O que é celebrado no Domingo de Ramos?
O Domingo de Ramos é uma comemoração cristã que marca o início da Semana Santa. A celebração ocorre em um domingo antes da Páscoa, lembrando a chegada de Jesus a Jerusalém. Este é um evento da vida de Cristo que foi mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Segundo os relatos, a entrada do Senhor foi triunfal e festejada pelo povo que com felicidade aclamava pelo Salvador, o Messias. Na liturgia romana, o dia é denominada como “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”.
Domingo de Ramos – A chegada de Jesus a Jerusalém
Naquela época, o povo de Jerusalém tinha costume de forrar o chão com suas roupas, para a passagem de pessoas importantes. Todos aplaudiram Jesus em sua entrada, como “Aquele que vem em nome do Senhor”. O povo o viu ressuscitar Lázaro de Betânia dias antes e tinham certeza que este era o Messias anunciado pelos profetas. Jesus foi aclamado pelos gritos de “Hosana” enquanto o povo abanava seus ramos de oliveiras e palmeiras. O significado dos ramos era vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Hosana quer dizer “salva-nos! ”.
Porém, as pessoas estavam enganadas sobre o tipo de Messias que o Senhor era. Pensavam que fosse um Messias político, que fosse libertar Israel de Roma e devolver o apogeu dos tempos de Davi e Salomão. Deixando claro que não era o Messias político e temporal, mas sim o grande libertador de todos os pecados do mundo, Cristo entrou na cidade de Jerusalém montado em um jumento, símbolo da simplicidade.
Quando os moradores da cidade perceberam que Jesus era o Rei da humildade, do amor, do perdão e da paz, e que sua vinda não era para tirar o poder de Pilatos, começaram a acusa-lo de impostor e viraram-lhe as costas. Assim, encaminhou-se a condenação e morte de Cristo, que acabou sendo sacrificado na sexta-feira da Paixão.
Clique aqui: Orações da Quaresma: orações poderosas para rezar no tempo da Quaresma
Como é celebrado o Domingo de Ramos?
O Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa e o último domingo antes da Páscoa. Neste dia, os fiéis levam ramos de alecrim, palmeiras ou outras plantas para serem bentos. O importante é celebrar a felicidade da chegada de Jesus e a bênção dos ramos, que posteriormente serão levados para casa. Existe a crença de que o ramo pode nos fazer sentir mais próximos de Jesus e alguns acreditam que durante uma tempestade, por exemplo, podemos queimar este ramo para torna-la mais branda. Os ramos santos nos lembram que somos batizados pela Igreja, filhos de Deus e defensores da fé católica.
No Domingo de Ramos também ocorre a Procissão de Ramos, que representa uma peregrinação para a vida eterna com Deus. Na Missa de Ramos, podemos refletir sobre o sofrimento de Jesus, a traição de Judas, o sangue derramado na Cruz para nos salvar. É um momento para entregarmos nossa vida e espírito a Deus.
Saiba mais: