Os 7 dons do Espírito Santo – saiba quais são eles
O Espírito Santo possui 7 dons que representam as 7 graças de Deus. Com o esforço do cristão, ele é capaz de desenvolver cada uma delas dentro de si. O Espírito Santo auxilia cada uma para que consigamos viver dentro da virtude e do caminho divino. Saiba quais são esses 7 dons.
As graças divinas concedidas através dos Dons do Espírito Santo
É no Espírito Santo que reside o Amor Supremo entre Pai e Filho. Foi através dele que Deus pode colocar seu filho no ventre Maria Santíssima. É importante que todo fiel conheça os dons do Espírito Santo e ore por ele para pedir que ajuda para desenvolver dentro de seu coração cada um deles. Nas escrituras divinas, Jesus disse: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. ” (Mt VII, 7s).
-
Dons do Espírito Santo: O dom da sabedoria
A sabedoria divina é saber distinguir aquilo que favorece daquilo que prejudica o projeto de Deus. A verdadeira sabedoria é compreender a palavra Divina e ter a visão plena de Deus. Jesus Cristo disse: “Quando fordes presos, não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós” (Mt 10,19-20).
-
Dons do Espírito Santo: O dom do entendimento
O entendimento é necessário para conseguir aceitar as verdades reveladas por Deus. Nem sempre é fácil, por isso precisamos do auxílio do Espírito Santo. Ele nos permite a compreensão da profundidade do desejo divino, comunicando com o nosso coração para compreender os segredos do mundo e do próprio Deus. O Senhor disse: “Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que Eu sou o Senhor” (Jr 24,7).
-
Dons do Espírito Santo: O dom do conselho
Este é o dom de saber escutar e orientar. O Espírito Santo nos dá a luz necessária para sabermos distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso, a não julgar as aparências e pregar o que é o correto e que aproxima as pessoas do caminho de Deus. Isaías disse: “Ele não julgara pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer, mas julgará os fracos com equidade e fará justiça aos pobres da terra (Is 11,3-4).
-
Dons do Espírito Santo: O dom da Ciência
É preciso ter atenção que este dom fala sobre a Ciência de Deus e não a ciência do mundo. Através deste dom, o Espírito Santo nos revela o pensamento de Deus sobre nós. É sabido que “os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo” (1 Cor 2,10-15) por isso é através dele que conseguimos viver a par da ciência divina.
-
Dons do Espírito Santo: O dom da Piedade
Neste dom, o Espírito Santo nos ensina a agir como Jesus agiria, se estivesse no nosso lugar. Como um homem de extrema piedade, precisamos nos inspirar no exemplo de Cristo. Ele é o laço que une os homens a Deus, e por isso podemos ser tão piedosos quanto Jesus foi. Na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios ele escreveu: “A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vocês permaneçam na ignorância. Vocês bem sabem que, quando vocês eram pagãos, eram facilmente atraídos para ídolos mudos. Por isso eu lhes declaro: todo aquele que é agora conduzido pelo Espírito de Deus não pode blasfemar contra Jesus. Bem como ninguém poderá dizer convictamente Jesus é o Senhor, a não ser movido pelo Espírito Santo” (1Cor 12,1-3).
-
Dons do Espírito Santo: O Dom da Fortaleza
É através deste dom que nos tornamos fortes e corajosos para enfrentar todos os problemas da nossa vida. O Espírito Santo nos torna heróis através da fé, lembrando a resistência dos mártires, que tiveram sua fé testada e jamais abandonada mediantes as dificuldades. Quem consegue desenvolver este dom, não se sente amedrontado perante ameaças, doenças ou perseguições, pois confiam na justiça divina. No Apocalipse, encontramos as palavras: “Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante algum tempo. Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida” (Ap 2,10).
-
Dons do Espírito Santo: O Dom de Temer a Deus
Este dom nos traz respeito e submissão à vontade de Deus, pois ele sabe melhor do que nós o que é o certo para o nosso caminho e para o bem. Jesus teve sempre o cuidado de respeitar a opinião de seu Pai e afastar-se de tudo que ele dizia ser errado, temendo Deus e confiando na sua sabedoria. Isaías profetizou: “Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento. Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor” (Is 11,2).
Este artigo foi originalmente publicado neste site e adaptado ao Conteúdo WeMystic.
Saiba mais :