O que é um encosto para o espiritismo?
Já parou para pensar o que é um encosto? A WeMystic vai te explicar hoje o que ele significa no contexto do espiritismo.
O que é um encosto?
Um encosto é um espírito perdido que suga as energias de uma pessoa ao se ‘encostar’ nela. O Espiritismo acredita que eles sejam almas que não conseguiram aceitar que já partiram deste mundo ou mesmo almas que não têm consciência de sua morte.
Quanto mais tempo um espírito perdido fica em nossa dimensão, maiores são as chances de que ele não faça sua passagem para o outro lado e então ele acaba por ficar vagando em nosso plano até que encontre uma pessoa da qual ele possa se aproveitar de sua luz.
Para que o encosto tenha energia, ele se alimenta de nós, seres encarnados. Ele faz isso pois precisa de ectoplasma para continuar existindo. Assim, esse espírito perdido chamado de encosto tem comportamento de sanguessuga e pode ser enviado por uma pessoa que deseja o mal a outra, ou mesmo poderá ser atraído pela negatividade ou maus hábitos (como vícios) de uma pessoa.
Como identificar um encosto
Em geral, as pessoas que estão com um encosto começam a demonstrar os sintomas de sua energia estar sendo sugada pelo espírito. Entre estes sintomas estão: a depressão, o mau humor, cansaço constante, a irritação e início do desenvolvimento de alguns vícios, como alcoolismo.
Como se pega um encosto
Acredita-se que o encosto seja atraído pelo pessimismo, pois ele deixa aquela pessoa desprotegida. Por isso é fundamental que você cultive as boas vibrações para se proteger.
Se livrando de um encosto
Para que você possa se livrar de um encosto ou ajudar alguém a se livrar do espírito perdido, os espíritas acreditam que seja necessário que a pessoa passe por várias sessões de descarrego. A pessoa que foi afetada é então colocando dentro de um círculo que é formado por médiuns. Eles então vão realizar a ‘puxada’, para que o encosto seja retirado. É preciso ter cuidado, pois quando sai de um corpo, a alma seguirá vagando para poder voltar a se encostar em alguém. Por isso, se estiver vulnerável, uma pessoa ficará mais propensa a ser escolhida pelo espírito.
Como enviar um espírito para a luz
Quando um espírito não faz a passagem e se mantém neste plano, ele acaba se prendendo à matéria — geralmente a locais, hábitos, comportamentos, ou pessoas as quais ele se identificava em vida. Portanto, para evitar que isso aconteça, é fundamental que os familiares peçam por uma missa para aquela pessoa ou por uma oração que faça com que o espírito seja guiado para a luz. No espiritismo, este ritual pode ser feito por médiuns ou em centros espíritas.
Saiba mais :