Conheça o Orixá Iroko
Entre os conhecidos orixás do candomblé, o Orixá Iroko está entre os mais raros por possuir poucos filhos e raramente ser manifestado. Ele representa o tempo e ancestralidade para os africanos. É o comandante de todas as árvores sagradas e é cultuado pela nação ketu.
Descrição do Orixá Iroko
Esse orixá tem sob o seu domínio o tempo, a vida, morte e, o principal, a ancestralidade. A suas saudação é Iroko ISó! Eeró! O seu dia da semana é a terça-feira e as suas cores são o verde, o branco e o castanho. O seu símbolo é árvore e o tronco. Iroko, por ser dos mais antigos orixás, foi a primeira árvore plantada, pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra.
É normal que o Iroko esteja quieto em um canto, anotando todas as decisões que implicam diretamente na sua ação eterna em todas as reuniões dos orixás. Ainda por cima, é um orixá pouco conhecido, tanto entre os vivos quanto os mortos, nascidos ou por nascer.
Ele é também implacável e inexorável, controlando o cumprimento do karma de cada um de nós e determinando o início e o fim de tudo. Ele governa o tempo e o espaço. Ele é implacável e inexorável.
Seus filhos podem ter características como serem pessoas fáceis de se apaixonar e de ter um gosto especial pela liderança. São ainda eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos e generosos.
A sua História
Iroko possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, Nanã, Obaluaiyê e Oxumarê. Pode também estar estreitamente ligado a Xangô. Este orixá também tem uma ligação bem próxima com as ajés, as senhoras do pássaro.
O culto ao Iroko é feito com alguns cuidados, mistérios e histórias. No Brasil, Iroko habita principalmente a árvore gameleira, enquanto na África ele tem como principal endereço a árvore do seu nome. Antigamente essa árvore não existia no Brasil, mas já foram encontradas sete exemplares dessa espécie.
Por ser representante da ancestralidade, Iroko é também a ligação com os nossos antepassados. Desde os nossos pais até avós, bisavós, etc. Por ter a relação com a árvore do mesmo nome, representa também o seio da natureza, o endereço dos Orixás. Se você desrespeitar o Iroko (a grande e suntuosa árvore) é equivalente ao mesmo que desrespeitar a sua dinastia, os seus avós, sua origem o seu sangue.
Oração ao Orixá Iroko
“Senhor do céu rosado
Senhor das tardes enigmáticas
Senhor das nuvens carregadas
Senhor do arco-íris!
Senhor das possibilidades
das vantagens e dos caminhos
do encantamento e da beleza
da alegria, da felicidade
e do tempo que tudo assiste e vê passar!
Senhor dos Senhores das Brumas
dissipe as nuvens dos meus caminhos
Poderoso Príncipe,
Invoque a força do tempo
Invoque a força dos ventos ao meu favor
Que a chuva me cubra de prosperidade
Que a sua coroa cubra o meu destino!
Poderoso Príncipe, pai do oculto,
Que eu seja o seu filho perdido
e bendito em suas graças!
Que a névoa que existe hoje em meus passos,
Com o tempo
Possa ser límpida amanhã!”
Saiba mais :