Como rezar o Rosário e qual é a sua importância
Você sabe como rezar o Rosário? Já fez essa oração? Veja no artigo a importância do Rosário para a igreja e veja como rezar o Rosário.
Como rezar o Rosário: oração que nos conduz a Cristo
A importância do Rosário é tão grande para a Igreja que nós poderíamos ficar dias aqui a falar sobre ele. Vamos citar aqui, de forma simples e reduzida, alguns dos motivos que mostram a importância dessa oração e da importância de saber como rezar o Rosário:
-
Segundo a Igreja, Nossa Senhora teria ensinado a Oração do Santo Rosário a Domingos Gusmão, no século XII, para que ele combatesse os hereges cátaros na França. Com essa oração, feita a pedido do Papa Gregório IX, São Domingos teria convertido mais de 100 mil hereges, que foram tocados e choraram amargamente seus crimes, e até crianças fizeram penitências para se libertar do mal. Continue lendo o artigo para saber como rezar o Rosário.
-
O Rosário é considerado tão poderoso e tão terrível para os demônios, que muitos santos invocaram o poder dessa oração para expulsá-lo dos corpos de possessos, como testemunham muitas narrativas.
-
Quando os americanos jogaram as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em 1945, o poder do Rosário foi comprovado em testemunhos. Em Hiroshima, uma das bombas caiu a apenas 800 metros de uma casa paroquial. Tudo ao redor ficou destruído e carbonizado, exceto a casa e seus moradores, que ficaram completamente ilesos. Nenhum cientistas jamais conseguiu explicar este fato, mas um dos padres dessa paróquia explicou dizendo: “Naquela casa se rezava todos os dias, em comum, o Santo Rosário. Por isso, foi protegida por Nossa Senhora”.
-
Desde o aparecimento de Nossa Senhora em Lourdes e em Fátima, a ênfase e insistência por essa oração se faz sempre. Em Lourdes ela aparece sempre com o Rosário nas mãos. Em Fátima, em cada aparição, ele insistiu: “Rezem o Rosário diariamente”.
-
O Papa Bento XVI frisou a importância dessa oração dizendo: “A oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz diretamente a Cristo”. É uma oração a ser feita de coração, que repete a Ave Maria muitas vezes como forma de meditar a palavra de Deus e assimilar a Comunhão Eucarística.
-
O Rosário era a oração predileta do Papa João Paulo II. Ele disse: “O Rosário é a minha oração predileta (…). Ao mesmo tempo o nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os fatos que compõem a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade. Vicissitudes pessoais e vicissitudes do próximo e, de modo particular, daqueles que estão mais próximos de nós, que nos são mais queridos. Assim a simples oração do Rosário bate ao ritmo da vida humana”. Continue lendo o artigo para saber como rezar o Rosário.
Como rezar o Rosário
O Rosário compreende a oração de vinte mistérios da Fé Católica dividos em quadro grupo de cinco mistérios – que são os terços – e cada mistério deve ser rezado em um dia específico da semana. A oração do Rosário nos leva diretamente à meditação da Palavra de Deus e das passagens mais importantes do Evangelho. Os mistérios do Rosário são: os Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz. Veja, de seguida, como rezar o Rosário:
Primeira Parte:
Com a mão direita aberta, faça com o seu polegar uma pequena cruz na sua testa, lábios e peito, dizendo:
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Depois, faça o sinal da Cruz convencional, tocando com a ponta dos dedos da mão direita a testa, peito, ombro esquerdo e direito, dizendo:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
I – Oração Preparatória
“Antes de começar, faça a oração preparatória para invocar o Espírito Santo:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”
II – Oferecimento do Rosário
Deve-se dizer as intenções que se quer incluir no Rosário e o porquê de estar realizando as orações.
III – O Credo
Segurando a cruz do Rosário com a mão direita, reze o Credo:
“Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.”
IV – Oração à Santíssima Trindade
Em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória-ao-Pai. A primeira Ave-Maria é orada em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos redimiu; a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.
Portanto, na primeira conta grande reza-se o Pai-Nosso, nas 3 pequenas a seguir reza-se 3 Ave-Marias. No intervalo entre a última conta pequena e a próxima grande, reza-se o Glória ao Pai, dizendo:
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.”
Leia também: Oração Poderosa – a forma de rezar que irá mudar a sua vida
Segunda Parte
Na segunda parte, são rezados os mistérios. Os Mistérios Gozosos são rezados às segundas-feiras e aos sábados. Os Mistérios Luminosos, às quintas-feiras. Os Mistérios Dolorosos, às terças e quintas-feiras e os Mistérios Gloriosos, às quartas e domingos.
I- Mistérios Gozosos – rezar às segundas e sábados
Primeiro Mistério – A anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora (LC. 1,26-38)
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa Encarnação no seio de Maria; e vos pedimos, por esse mistério, e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja.”
Em seguida, reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai. Proceder da mesma forma com as orações nos mistérios seguintes.
Segundo Mistério – A Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (LC 1,39-56)
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de vossa santa Mãe à sua prima santa Isabel e da santificação de São João Batista; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nosso próximo. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai
Terceiro Mistério – O nascimento do Menino Jesus em Belém. (Lc. 2,1-20)
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao vosso nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos e ao amor a pobreza. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Quarto Mistério – Apresentação de Jesus no templo
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa apresentação ao templo, e da purificação de Maria; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma grande pureza de corpo de alma. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Quinto Mistério – O Encontro de Jesus no Templo entre os doutores da Lei. (Lc.2,41-50)
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra ao vosso reencontro por Maria; e vos pedimos, por este mistério; e por sua intercessão, a verdadeira sabedoria. Assim seja”.
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Leia também: Aprenda a oração Salve Rainha e descubra a sua origem
II- Mistérios Dolorosos – rezar às terças e sextas-feiras
Sexto Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sexta dezena, em honra a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Sétimo Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sétima dezena, em honra a vossa sangrenta flagelação; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe santíssima, a mortificação de nossos sentidos. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Oitavo Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta oitava dezena, em honra de vossa coroação de espinhos; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Nono Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta nona dezena, em honra do carregamento da Cruz; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima dezena, em honra a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o calvário; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do purgatório. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Leia também: Oração da Serenidade – entenda o seu significado
III – Mistérios Gloriosos – Rezar às quartas-feiras, sábados e domingos.
Décimo Primeiro Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta undécima dezena, em honra a vossa ressurreição gloriosa; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor a Deus e o fervor ao vosso serviço. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Segundo Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta duodécima dezena, em honra a vossa triunfante ascensão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do céu, nossa cara pátria. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Terceiro Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima terceira dezena, em honra do mistério de Pentecostes; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Quarto Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima quarta dezena, em honra da ressurreição e triunfal assunção de vossa Mãe ao céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção a tão boa mãe. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Quinto Mistério
Diga:
“Nós vos oferecemos, Senhor Jesus esta décima quinta dezena, em honra da coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Leia também: Oração por um milagre
IV – Mistérios Luminosos – rezar às quintas feiras
Os mistérios Luminosos foram instituídos pelo santo Papa João Paulo II em 16 de outubro de 2002, em uma Carta Apostólica. Ele presenteou os cristão e a igreja com 5 novos mistérios cheios de luz.
Décimo Sexto Mistério – o Batismo de Jesus no Jordão (cf. 2 Cor 5, 21)
Diga:
“Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que Se faz pecado por nós , o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-Lo na missão que O espera. Assim seja”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Sétimo Mistério – a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-12)
Diga:
“Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes. Assim seja”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Oitavo Mistério – Anúncio do Reino de Deus, com o convite à conversão (cf. Mc 1, 15)
Diga:
“Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão , perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Décimo Nono Mistério – a Transfiguração de Jesus (cf. Lc 9, 35 par)
Diga:
“Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O «escutem» (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Vigésimo Mistério – a instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)
Diga:
“Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando «até ao extremo» o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.”
Reze 1 Pai-Nosso segurando a conta maior, 10 Ave-Marias segurando as contas menores, e finalize com um Glória ao Pai.
Leia também: Conheça a oração poderosa do agora
Terceira Parte:
Reza-se o Agradecimento:
“Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha:
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre,
ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
- Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.”
Faça o Sinal da Cruz.
Gostou de saber como rezar o Rosário? Deixe seus comentário em abaixo. No WeMystic gostamos de saber a sua opinião sobre nossos artigos!
Saiba mais :