Os óleos essenciais dos signos (nascidos entre 22/12 e 20/06)
Por mais improvável que possa parecer uma associação entre signos do zodíaco com certos óleos essenciais, ela tem muito mais a ensinar do que se imagina. Estudar os astros é como estudar as raízes das plantas que estão sob o solo: cada parte analisada se ramifica em diversas outras e assim sucessivamente, beirando o infinito. Saiba mais sobre os óleos essenciais signos.
O estudo das plantas e dos óleos essenciais obtidos a partir delas funciona da mesma forma, com uma infinidade de espécies, cada uma com seu aroma, sua composição e efeitos distintos. Não suficiente, ainda há o fato de interagirem entre si, o que apenas expande seu universo de possibilidades tornando esse meio mutável e mantendo ele em um constante processo de renovação.
Os óleos essenciais dos signos do zodíaco
O mundo cósmico que rege os signos tal como o mundo das plantas e seus óleos essenciais, ambos são riquíssimos e de horizontes extremamente distantes. No entanto, o que vem a unir estes dois universos aqui são pontos como a influência que as plantas recebem do universo.
Alguns dos principais usos de óleos essenciais hoje estão associados a energia que cada planta é capaz de coletar do universo e armazenar dentro de si – daí vem o fato de usarmos os óleos essenciais com tamanho poder concentrado. O poder proveniente do universo e coletado pelas plantas, vem justamente dos mesmos astros que governam cada um dos signos do zodíaco. Portanto, se uma planta armazena a energia de tal astro e um signo também, ambos se complementam em determinado momento.
Esses óleos essenciais podem ser ótimos aliados para energizar sua aura, seja para tratar alguns problemas e deficiências naturais de cada signo, como para trazer de volta o ânimo em momentos de fraqueza e grande estresse. Confira abaixo os óleos indicados para os signos dos nascidos entre 22 de dezembro e 20 de junho.
Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)
Elemento: Terra
Planeta Regente: Saturno
Óleos essenciais: eucalipto e vetiverO signo de Capricórnio possui em si uma grande presença do elemento Terra. Portanto, nada mais natural que ele esteja ligado a plantas como o eucalipto, de aparência imponente e que remete a raízes fortes e sólidas.Tanto o eucalipto como o vetiver são plantas que recebem energias diretamente do planeta regente de Capricórnio, Saturno. Com isso, as duas essências servem para reforçar e estimular características já presentes no capricorniano.O uso destes óleos essenciais pode ser realmente estratégico em alguns momentos como os de baixa energia; o capricorniano é muito ativo e os dois óleos se revelam poderosos estimulantes, servindo de suporte para que não perca o ritmo.
O eucalipto e o vetiver também possuem um caráter purificador, o que pode ser muito útil para realizar uma limpeza dos resíduos deixados por uma vida ativa.
Aquário (21 de janeiro a 19 de fevereiro)
Elemento: Ar
Planeta Regente: Urano e Saturno
Óleos essenciais: Sândalo e VioletaO sândalo e a flor de violeta mais especificamente possuem uma forte influência do elemento ar, bem como uma regência direta dos planetas Urano e Saturno – mas é Urano quem mais contribui para as energias contidas nessas plantas.De todo modo, tanto o sândalo como a violeta possuem características sensuais, profundas e misteriosas em suas essências; o sândalo, por exemplo, pode ser visto em inúmeras referências místicas. São essas caraterísticas que tornam esses óleos essenciais tão úteis para o aquariano, já que combinam muito bem com sua personalidade e necessidades.
Peixes (20 de fevereiro a 20 de março)
Elemento: Água
Planeta Regente: Netuno
Óleos essenciais: cipresteO signo de Peixes é tomado por sentimentos e sensações muito puras e que remontam a essência da emoção humana – possivelmente por isso o cipreste é considerado por muitos especialistas como a planta ideal para ele.O cipreste compartilha de muita energia cósmica advinda de Netuno, planeta regente tanto do signo de Peixes como do cipreste, estabelecendo ainda uma forte ligação com o elemento água.
Existem muitas histórias que revelam essa correlação entre o sagrado, o puro e a água com o cipreste. O óleo essencial dessa planta é considerado sagrado em algumas culturas religiosas, estando ligado tanto ao conceito de morte quanto de vida.
Toda essa complexidade faz com que a essência de cipreste seja ideal para pisciano, com propriedade purificadoras e secantes muito particulares, além de antiespasmódico para combate da tosse, melhora na circulação sanguínea e utilizado tanto na regulação do sistema reprodutor feminino como no combate à celulite. Para o pisciano ainda podemos contar com seu efeito calmante e tranquilizante, combatendo melancolias sobre sofrimentos alheios.
Áries (21 de março a 20 de abril)
Elemento: Fogo
Planeta Regente: Marte
Óleos essenciais: manjericão e pimenta-do-reino
Tanto o manjericão como a pimenta-do-reino são plantas que também têm como seu planeta regente o planeta Marte. É dele que recebem a maior parte de suas energias e, com suas qualidades cefálicas muito marcantes, estes são dois dos melhores óleos essenciais para o ariano.Ambos os óleos vão trazer grandes benefícios agindo como um tônico mental, por exemplo. Além disso, em especial o óleo de manjericão, é ótimo para problemas digestivos e redução dos sintomas da tensão pré-menstrual. Mas lembre-se que nenhum destes dois óleos deve ser usado por longos períodos.
Touro (21 de abril a 20 de maio)
Elemento: Terra
Planeta Regente: Vênus
Óleos essenciais: palma-rosa, ylang-ylang e rosaNo caso dos taurinos, as plantas que compartilham o mesmo astro regente, Vênus, são a palma-rosa, ylang-ylang e rosa. Os óleos essenciais extraídos dessas plantas são convertidos em diversos florais com características doces, terrenas e equilibradas.Essas qualidades são excelentes para qualquer taurino, especialmente por reforçar algumas das qualidades naturais do signo e por trazer mais energia para seus pontos deficientes. O óleo essencial de ylang-ylang por exemplo ajuda os taurinos a criarem uma maior sensação de harmonia.
O Touro pode ser tornar ansioso com certa facilidade e essa essência floral ajuda a trazer um pouco mais de tranquilidade em sua vida. A ylang-ylang estimula a expressão de sentimentos reprimidos – um dos grandes pontos fracos desse signo e que de forma recorrente cria problemas em sua vida.
Gêmeos (21 de maio a 20 de junho)
Elemento: Ar
Planeta Regente: Mercúrio
Óleos essenciais: erva-doce, hortelã-pimenta e tomilhoO signo de Gêmeos é um signo aéreo e que compartilha seu regente, Mercúrio, com plantas como a erva-doce, hortelã-pimenta e o tomilho. Todas as essências florais dessas plantas demostram fazer uma ótima combinação com a essência geminiana.São plantas que contêm em si um caráter cefálico puro e brilhante, características que refletem como um espelho no caráter de Gêmeos. Justamente por isso elas podem ser utilizadas para fortificar e complementar os aspectos geminianos, desde que usadas com cautela.
O tomilho, por exemplo, combina muito bem com a personalidade agitada e mutável de Gêmeos. Sua essencial floral é um ótimo energizante e fortificante, conferindo também uma espécie de proteção que é capaz de afastar sentimentos como a melancolia e a letargia.
Um geminiano saudável dificilmente é uma pessoa triste e negativa. Esse estado é estimulado e preservado com o uso do poder de plantas como o tomilho, que traz força espiritual e vem a estimular seu vigor físico e emocional.
Vale lembrar que esse tipo de estímulo energético é especialmente benéfico para pessoas como o geminiano, já que é um ser muito ativo e cheio de ideias, com uma grande criatividade e que pode acabar de certa forma preso no campo das ideias, sem realiza-las. Óleos essenciais como o de tomilho têm a força para trazer de volta ao plano terreno essas ideias perdidas.
Saiba mais :