Os benefícios da Shantala para a saúde do seu bebê
Shantala. Provavelmente você já se deparou com esse termo, mas certamente, fora do contexto em que ele acontece através da Ayurveda – o simples cuidado por trás da saúde infantil.
Baseada no toque, no carinho e bem-estar, a Shantala consiste no passo secundário do contato com bebê, com procedimentos intimistas que promovam uma melhor saúde e a tranquilidade que eles precisam nessa fase. Mas é preciso saber o momento certo de introduzir um bebê à tal técnica.
Os benefícios da Shantala para a saúde infantil
Logo que nascem, os bebês sentem-se desprotegidos; seja pela saída do útero, por terem sido retirados do berço, ou separados dos braços da mãe. Entretanto, com a finalidade de mantê-los sempre confortáveis, livres de dores e felizes, a Shantala atua como um processo de amor e cuidado entre mãe e bebê – ou outro parente que deseje ter esse momento.
Indicada para ter início a partir do primeiro mês de vida do bebê – por estar mais gordinho e de cabecinha mais firme – a Shantala consiste basicamente em uma técnica de leves massagens para o pequenino, utilizando três manobras básicas da massagem ayurvédica: o amassar, o deslizar e o tornear.
Como princípio, a Shantala visa promover a circulação energética, bem como o carinho, o tato, e o brincar. Em adição, traz benefícios para a saúde infantil, como a redução dos episódios de cólicas intestinais, problemas respiratórios e excesso de agitação.
Leia também: O Relógio da Ayurveda – equilibre sua rotina e seja mais saudável
Shantala: passo a passo
Para começar, a mãe pode deitar o neném sobre suas pernas esticadas para frente, ou ainda sobre a banheirinha do bebê (desde que seja um modelo que possua o espaço ao lado para troca-lo), ou por fim em um colchonete.
- Mamãe e bebê, sintam-se confortáveis, tanto com a posição em que estejam quanto com o ambiente; certifique-se não estar frio ou quente em demasia e procure não expor o pequeno ao sol direto.
- Os toque da Shantala acontecem nas seguintes regiões: peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. Para começar, realize uma limpeza energética, aquecendo as palmas de suas mãos, esfregando uma na outra. Mentalize energia positiva para o seu bebê.
- Em seguida, faça um triângulo com as mãos e leve-as até a altura do peito do bebê, sem tocá-lo. Separe suas mãos e contorne o corpo do pequeno, ainda sem tocá-lo. Expire. Sempre que finalizar um contorno, chacoalhe suas mãos, como se estivessem molhadas, e repita esse processo por três vezes.
- Agora, coloque um pouco de óleo vegetal em suas mãos, e esfregue-as. Com os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize as mãos horizontalmente até as axilas do bebê. Repita o processo, desta vez terminando sobre seus ombros.
- Chegamos aos bracinhos. Como se fosse um movimento de escalar uma corda, segure gentilmente o punho do bebê com uma mão, enquanto desce a outra – do ombro, ao encontro do punho. Quando se encontrarem, troque as mãos.
- Ainda nos braços, com muita delicadeza, faça um leve movimento de torção sobre toda a extensão dos membros superiores. Quando finalizar cada bracinho, massageie também as mãozinhas e dedinhos, um a um, sempre com gotinhas de óleo vegetal.
- Se o bebê sofre muito com cólicas, coloque suas mãos e formato de concha e faça movimentos da base das costelas ao começo dos genitais. Intensifique o movimento se as dores forem muito fortes.
- Ainda para a região abdominal, segure as perninhas para o alto e, com o auxílio do seu antebraço, massageie a barriguinha. Repita a massagem também utilizando as mãos.
- Agora vamos às perninhas. Assim como foi feito com os braços e mãos, repita todos os passos da mesma forma. Com direito a massagens, torçõezinhas e apertos gostosos nos dedinhos.
A Shantala dura cerca de 20 minutos e os passos anteriores podem ser repetidos até três vezes com, no máximo 10 repetições ao longo do tempo e da aceitação do bebê. Ela pode ser iniciada logo ao primeiro mês de vida e prolongada até os dois anos de idade. Após esse período, a Shantala pode ser substituída pelo Tuina Infantil (uma massagem chinesa para crianças).
Saiba mais :