4 passos para reprogramar a sua mente e conquistar objetivos
O nosso cérebro é uma máquina incrível. Mesmo com todo o avanço da tecnologia, nem o computador mais inteligente do mundo consegue chegar aos pés do que o cérebro é capaz de fazer. Através dele conseguimos comandar o funcionamento do nosso corpo além de absorvermos crenças e experiências que colhemos ao longo de nossa existência. Mas será que, como fazemos com as máquinas, podemos reprogramar a nossa mente?
Claro que sim! Somos estimulados a todo momento pelo mundo a nossa volta. Os sons, os estímulos visuais, cheiros. Baseado em nossas experiências anteriores, a mente trabalha para repetir os padrões que determinamos como importantes e capta apenas o que de fato nos interessa. Mas você começou a se questionar sobre seus pensamentos e atitudes e deixou de se sentir satisfeito com eles, chegou a hora de reprogramar essa máquina!
No lugar do software para a reconfiguração, precisamos utilizar o poder do pensamento. Quantas vezes já ouvimos que, se queremos realizar alguma mudança, precisamos começar por mudar a forma como pensamos? Pois é! Chegou a hora de colocar isso em prática: estimular o seu cérebro através de um novo pensamento que precisa ser apresentado como algo que realmente deseja e que está disposto a perseguir.
Quer transformar seu sonho em realidade? Então promova estas 4 mudanças na sua forma de pensar!
-
Defina seu objetivo
Queremos tantas coisas ao mesmo tempo, que costumamos não conseguir nenhuma delas, não é mesmo? Isso acontece porque nos falta foco. Descubra qual é o seu verdadeiro objetivo. O que realmente você está determinado a mudar.
A partir dessa definição, você vai conseguir enxergar mais facilmente quando as oportunidades para conseguir alcançar esses objetivos aparecerem. Não é que elas nunca estivessem alí e surgiram apenas com a força do seu pensamento. É que o seu cérebro conseguiu entender que esses sinais, antes ignorados, são realmente importantes para você.
-
Mentalize
O cérebro tem dificuldades em conseguir diferenciar o que é real, do que é imaginação. Se você tem um pesadelo terrível, acorda assustado e enfrenta dificuldades para voltar a dormir, mesmo que nada do que aconteceu no seu sonho seja real. Pois bem: imagine utilizar essa pequena confusão da nossa mente para fortalecer nossos objetivos positivos?
Então, o primeiro passo está em mentalizar o que se quer e visualizar este objetivo com o maior número de detalhes possível. Por exemplo: se quero você que se tornar uma pessoa mais saudável, mentalize um cenário de rotina em que passa a se alimentar bem, pratica exercícios, e se sente feliz consigo mesmo. Como resultado, tem o esforço reconhecido e admirado por amigos e familiares.
Neste momento, pergunte para você: Como funciona o pensamento dessa pessoa para ela conseguir alcançar esse objetivo? Como esse tipo de pensamento faz você se sentir? Comece então a enviar para o seu cérebro este pensamento reprogramado, de forma que ele entenda que isso é muito importante para você.
-
Defina suas metas
A mudança ocorre através do pensamento, sim. Mas você precisa se mexer para concretizar o que quer. Vamos voltar àquele exemplo de que você quer se tornar uma pessoa mais saudável? Seu foco já foi entendido pelo cérebro e ele já recebeu a sua mentalização do cenário ideal.
Agora, você define as mudanças de comportamento que vão lhe ajudar a concretizar a sua meta: frequentar a academia, iniciar a dieta e manter a disciplina dos novos hábitos. Este é o resultado de um pensamento que despertou uma emoção e que transformou o seu comportamento.
-
Colha o que plantou antes de acontecer
O mais difícil você já fez: Definiu o seu objetivo principal, fez com que sua mente percebesse a importância dessa meta, mentalizou como deve agir para alcançar o que pretende e arregaçou as mangas adotando novos comportamentos.
A mudança não vem fácil. É preciso aprender a persistir, manter o pensamento positivo e focado no que deseja. Isso é muito importante. Então, se permita a reforçar a sua meta, dê ao cérebro todos os mínimos detalhes do que você vai colher quando tudo se concretizar. Lembra que o cérebro não consegue identificar o que é sonho do que é real? Aproveite e torne isso algo concreto para ele!
Então, naquele exemplo da vida saudável, você envia para o cérebro: Acordo todos os dias com disposição e alegria. Consumo apenas alimentos saudáveis, pratico exercícios 1 hora por dia e respeito o meu corpo. Me sinto muito bem comigo mesmo, consegui perder os 8 quilos que desejava e sirvo como inspiração a ser seguida por todos os meus amigos e familiares e a todos que perseguem os mesmos objetivos.
Saiba mais :