Os quatro avôs guardiões dos portais do mundo
O respeito que se dá ao se reverenciar as forças naturais da terra
Sempre estamos correndo quando nos encontramos no ambiente de trabalho, da faculdade ou mesmo no ambiente familiar, parece que nunca temos tempo o suficiente ou que sempre nos falta tempo para fazer aquilo que nosso coração deseja. Pensar em nossos antepassados e o modo em como eles lidavam com o tempo pode nos trazer novos modos de lidar com ansiedade depressão, e outras doenças psíquicas, espirituais e corporais que assolam a humanidade nos dias de Hoje.
Pensar em nossos ancestrais mais antigos pode trazer mais vida e mais sentido a nossa existência, por isso o mito dos guardiões dos portais é tão importante para refletir sobre nosso papel no planeta terra e em relação a outras pessoas.
O que são os guardiões dos portais?
No mundo xamânico os guardiões dos portais são figurar ritualísticas centrais e que organizam o universo e protegem as passagens entre o nosso mundo e outros mundos, cada guardião guarda uma porta específica e tem um papel único na mitologia xamânica.
Lobo
representa o avô e guarda o portal sul, ele representa a cura, e muitos xamãs invocam o lobo em seus rituais de cura, pois, o lobo devora a doença do enfermo e lhe devolve a saúde, além disso, o lobo representa a figura da família e da lealdade, pois, em alguns bandos, o lobo encontra seu parceiro com quem irá procriar para o resto da vida, além do fato de viverem em alcateia, em família.
Urso
representa o portal leste, guardião do fogo e do nascer do sol, sua figura imponente e poderosa, simbolo da medicina através de plantas curativas, a preparação para hibernação no inverno, (como enfrentar situações complicadas e decisões difíceis).
Búfalo
É a representação da abundância, das grandes quantidades e da fartura, dos pastos verdes e do oeste, desse animal os antigos indígenas norte americanos aproveitavam tudo, desde os ossos até a pele, nada se desperdiça desse grande gerador de abundância, nos dirigimos a ele em busca de riqueza e fartura nas colheitas e na caça.
Águia
Guardiã do portal norte, que representa o mundo sobrenatural, com sua visão aguçada que tem de cima do mundo ela consegue alcançar planos superiores e consegue dar a quem a invoca a possibilidade de ver o passado e o futuro, a águia guarda uma visão espiritual do mundo da vida.
Com todos esses guardiões não são de se admirar como os ancestrais xamãs possuem um semblante sereno e despreocupado por eram guiados pelas grandes forças da natureza, eis uma reflexão para todos nós hoje em dia, voltar nosso olhar a nossos guardiões e antepassados e aprender com eles a atingirmos uma maior elevação espiritual.
Clique Aqui: Dragão no Feng Shui – os mistérios do imponente guardião
Saiba mais :