Óleo essencial de Camomila – calmante, cicatrizante e analgésico
O óleo essencial de camomila é um dos mais antigos óleos utilizados pela humanidade e possui diversas funcionalidades e benefícios à saúde graças ao seu alto nível de antioxidantes. Veja as propriedades e benefícios deste óleo essencial e como utilizá-lo na aromaterapia.
Os efeitos calmantes e regeneradores do óleo essencial de camomila
Existem muitas espécies diferentes de camomila, as duas mais comumente utilizadas na produção de óloe essencial são a Camomila Alemã (Marticaria recutita) e Camomila Romana (camomila-romana). Elas têm sido usadas desde os tempos antigos para suas propriedades calmantes e antiinflamatórias, e cada uma oferece diferentes benefícios à saúde. O óleo essencial é obtido a partir de flores de camomila por destilação a vapor.
Curiosidade: Para produzir 1 litro de óleo essencial é necessário processar cerca de 200 kg de flores de camomila.
As propriedades e benefícios do óleo essencial de camomila
Ele possui propriedades analgésicas, antialérgicas, calmantes, antidepressivas, anticonvulsivas e combate a anemia. É também um excelente cicatrizante, antisséptico, diurético, digestivo e sedativo.
O óleo possui ainda um efeito emocional relaxante, eliminando tensão, raiva e medo, e trazendo sensação de bem-estar e conforto.
Veja como ele age em diversas áreas do nosso corpo:
- Sistema nervoso: combate a insônia, a fadiga, a irritabilidade, a depressão, a hipersensibilidade e age como um sedativo leve. Utilizar através da inalação ou de aromatizador pessoal.
- Sistema digestivo: facilita a digestão, trata úlceras e elimina flatulência. Utilizar através de compressa local abdominal ou massagem local.
- Sistema excretor: é diurético, ajuda a eliminar cálculos renais, estimula o funcionamento do fígado e baço. Utilizar em massagem local ou banhos de imersão.
- Sistema reprodutivo: reduz os sintomas da TPM, diminuindo irritabilidade, cólicas menstruais e seis doloridos. Ajuda a regularizar o ciclo menstrual. Utilizar em massagem local, banhos de imersão ou de ducha, compressas.
- Para músculos e articulações: excelente analgésico para dores contínuas, principalmente em articulações inflamadas. Utilizar em compressas ou banhos, evitar massagem direta.
- Para a pele: o óleo é indicado em casos de queimaduras, bolhas, inflamações, úlceras, furúnculos e feridas, além de ser útil para tratamento de peles hipersensíveis, acne, herpes, dermatite e alergias. Sempre utilizar diluído e em baixa concentração.
Leia também: Óleos essenciais – como usar? Veja os principais métodos de utilização
Contraindicações e cuidados necessários
O óleo deve ser sempre diluído em óleo vegetal base ou creme neutro para a aplicação. As gestantes devem evitar o uso nos primeiros 4 meses de gravidez. Em altas doses, a erva é ligeiramente hipnótica ou soporífera. Mantenha o frasco longe das crianças.
Loja WeMystic
Óleos Essenciais Mais Vendidos!
Loja WeMystic
Óleos Essenciais Mais Vendidos!
Saiba mais :