Oxossi: o seu arco e flecha
Oxossi é conhecido como um orixá guerreiro de vasta história no continente africano. O seu nome é proveniente do termo bantu “Oxô” que quer dizer guardião. Ou seja, além de ser um guerreiro, ele também tem os atributos de um guardião que protege o seu povo e a sua integridade.
Este maravilhoso Orixá, com seu arco e flecha, simboliza a riqueza de cultura e o ganho de conhecimento. Mesmo sendo um ser de força e aventura, a sua mente sempre foi muito desenvolvida e a sua cultura refinada.
Oxossi: apenas uma flecha?
Oxossi ficou e até hoje é conhecido como “o caçador de uma flecha só”. Isto se deve a um episódio muito ilustrativo de sua força e precisão. Certa feita, sua aldeia no continente africano estava sofrendo terríveis ataques de um pássaro maldito e enorme, que também pode ser visto segundo a lenda como o criador das energias negativas.
Todos os guerreiros tinham tentado matá-lo, mas pela sua ferocidade e agilidade, ninguém o acertava. Ele se aproximava e mataria com certeza a todos. Até que Oxossi ficou com a última flecha. Mediante uma precisão divina e uma unção espiritual tremenda, a única flecha por ele lançada acertou em cheio o coração do pássaro, livrando a aldeia de todo o mal e salvando a população.
Desde este dia, Oxossi ganhou o status de guerreiro inteligente, esperto e amplamente cultural. A sua essência é louvada até os dias de hoje por meio de cultos e oferendas. É muito comum que entreguemos a ele frutas em pratos de madeira. Escolhemos frutas pois ele amava viver na floresta e madeira como símbolo de seus instrumentos (arco e flecha) que eram feitos de ébano ou eucalipto.
Saiba mais: Oxóssi: o orixá rei das florestas e da caça
Oxossi: A oração e oferenda
Para fazermos uma linda oferenda e oração a Oxossi, pedindo por paz, proteção e força, assim como inteligência e ganho cultural, podemos deixar em lugar público objetos de madeira com valor sentimental, junto de frutas ou castanhas.
Depois que chegar em casa, faça a seguinte prece:
“Oxossi, Oxossi, okê arô!
És forte como o leão que nunca morre.
És poderoso como os raios de sol que nunca se apagam.
És Oxossi, o livrador e protetor daqueles que o demandam.
Te agradeço, me abençoe. Te agradeço, me abençoe!
Saravá, okê arô.
Iá iá!”.
Saiba mais :