Oração da Umbanda para sexta-feira da Paixão – renovação e fé
A Semana Santa também é celebrada pelos umbandistas, de forma muito parecida com os católicos. Evita-se a carne vermelha, para renovar e recarregar as energias são feitas orações e a fé é compartilhada entre os irmãos. Independente da religião que você segue, este momento pode ser aproveitado para fazer uma oração da Umbanda para Sexta-feira da paixão.
Para a Umbanda, a Sexta-feira Santa é um dia para praticar o Amor Pleno, para ter plenitude na Fé, para o perdão vivo e plenamente manifestado. Existem algumas orações que são feitas pelos umbandistas neste período. Além disso, eles costumam vestir roupas brancas, especialmente na sexta-feira da Paixão, o dia em os Orixás descem do mundo dos espíritos (Orun) para conhecer a grande criação do Olorum.
Durante a Semana Santa, e principalmente na sexta-feira da Paixão, os seguidores da Umbanda se alimentam apenas de comidas brancas como arroz, arroz doce, canjica, pães, tapioca, acaçás, entre outras. Eles evitam comer qualquer tipo de carne, assim como não ingerem bebidas alcoólicas.
Oração da Umbanda para sexta-feira da Paixão
A Oração da Umbanda para sexta-feira da Paixão deve ser rezada às 15h e se possível, em jejum. Caso não faça jejum, deve se abster ao menos de carnes vermelhas, cigarros e bebidas alcoólicas. A Oração das Três Horas deve ser proferida três vezes consecutivas. Ore com fé:
“Oração Das Três Horas
Eram três horas da tarde quando a cabeça de Jesus pendeu no cruzeiro
Estremeceu o céu
Estremeceu a terra
Estremeceu o mar
Estremeceu as estrelas
Estremeceram os mortos e os vivos
Só não estremeceu o corpo de Jesus no cruzeiro, assim como não vai estremecer o corpo (nome da pessoa)
perante as enfermidades e as negatividades da vida terrena”.
(Centro Espiritualista de Umbanda Pai Joaquim de Angola)
Clique aqui: Conheça os rituais da Semana Santa na Umbanda
Garrafada
Além de rezar a Oração da Umbanda para sexta-feira da Paixão, os umbandistas também são orientados a fazer uma Garrafada neste dia. A Garrafada deverá ser utilizada como uma espécie de remédio, que melhora a cicatrização de ferimentos superficiais. Ela não pode ser ingerida e o momento certo para ser feita é depois de rezar a Oração das 15h, na Sexta-feira da Santa.
Para fazer a Garrafada, você vai precisar dos seguintes materiais:
– Uma batata de milhomem;
– Três pedras de cânfora;
– Um galhinho de arnica;
– Uma garrafa de cachaça;
– Sete grãos de pimenta do reino.
Como fazer?
Macere todos os materiais e coloque em infusão na cachaça.
Mais uma opção de Oração da Umbanda para sexta-feira da Paixão
Na sexta-feira Santa, você também pode fazer orações voltadas para os seres de luz, como os arcanjos. Conheça e ore com fé a Oração de São Miguel Arcanjo.
“Oração a São Miguel Arcanjo
Amado São Miguel Arcanjo, herói e príncipe dos exércitos celestes,
Nosso maior condutor depois do Cristo Jesus,
Dignai-vos a permanecer conosco, protegendo-nos, incentivando-nos, dando-nos força e ânimo para prosseguirmos nossa jornada rumo à luz!
Amado São Miguel Arcanjo, padroeiro do Brasil, incansável lutador na batalha incessante contra o mal,
Que o bem triunfe sempre e que o criador o enalteça, o eleve, o fortaleça e o proteja sempre e mais.
Amém”.
Clique aqui: As sete linhas da Umbanda – os exércitos dos Orixás
Oração da Umbanda para sexta-feira da Paixão – para encerrar os trabalhos
No fim do dia da sexta-feira da Paixão, depois de jejuar e refletir sobre sua vida pedindo por você e quem ama, faça essa última Oração de Encerramento de Trabalhos.
Oração de Encerramento dos Trabalhos
Senhor Deus, pai justo e misericordioso, infinitamente sábio e poderoso, nós, humildes filhos vossos, agradecemos as graças que nos tendes dispensado.
Agradecemos, Senhor, pelos benefícios que nos concedestes, permitindo que os trabalhos desta tenda, sob o patrocínio de nosso padroeiro, o Bom Jesus, não fossem desviados dos fins a que se propunham.
Jesus, nós agradecemos vossa assistência e vos imploramos para que não nos falteis com a vossa santa proteção.
Maria, Virgem santíssima, recebei nossos agradecimentos pela benevolência com que acolheste as nossas súplicas.
São Miguel Arcanjo, rogai a Deus por nós, para que perdoe as nossas faltas e sejamos ajudados pelos bons espíritos, a fim de que possamos, com calma e paciência, suportar as provações da vida terrena. Livrai-nos das perseguições dos maus espíritos e que a vossa luz e o vosso sublime amor sejam para nós um poderoso escudo contra as tentações e atuações.
Aos santos Anjos da Guarda, aos poderosos Orixás da Santa Lei de Umbanda, aos bondosos Pretos Velhos, aos caridosos Caboclos e a todas as Linhas Trabalhadoras da Fraternidade, que ajudamos a prestar a caridade, enviamos os nossos agradecimentos e dirigimos-lhes os nossos pedidos de proteção.
Senhor Deus, vós nos dissestes pela boca de Jesus Cristo, o vosso Messias: “bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça; perdoai aos vossos inimigos; orai pelos que vos persigam. ” E ele próprio nos deu o exemplo orando pelos seus algozes.
Seguindo esse exemplo, meu Deus, imploramos a vossa misericórdia para os que desprezam os vossos santíssimos preceitos, únicos capazes de facultar a paz neste mundo e no outro. Como Cristo, também nós vos dizemos: “Perdoai-lhes Pai, que eles não sabem o que fazem”
Dai-nos as forças para suportamos com resignação e perseverança, como provas para a nossa fé e a nossa humildade, seus escárnios, injúrias, calúnias e perseguições; isentai-nos de toda ideia de represália, visto que para todos soará a hora da vossa justiça, hora que esperamos submissos a Vossa Vontade santa. E, em Vosso nome e em nome do vosso filho Nosso Senhor Jesus Cristo, pedimos licença para encerrar os trabalhos desta noite.
Assim Seja”.
Saiba mais :