Os benefícios do óleo de mirra
A mirra é uma substância extraída da casca de uma árvore de regiões semidesérticas do norte da África e do Oriente médio e possui poderosas propriedades terapêuticas. Ela é utilizada como um remédio natural desde a antiguidade, nossos antepassados mesmo sem qualquer prova científica já sabiam dos benefícios que ela pode trazer à nossa saúde e beleza. Confira os principais benefícios da utilização do óleo de mirra.
Óleo de mirra – propriedades e benefícios da utilização
A mirra é uma substância com ação antisséptica, antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica, por isso ela é tão poderosa como um remédio natural. Além disso, ela também é utilizada como um descongestionante, adstringente, cura feridas e também estimula a menstruação. Veja abaixo os principais benefícios.
- Revigorante – ela combate o desânimo, a fraqueza, a apatia.
- Ajuda no tratamento de doenças pulmonares – a mirra ajuda na eliminação do excesso de muco dos pulmões, acelerando a cura dos sintomas produzidos pela gripe, bronquite, resfriados, tosse, etc.
- Trata problemas gástricos – a mirra age como um tônico para o estômago, ela abre o apetite, combate a acidez de estômago, a flatulência, a diarreia e também a hemorróida.
- Ajuda no tratamento de doenças da boca – acelera o processo de cura de doenças que envolvam a boca, gengiva, dentes e também o mau hálito.
- Ajuda no tratamento de doenças de pele – usada para tratar furúnculos, ferimentos, escaras, úlceras cutâneas e pé de atleta. Ela também combate o envelhecimento precoce da pele e das unhas e evita a degeneração de tecidos internos e externos.
- Ajuda no tratamento de problemas menstruais – a mirra estimula a menstruação para quem tem fluxo menstrual escasso, lecorreia, e também ajuda a tratar enfermidades causadas por fungos vaginais.
Leia Também: Aromaterapia com óleo essencial de verbena
Como é feito o consumo de óleo de mirra?
O óleo de mirra deve ser consumido em natura para aproveitar todos os seus benefícios, ou então misturado com outros ingredientes para temperar saladas e outros pratos frios. Para a beleza, a indicação é misturar o óleo de mirra em hidratantes, máscaras capilares e base para unhas.
Leia Também: 4 propriedades medicinais poderosas do açafrão
Contraindicações
O óleo de mirra é contra indicado para grávidas, lactantes, e para quem sofre de doenças que envolvem a tireóide. Ele não costuma provocar alergias, no entanto é sempre recomendado fazer um teste no pulso para saber se o corpo não tem rejeição à substância.