Ogum na Umbanda – conheça as características do orixá guerreiro
Ogum é um dos principais Orixás adorados na Umbanda, estando presente em praticamente todas as vertentes da religião afro-brasileira. Ele é o Orixá guerreiro, que protege contra as guerras e as demandas espirituais negativas. Ele representa as demandas da vida, é um orixá muito forte, destemido e estratégico, conhecido por ser o responsável pela manutenção da lei e da ordem no terreiro. Pelo sincretismo religioso, nos centros de umbanda das regiões sul e sudeste do Brasil é comum associar Ogum a São Jorge, o santo guerreiro da Igreja Católica.
Orixá Guerreiro: Ogum ao detalhe
- Cor de Ogum: vermelho e branco
- Ervas: Pata de Vaca, Aroeira, Carqueja, Comigo Ninguém Pode, Losna, Folhas de Romã, Macaé, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas e Folhas de Jurubeba.
- Data comemorativa: 23 de abril
- Dia da semana: terça-feira
- Número: 7
- Correspondência com o signo: Áries
- Cores da guia: contas vermelhas
- Saudação: Ogunhê!
Características dos filhos de Ogum na Umbanda
Estudos sobre a Umbanda mostram que os filhos de Ogum herdam de seu Orixá um temperamento agitado, impaciente e afoito. Os filhos de Ogum adoram desafios e os enfrentam sem nem mesmo saber se é uma tarefa impossível ou não, nem quando poderá concluí-lo. Uma marca muito forte de sua personalidade é tornar-se violento repentinamente por ter um gênio muito forte, mas ao mesmo tempo são pessoas de virtudes únicas como serem muito leais e corretos e todas as suas ações. São pessoas que se adaptam bem em qualquer lugar, adoram viagens e não possuem um lugar fixo no mundo. São muito francos, dizem tudo sem rodeios e esse excesso de sinceridade pode, por vezes, magoar. Não admite a fraqueza, falsidade e a falta de garra.
Os homens filhos de Ogum costumam ser confiantes, entusiasmados, generosos e solidários. São pessoas enérgicas, ousadas e muito ativas podendo também ser intolerantes, violentos, impulsivos, obstinados e até egoístas. Por serem muito exigente consigo mesmo e com os outros, podem se tornar difíceis de conviver.
As mulheres filhas de Ogum costumam ser sinceras, vigorosas, entusiasmadas, encantadoras, corajosas e românticas. Já os defeitos são serem um bocado mandonas, irritadas e impulsivas.
Ponto de Ogum – Beira-Mar, auê Beira-Mar
O Orixá Ogum tem um ponto de Umbanda só para ele, entoado nos rituais e encontros do terreiro:
“Beira-mar, auê, Beira-mar
Beira-mar, auê, Beira-mar
Beira-mar, auê, Beira-mar
Beira-mar, auê, Beira-mar
Ogum já jurou bandeira
nos campos do humaitá
Ogum já venceu demanda
Vamos todos saravá
Beira-mar, auê, Beira-mar
Beira-mar, auê, Beira-mar”
Lei também:
- Ogum: O Orixa Senhor da Guerra e da Coragem
- Ervas de Ogum: Propriedades e Cura
- Sincretismo Religioso: Ogum e São Jorge Guerreiro