O simbolismo sagrado dos pássaros – evolução espiritual
Existem alguns tipos de simbolismo sagrado dos pássaros, assim como de todos os animais. Este significado espiritual pode ser visto claramente a partir da observação das práticas espirituais da civilização egípcia e das tribos africanas primitivas. Tais civilizações antigas estudavam o simbolismo sagrado dos pássaros porque acreditavam que esses animais expressavam a vontade divina. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.
O simbolismo sagrado dos pássaros na cultura antiga
O significado sagrado dos pássaro está diretamente ligado à mitologia e espiritualidade das primeiras tribos africanas. Os deuses egípcios eram zoomórficos, o que quer dizer que eles tinham características animais. O deus egípcio Horus era conhecido como deus do céu e normalmente era representado com uma cabeça de falcão. A pronúncia do seu nome nos hieróglifos egípcios era Haru, que tinha como significado falcão, ou irmão do falcão. Ele representa as qualidades divinas do falcão na forma humana.
A deusa egípcia Nekhbet era a protetora do rei e deusa do céu. Ela era retratada como uma mulher com cabeça de um abutre branco. As tribos africanas adoravam esses deuses parecidos com pássaros e honravam suas penas como uma forma de ritual sagrado. Em rituais de vodu, os participantes muitas vezes se transformam em pássaros como meio de cura e de tornar-se um deus. Nós podemos aprender com essas culturas antigas e honrar o poder sagrado dos pássaros na nossa vida cotidiana.
Clique aqui: Conheça o poder místico das corujas!
O simbolismo sagrado dos pássaros – transcendência
Um feiticeiro sul-africano de Sangomas, Credo Mutwa, defende que os pássaros são almas de seres humanos que atingiram um alto nível de perfeição. De acordo com ele, os pássaros simbolizam um processo de abertura para maior sabedoria e conhecimento. Mutwa afirma que ao reencarnar sete vezes na terra como humano ou animal, chega-se ao estado de um pássaro. Acredita-se que este seja o estado de liberdade final terrena, como uma criatura do ar, da terra e da água.
Os significados espirituais dos pássaros
Em tribos africanas, muitos pássaros incorporam as qualidades de deuses. Tais pássaros são vistos como símbolos ou sinais de uma presença sagrada na natureza. Selecionamos alguns pássaros para falar sobre seus simbolismos, mas essa é apenas uma pequena amostra, já que existem mais de 10.000 espécies diferentes de aves. Os pássaros a seguir também não são exclusivos da África, mas estão presentes em todos os continentes da terra.
Queremos ainda aconselhar que permita que os pássaros vão até você. É possível que atinja um estado calmo, aberto e perceptivo na presença de um pássaro. Se você se sentir atraído por um determinado pássaro, mentalize um tempo a sua imagem, caso não seja um animal que veja na natureza diariamente. Você também pode refletir sobre as qualidades de cada pássaro e se alinhar profundamente com essas características em seus rituais diários e durante a meditação. Veja a seguir, alguns exemplos do simbolismo sagrado dos pássaros.
- Pássaro Guindaste: vida longa, imortalidade e resistência;
- Corvo: ensina a conhecer a si mesmo como divino, que traz magia, carrega a alma de uma vida para a outra;
- Águia: um símbolo de força, trabalho e rapidez. A águia é generosa, corajosa e destemida. Ela representa fé e nobreza. A águia chegou a simbolizar Cristo e é frequentemente vista em igrejas cristãs como um símbolo de força, esperança e unidade com Deus;
- Pássaro cabeça-de-martelo: um símbolo de futilidade e vaidade humana;
- Gavião: unifica o mundo inferior com o superior. O gavião representa os dons divinos do poder no homem e na natureza;
- Garça: a garça é um símbolo de morte e renascimento;
- Beija-flor: beleza, alegria e magia da existência cotidiana. Existem 320 espécies de beija-flores. O beija-flor-de-cauda-andorinha é o símbolo nacional da Jamaica;
- Avestruz: o portador das visões e sonhos, um símbolo da verdade, ordem divina e justiça;
- Coruja: símbolo de sabedoria e capacidade de ver e ouvir o que os outros podem deixar passar. A coruja é mensageira de presságios e segredos e representa a alma das mulheres;
- Pavão: a inteligência divina;
- Pombos: símbolos de paz e quietude;
- Andorinha: fertilidade e regeneração. Eles são trazedores de luz;
- Cisne: ensina-nos a conhecer a beleza divina de nossos corpos e abraçar a graça;
- Abutre: acredita-se que essa ave é a grande mãe original da terra e o símbolo da fertilidade suprema. O abutre é o portador da verdade e transmuta as energias mais baixas. Eles são um sinal de pureza e segurança, os elementos necessários para o início da vida.
Simbolismo sagrado dos pássaros – elementos do ritual
As cerimônias atuais de vodu trazem o máximo de informações sobre como trazer o simbolismo sagrado dos pássaros para a prática diária. Essa religião honra elementos sagrados da terra como portais para se conectar com o poder curador de Deus. O vodu honra o ovo como um símbolo do seu deus Danbala, que é adorado junto com o católico São Patrício. Os rituais de vodu ainda usam as penas da mesmo forma que muitas culturas indígenas utilizavam em rituais, para entregar desejos a determinados deuses e liberar espaços de energias negativas. Veja as representações destes elementos:
- O ovo é visto como o berço do pássaro, honrado e usado para se conectar com o divino. Também representa o universo.
- A pena ajuda o pássaro a voar e o isola do frio. Ela é honrada como um meio de purificação da energia e do espaço. Representa vôo com divindade.
Estes são alguns dos conceitos ligados ao simbolismo sagrado dos pássaros. Aplique-os em seu dia a dia e rituais.
Saiba mais :