Os 5 tipos de vampiros emocionais para identificar e passar longe
Talvez mesmo sem se dar conta, você possivelmente já se deparou com um vampiro emocional em sua vida. De presença marcante, eles surgem como pessoas altamente tóxicas, chegando de mansinho, sugando suas energias e diminuindo cada vez mais as virtudes e capacidades de suas vítimas. Já identificou alguém com esse perfil? Veja a seguir os cinco tipos de vampiros emocionais para reconhecer e ficar longe dessas pessoas.
Como identificar vampiros emocionais?
A supremacia
É natural que as pessoas não queiram expor suas falhas o tempo todo, ou sequer tocar em assuntos que as deixem envergonhadas. Porém, há um perfil que parece nunca ter cometido erro qualquer em sua vida ou mesmo passado por alguma situação embaraçosa. Estes indivíduos perfeitos e inatingíveis são o primeiro tipo de vampiros que precisam ser evitados. Tais vidas de contos de fadas podem acabar criando um grande sentimento de insegurança em quem convive com essas pessoas, transmitindo a ideia de que apenas você é passível de erros na vida, mesmo que isso não seja a verdade.
O furioso
Os tipos mais irritados e que parecem estar constantemente tomados por uma fúria sem sentido podem causar mais mal do que se imagina. O comportamento frequente de críticas a tudo e todos, onde se está sempre entrando em discussões, pode criar um estado de tensão permanente no ambiente e que acaba refletindo em você, com cargas de stress que antes não lhe pertenciam. A melhor maneira de lidar com essas pessoas, é se afastar delas logo quando apresentarem os primeiro sinais de raiva, regressando apenas quando estiverem mais calmas e então expondo suas opiniões.
Vampiros emocionais: O passivo-agressivo
Pode ser muito perigoso se manter ao lado dessas pessoas, já que é uma tarefa difícil detectar suas reais intensões. Afinal, elas podem estar sorrindo e ao mesmo tempo desejando colocar um corda em seu pescoço. Elas costumam demostrar hostilidade de maneiras que pareça que estão fazendo algo bom, possuem muita habilidade em disfarçar o que realmente desejam. Para lidar com esses vampiros emocionais, uma boa estratégia é não se desviar do caminho, mantendo com firmeza suas convicções e estabelecendo limites claros sobre como deseja ser realmente tratado.
O narcisista
Esses vampiros merecem com louvor seu título, já que possuem uma sede praticamente insaciável de atenção. São normalmente pessoas com um aspecto encantador e que esbanjam conhecimento e intelecto, mas que devido a sua fome por atenção, podem se transformar em verdadeiros monstros, principalmente se suas posições de gurus ou autoridades estiverem ameaçadas.
Vampiros emocionais: O invejoso
Um dos perfis mais conhecidos dos vampiros emocionais está nos invejosos, indivíduos estes que apreciam como ninguém as intrigas e fofocas. Eles sentem grande prazer em criar histórias e manchar a imagem alheia, sendo essa a estratégia que usam para camuflar suas próprias falhas e se sentirem superiores aos outros.
Como lidar com essas pessoas?
Poucas estratégias são mais eficientes para lidar com essas pessoas que simplesmente manter distância. Se afastar delas apenas lhe fará bem, onde não haverá a necessidade de se desgastar com justificativas ou defesas para seus atos.
Saiba mais:
- 7 ladrões de energia que você precisa se livrar já.
- 5 dicas para evitar que pessoas e lugares suguem sua energia.
- Comportamentos de vampirismo podem drenar sua própria energia.