Orações da Umbanda para rezar em Junho
No mês de Junho, a Umbanda homenageia o orixá Exú – que é sincretizado com Santo Antônio – e também o orixá Xangô – sincretizado com São João e São Pedro. Como é o mês do dia dos namorados e do santo casamenteiro, na Umbanda diz-se que junho é o mês do amor. Veja abaixo o calendário e orações para rezar durante este mês.
Datas comemorativas da Umbanda em Junho
Dia 13 – Dia de Santo Antônio e do Orixá Exú
Dia 24 – Dia de São João
Dia 29 – Dia de São Pedro e do Orixá Xangô
Oração de Junho na Umbanda
Veja uma seleção de orações poderosas que a Equipe WeMystic reuniu para orientar a sua fé durante todo o mês de junho e cultuar os orixás deste mês do amor.
Oração a Exú para encontrar um amor
No dia 13 de junho, reze com muita fé:
“Que Exú abra meus caminhos no amor e ajude a encontrar a verdadeira paixão de minha vida. Estou aqui com meu peito aberto a sua benção e peço que afaste de minha vida a solidão e os relacionamentos complicados, trazendo as bênçãos de um relacionamento leal e sério.
Larôie Exú!”
Oração a Exú para proteger namoro/casamento
No dia de Exú, faça essa oração a Exu para manter o seu amor sempre ao seu lado:
“Que Exú abra meus caminhos no amor e ajude a manter a verdadeira paixão de minha vida (nome do amado/amada) sempre ao meu lado. Estou aqui com meu peito aberto a sua benção e peço que afaste de minha vida a solidão e os maus fluídos sobre meu relacionamento, trazendo as bênçãos de felicidade para mim e para (nome do amado/amada). Larôie Exú!”
Oração para pedir proteção a Exú
Essa oração pode ser feita em qualquer dia do ano, para pedir a proteção de Exú sempre. Reze com fé e intenção:
“Laroiê Exú.
Exú é Mojubá!
Salve Exú, o Senhor das Encruzilhadas, dos encontros e desencontros.
Princípio negativo do Universo.
Exú que está na terra, no fogo, no ar e na água.
O que detêm o poder da transformação.
Eu te saúdo:
Laroiê, faz-me viver bem Exú, dai-me a vitalidade a alegria e a vitória sobre aqueles que não me querem bem.
Axé da vida meu compadre, abre meus caminhos e me conduz à vitória.
Laroiê Exú.
Exú é Mojubá!”
Oração a Xangô
Essa oração pode ser rezada em qualquer época do ano, especialmente entre os dias 24 e 29 de junho, data de louvação a esse orixá da justiça. Ligue-se às forças da natureza, dos raios e dos trovões e invoque este poderoso orixá:
“Kaô kabiesilé Xangô!
Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos.
E não permita que meus inimigos me façam mal nem no corpo, nem na alma, e que nenhuma injustiça me abale.
Salve Deus do Machado Sagrado, pelo seu Oxé eu peço (fazer o pedido).
Faça-me forte como as rochas que governa.
Puro de alma e coração deposito em suas mãos a minha confiança e sendo assim sei que com sua magnanimidade intercederás por mim.”
Proteja-me, Senhor do fogo e da vida para que meu ser seja a própria vida de seu amor e de sua justiça.
Que assim seja!
Oração a Xangô para pedir justiça e proteção
Faça essa poderosa oração se você precisa de justiça nas questões pessoais e profissionais:
“Senhor meu Pai, o infinito é tua grande morada no espaço, teu ponto de energia é nas pedras das cachoeiras. Com tua justiça fizeste uma construção digna de rei. Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defendes-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda. Sempre justiceiro nos caminhos em que eu venha a passar com a força desta prece, sempre contigo estarei livrando-me do desespero e da dor, dos inimigos e dos invejosos, dos indivíduos de mau-caráter e dos falsos amigos.”
O sincretismo religioso entre Santo Antônio e Exú
O dia 13 de junho é conhecido pelos católicos como o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Um dia depois do dia dos namorados, esses dois dias marcam o mês de junho como o mês do amor. O orixá Exú é sincretizado com Santo Antônio por realizar ligações amorosas entre casais. É este orixá também que liga os espíritos ao mundo material, é responsável por proteger nossas casas, cidades, fronteiras, etc. Por isso, no mês de junho, a Umbanda começa as celebrações louvando Exú. Entenda mais sobre sincretismo religioso, aqui.
O sincretismo religioso entre Xangô, São Pedro e São João
O orixá Xangô é considerado o senhor da Justiça, dos raios e do equilíbrio. Esse poderoso orixá rege o elemento fogo, as montanhas e as pedreiras. Ele é sincretizado na Igreja católica com São João e também com São Pedro. Por isso, alguns terreiros de Umbanda celebram o seu dia no dia 24 (Dia de São João), outros no dia 29 (Dia de São Pedro) e ainda outros celebram nos dois dias. Saiba mais sobre Xangô clicando aqui.
Saiba mais :