chakra : plexo solar (terceiro)
- Dominância positiva: poder de curar-se
- Dominância negativa: insegurança
- Elemento do Universo: fogo
- Elemento do Feng Shui: terra
- Forma Geométrica: triângulo
- Nos relacionamentos: significa grande laço de amizade
- Fase da vida: representa a fase dos 14 aos 21 anos
- Metal: Cobre
- Planeta: Marte