A Cabala: o estudo que nos mostra como receber a plenitude de nossas vidas
Cabala – também chamado originalmente de Kabbalah – é uma sabedoria muito antiga que explica como a vida e o universo funcionam. A palavra Cabala significar “receber”, é o estudo que nos mostra como receber a plenitude de nossas vidas. É distinguida como a sabedoria mais antiga da humanidade, com mais de 5 mil anos. Seus ensinamentos foram mantidos ocultos por milhares de anos pelo Judaísmo, pela sua forma esotérica e não religiosa de ressaltar a Deus. A cabeça nos explica o significado da vida, de onde viemos, para onde iremos e qual é a nossa missão na terra.
Ela se tornou mais famosa ultimamente porque alguns famosos aderiram à sua prática e ensinamentos, como Madonna, Mick Jagger e Ashton Kutcher, por exemplo.
A origem da Cabala
As primeiras manifestações a respeito da Cabala são referentes aos primeiros tempos da era cristã. Contudo, ela se desenvolveu particularmente durante os séculos XI e XVI. Além disso, foi transcrita como doutrina em livros secretos como Zohar (Livro do Esplendor), que foi redigido na Espanha, no século XII. Estes escritos contém os ensinamentos da cabala, além de orientarem seus seguidores.
Ao longo dos séculos, a cabala vem sido transmitida a um pequeno número de discípulos de forma oral. Até mesmo hoje, o estudo do método não é totalmente aceito dentro de algumas das vertentes do Judaísmo.
Algumas celebridades seguem a cabala, o que ajudou com que ela se populariza-se. Entre elas, Angélica, Luciano Huck, Madonna e Mick Jagger.
É possível se ver a palavra escrita de várias formas: kabbalah, kabbala, kabala, qabbala, cabbala, cabbalah.
Os pilares da Cabala
Paz ininterrupta
A busca pela plenitude da Cabala não quer dizer buscar um sentimento de bem estar ou alegria passageiro, temporário. Os momentos de felicidade e de tristeza existem na vida de todos. A busca da cabala é pela conexão com a energia da plenitude, e essa conexão deve ser feita de forma ininterrupta e duradoura, só assim poderemos nos dizer plenamente felizes.
A cabala e a numerologia
Existe relação entre esses dois tipos de sabedoria? Sim, existe. A cabala estuda a plenitude, então analisa cada influência a que somos submetidos, incluído a influência numérica. Alguns preceitos dessa sabedoria são orientados a partir da influência e vibração dos números e das mensagens escritas nas Escrituras Sagradas.
O que é a árvore da vida?
A árvore da vida é um dos símbolos mais importantes da Cabala, ela traz em si grandes significados dos ensinamentos cabalísticos. É dividida em 10 partes: a Coroa, a Sabedoria, o Entendimento, a Misericórdia, o Julgamento, a Beleza, a Vitória, o Esplendor, o Fundamento e o Reino. Cada uma dessas partes reflete a presença de Deus dentro de nossas vidas e a forma como o mundo funciona.
Os 4 princípios básicos da Cabala
1- Resistir aos nossos impulsos reativos cria luz duradoura.
2- Obstáculos são oportunidades de se conectar com a Luz.
3- Ame o seu próximo como a si mesmo.
4- Nunca – mas nunca mesmo – coloque a culpa em outras pessoas ou em eventos externos.
É preciso abandonar a minha religião para ser adepto da Cabala?
Não, de maneira nenhuma. Você não precisa mudar a sua fé ou o caminho espiritual que escolhei para ser adepta da Cabala. Ela irá apenas aprofundar o seu conhecimento sobre o Universo e fornecer mais informações para que você compreenda a vida, porque algumas coisas acontecem com você e como você pode encontrar o melhor caminho para estar em contato com a Luz e com o criador. É um caminho para a plenitude que não conflita com a sua religião.
3 Mitos sobre a cabala
Existem diversos mitos a respeito da cabala. Aqui estão alguns deles:
- A Cabala é uma religião – Mito. A cabala é uma ciência.
- Pulseirinhas vermelhas e água santa – Mito. Não existe conexão entre a cabala e as pulseirinhas vermelhas, água santa e outros produtos. Estas são invenções comerciais que visam o lucro.
- Cabala lida com magia – Mito. A cabala não lida com questões sobrenaturais. Ela é apenas uma investigação pragmática da realidade.
Saiba mais: