Ossain: Orações e histórias desse misterioso orixá
Dia 5 de outubro é considerado o dia de Ossain na Umbanda, um orixá misterioso considerado o “Senhor do segredo das folhas”. Conheça um pouco sobre ele e uma poderosa oração para rezar em outubro.
Quem é o orixá Ossain?
Ossain – também chamado de Ossaim – é o orixá das plantas sagradas e milagrosas e através delas consegue realizar a cura de diversos males. É um orixá originário dos Iorubás que defende as curas naturais, a utilização da natureza para uma vida mais saudável.
Ossain é um orixá reservado, misterioso e pouco se sabe sobre a sua história. Acredita-se que ele já se envolveu com Yansã, mas a sua maior afinidade é com Oxóssi. Ambos têm gostos parecidos, muitas semelhanças e sintonia. Ossain é o único orixá que possui o domínio total das plantas e é através dele que se pode encontrar o axé oculto, um dos mais poderosos axés, oriundo da vibração da terra, da natureza e da chuva.
A história de Ossain
Ossain já tinha desde sempre interesse e curiosidade pelas plantas e suas potencialidades, por isso, as estudava com afinco. Um dia, encontrou Orunmila que descia do céu carregando muitas folhas. Orunmila questionou:
– Onde vai, Ossain?
– Vou buscar folhas para fazer remédios para doentes aqui na Terra – respondeu Ossain.
Ao ver a dedicação de Ossain a conhecer o poder das plantas e sua vontade de ajudar os seres humanos com seus dons, Orunmila convidou Ossain a conhecer cada uma das plantas, ensinou o poder de cada uma delas, seus segredos, seus nomes, suas combinações. Depois disso, os dois orixás desceram à terra e espalharam todas as folhas pelos planetas, para a disposição de todos os seres vivos.
Conflito com Xangô
Xangô, forte e guerreiro, queria tomar de Ossain o posto de maior conhecedor das folhas. Ele observou os passos deste orixá e viu que ele colocava em um cabaça todas as espécies de plantas e pendurava em um galho de Iroko. Sem ter alcance à cabaça, Xangô pediu à sua esposa, Yansã, que mandasse uma forte tempestade, com intenção de derrubar a cabaça e conhecer as folhas que lá estavam. Yansã mandou uma chuva fortíssima que derrubou árvores inteiras, e é claro, derrubou a cabaça de Ossain.
Os demais orixás viram o que aconteceu e cada um correu para pegar uma ou algumas folhas e por isso as ervas são divididas pelos orixás. Cada um se tornou um grande conhecedor de ervas específicas, mas apenas Ossain possui o domínio e o conhecimento de todas elas. Só ele é rei absoluto das folhas e consegue invocar os seus poderes.
Leia também: Espiritismo e Umbanda: será que existem diferenças entre elas?
Especificidades de Ossain
- Dia da semana: Quinta-feira
- Cores: Verde e Branco.
- Símbolos: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).
- Elementos: Terra, Floresta e Plantas selvagens.
- Fio-de-contas: verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde.
- Domínio: Liturgia através das folhas e da Medicina
- Saudação: Ewé ó! (significa Salve as Folhas). Existem ainda outras variações dessa saudação como Ewê ewê asá, ou Asá ô, ou Eruejé.
Orações a Ossain
Veja essas belas orações para se orar no dia 5 de outubro ou em qualquer outro dia que precisar do acolhimento e da sabedoria deste orixá:
Oração poderosa ao orixá Ossain
“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas!
Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos;
Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas;
Senhor das Folhas!
Que no outono as folhas protejam meus caminhos;
Que na primavera as folhas enfeitem meu destino;
Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada;
Que no verão as folhas alegrem minha vida.
Amém!”
Oração a Ossain contra dores e encruzilhadas
“Meu pai, mestre! Meu Senhor, do Desconhecido! Que as encruzilhadas das dúvidas, sejam afastadas de minha vida. Que o seu pássaro voe, À chegada de meu espírito, Meu pai, mestre e senhor das Folhas! Que as folhas de Outono, possam alegrar a minha alma, que as folhas de primavera, possam enfeitar o meu destino, que as folhas do Inverno, me cubram com sua proteção, que as folhas de verão, me tragam sabedoria e conforto, meu pai, mestre e senhor das curas! Que seu pássaro cante 3 vezes, para levar minha saudade. Que seu pássaro cante 7 vezes, para levar minha dor. Que seu pássaro cante eternamente, para receber seu amor. Ewê ô!”
Leia também: Orações da Umbanda para rezar em Outubro
Os filhos de Ossain
É raro encontrar os filhos de Ossain, pois assim como o orixá eles são pessoas reservadas e misteriosas. Muito inteligentes, não julgam ninguém à primeira vista, são pacientes e analisam as características dos outros, calado. São muito curiosos e desde sempre querem saber o porquê de tudo, gostam de investigar possíveis caminhos, descobertas e são muito dados aos estudos. Detestam a pressa e pessoas ansiosas, fazem tudo com muita calma, analisando nos mínimos detalhes. Na maior parte das vezes, prefere trabalhar sozinho do que em grupo.
A sinceridade e o seu senso de justiça são notáveis, entretanto, têm dificuldades em relacionamentos sociais, não gostam de estar com muita gente nem demonstram interesse pela vida alheia. Possuem uma grande energia interna e mesmo com sua aparência esguia são capazes de realizar muito mais coisas do que aparentam.
Muitos acham que eles são frios, que não dão carinho. Mas isso não é verdade, eles são muito carinhosos e amorosos, mas precisam de algum tempo para se afeiçoar às pessoas antes de demonstrar sentimentos e precisam também de tempos em solidão para se sentir equilibrado.
Sincretismo de Ossain com São Benedito – e a festa do dia 5 de outubro
Ossain tem sincretismo com São Benedito da Igreja Católica. Esse santo era afrodescendente e protetor dos escravos. Por isso, o dia de São Benedito é também o dia de Ossain.
Neste dia, é realizado o ritual chamado de Sasanha ou Sassayin, quando os umbandistas retiram a energia vital das plantas, o sumo das plantas que é considerado como o “sangue vegetal”. Através deste “sangue”, purifica-se objetos sagrados e o corpo dos iniciados para trazer mais equilíbrio e renovação às Casas de Umbanda. Durante o ritual. São entoadas cantigas para esse orixá, para as folhas e a floresta.
Saiba mais :