Papa Francisco diz: oração não é varinha mágica
“A oração não é uma varinha mágica que satisfaz seus desejos, mas é o que ajuda a manter a fé quando você não entende a vontade de Deus”, disse o Papa Francisco.
A oração é para ser “nosso pão de cada dia, nossa arma poderosa e a equipe para nossa jornada”, disse ele em 25 de maio, durante seu evento semanal na Praça de São Pedro.
A parabola evangélica da viúva
Em sua catequese, o Papa falou sobre a parábola evangélica da viúva persistente, que apelou incessantemente a um juiz corrupto por justiça.
Os juízes na época deveriam ter Deus em suas vidas, ao defender imparcial e fielmente as leis de Moisés, disse o Papa. Mas o juiz nesta parábola era desonesto e só se importava consigo mesmo. Ele não tinha interesse em proteger os direitos dos membros mais fracos e facilmente explorados da sociedade, que incluíam viúvas, órfãos e estrangeiros, disse ele.
“Diante da indiferença do juiz, a viúva recorreu à sua única arma – para continuar insistindo incessantemente e apresentando seu apelo por justiça”, disse o Papa.
O juiz finalmente cede, ele disse, “não porque ele é movido por misericórdia ou porque sua consciência o obriga”, mas por causa de sua perseverança. Ele percebe que nunca vai se livrar dela até que ele dê uma decisão justa, e assim ele fez.
Clique Aqui: Oração da Felicidade do Papa Francisco: conheça esta belíssima oração
Qual é a mensagem por trás da parábola?
Ele disse que Jesus usa essa parábola para mostrar que se uma viúva sem influência pode influenciar um juiz indiferente apenas por meio de seus apelos pacientes e persistentes, imagine quão poderosa é essa mesma força de oração quando dirigida a um amoroso, misericordioso e benevolente. Deus.
Jesus mostra como é importante e necessário orar incansavelmente, o tempo todo, e não apenas de vez em quando, “quando der vontade”, disse o papa.
“Todos nós experimentamos momentos de esgotamento e desânimo, sobretudo quando nossas orações parecem não funcionar”, disse ele.
Ao contrário do teimoso juiz, ele disse que Deus rapidamente assegura “os direitos de seus escolhidos que clamam a Ele dia e noite”, segundo o Evangelho de São Lucas (18: 1-8).
Mas isso não significa que Deus irá responder quando “e da maneira que queremos. A oração não é uma varinha mágica.”
Jesus mostra como a oração consiste em fortalecer o relacionamento de alguém com o Pai – transformando os próprios desejos e conformando-os com a vontade de Deus, disse o Papa.
A oração “nos ajuda a manter nossa fé em Deus e a confiar nele mesmo quando não entendemos sua vontade”.
“A oração é o que mantém a fé; sem ela, a fé vacila”, disse o Papa Francisco. E é na oração que as pessoas experimentam a compaixão de Deus que vem a seus filhos “cheios de amor misericordioso”.
Saiba mais :