Poder do Óleo Essencial de Tea Tree ou Melaleuca
Você já ouviu falar do óleo essencial de tea tree, árvore do chá ou Melaleuca? Ainda pouco conhecido, esse óleo é um verdadeiro remédio natural! Confira no artigo as suas principais propriedades.
Melaleuca – um óleo essencial para se ter em casa
O óleo essencial de Tea Tree ou Melaleuca é extraído da planta Melaleuca Alternifolia, natural da Austrália. Ele atua como um antisséptico natural, ideal para cuidar de picada de insetos, queimaduras, todo tipo de infecção na pele e muito mais.
As principais funções do óleo essencial de melaleuca
O óleo essencial de melaleuca já é utilizado há centenas de anos por tribos de aborígines Bundialung, originários da Austrália, que perceberam os efeitos terapêuticos das águas nas quais as folhas dessa planta caíam.
O Óleo de Melaleuca possui, entre outros, um grande potencial como bactericida e fungicida, sendo documentado ainda em 1920 como detentor de um potencial cerca de 13 vezes maior em combater esses microrganismos que o ácido carbólico, por exemplo, porém sem causar danos à pele. O potencial bactericida da melaleuca não chama a atenção apenas dos envolvidos em técnicas medicinais alternativas, mas da própria indústria farmacêutica tradicional.
Para se ter uma ideia, além dos muitos outros testes bem sucedidos sobre diversos microrganismos patógenos, cientistas testaram a melaleuca em algumas “super bactérias” como a staphylococcus aureus, uma bactéria hospitalar causadora de muitas mortes ao redor do mundo por ser extremamente resistente a diversos antibióticos. O resultado obtido foi que mesmo em pequenas quantidades, a melaleuca foi capaz de inibir em grande escala o crescimento dessa bactéria e em doses maiores foi plenamente capaz de elimina-la.
Seu uso como bactericida e fungicida é vantajoso também pois. como possui uma grande complexidade química, isso torna muito difícil que algum microrganismo crie resistência à ele.
Como utilizar o óleo essencial de melaleuca
A grande referência de uso para o óleo essencial de melaleuca é no combate a bactérias e fungos, mas ele pode ainda ser empregado no combate a diferentes males, sendo os usos mais comuns nos tratamentos de psoríase, gengivite, periodontite, afta, mau hálito, tosse decorrente de resfriados e inflamações de garganta, micoses, sinusites, brotoejas de diferentes tipos, candidíase, inflamações e infecções presentes em unhas, caspa, seborreia, verrugas, mau odor nos pés, rachaduras, acne e espinhas, cansaço e desânimo.
- Difusão: o óleo de melaleuca pode ser utilizado em difusores de acordo com recomendações específicas. Para isso, basta aplicar algumas poucas gotas do óleo em em difusor (elétrico ou a velas) e uma colher de água morna; para quem desejar é possível ainda adicionar algumas gotas em um borrifador com água e aplica-lo regularmente pelo ambiente.
- Massagens e banhos: a melaleuca é ótima para ser usada em massagens e banhos por proporcionar uma excelente higienização da pele. Para isso, basta misturar o óleo em uma base vegetal recomendada por um profissional. Caso seja preciso apenas um uso pontual para massagem ou algum ferimento superficial é possível reduzir a porção do óleo em uma colher de sopa da base recomenda.
- Escalda-pés: ao escolher o recipiente com água quente ou morna para mergulhar os pés, adicione algumas gotas do óleo de melaleuca e utilize esse momento para tratar de rachaduras nos pés, micoses, problemas relacionados ao odor e demais questões dermatológicas.
Propriedades do Óleo Essencial de Melaleuca
Ele começou a ser investigado em 1923 na Austrália quando foram detectadas as suas propriedades de tratamento de doenças fúngicas, inflamações cutâneas, candidíase, acne e verrugas. Atualmente, muitas outras funções já foram atestadas e comprovadas, veja como utilizar:
- Alívio da gripe: este óleo estimula a intensa transpiração. Quando utilizado na banheira, ele estimula que a pessoa transpire muito, absorva o vapor d’água e elimine infecções pela naturopatia. Assim, cura mais depressa de gripes, resfriados e infecções.
- Tratar “pé de atleta”: base misturar 3 gotas de Óleo Essencial de Melaleuca com 10 ml de um óleo base e aplicar no local diariamente após o banho.
- Acne: misturar 1 gota de Óleo Essencial de Melaleuca em 4 gotas de óleo de jojoba e aplicar no local afetado pela acne 1 vez ao dia.
- Para hidratar e suavizar a pele do rosto: misture 5 gotas de óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa do seu creme de rosto diário neutro e aplique na face com movimentos circulares. Ele irá potencializar a ação do seu creme.
- Herpes labial: diluir o Óleo Essencial de Melaleuca em 4 gotas de um óleo base (vegetal) e aplicar a mistura com leves toques no local nos primeiros sinais de ardência que aparecem antes do aparecimento das erupções. Você pode trocar o óleo base por vodka, que o efeito é semelhante pois o óleo essencial reage bem ao álcool.
- Alivio de congestão, sinusite e catarro: a solução é semelhante ao do banho para alívio da gripe e resfriado. Mas, como nem todo mundo tem banheira em casa, você pode fazer a inalação do vapor d’água. Coloque 1 copo de água para ferver e, assim que levantar fervura, acrescente 2 gotas do óleo essencial de árvore do chá e inale o vapor d’água por alguns minutos. Esse óleo essencial é antiviral, por isso estes vapores também são benéficos para prevenir o contágio.
Cuidados no uso do Óleo Essencial de Melaleuca
A WeMystic alerta que todo óleo essencial deve ser utilizado com o aconselhamento de um aromaterapeuta. Nunca utilize o óleo puro em contato com a pele, pois eles são muito concentrados. As indicações de uso de óleos essenciais acima não substituem o diagnóstico de um médico em casos de doenças. A aromaterapia é um tratamento auxiliar à medicina tradicional.
Loja WeMystic
Óleos Essenciais Mais Vendidos!
Loja WeMystic
Óleos Essenciais Mais Vendidos!
Saiba mais :