Patchouli – a planta oriental com propriedade de cura
Patchouli é uma planta asiática conhecida no Brasil como Oriza e cultivada principalmente no Pará e Maranhão. Trata-se de um conjunto de espécies do gênero Pogostemon, das quais é extraído um poderoso óleo essencial. Seu aroma é marcante e considerado relaxante por muitas pessoas. Tanto a planta, quanto o óleo essencial, são utilizados pelos ervanários e adeptos da medicina alternativa por seu poder de cura. Conheça as propriedades e alguns usos da Patchouli para turbinar sua vida.
As propriedades da planta
Em geral, a Patchouli possui as seguintes propriedades medicinais: ação bactericida, antifúngico, poder expectorante, anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, antialérgico, cicatrizante, sedativo, hipotensor, regeneração para a pele, estimulante para o estômago, facilita a digestão e alivia a náusea.
A Patchouli é uma excelente regeneradora de tecidos e ajuda na reconstrução de células cutâneas e formação de tecidos. É muito utilizada no tratamento de feridas e em peles ásperas e rachadas, principalmente para pés e mãos. É eficiente para cuidados com peles maduras, secas e desvitalizadas. Muito útil no tratamento da pele flácida, especialmente após perda excessiva de peso.
A planta possui ação diurética e é benéfica para reduzir a retenção de líquidos e celulites. Funciona como um estimulante no organismo, promovendo a libido e sendo considerada um poderoso afrodisíaco. Pode ser usada em dietas, para reduzir o apetite e auxiliar no processo de emagrecimento.
Clique aqui: A importância da diluição em óleos vegetais para a aromaterapia
Formas de uso
Em geral, usa-se folhas secas da Patchouli para fazer chás caseiros, que podem ser encontradas em mercados que vendem ervas. Você também pode utilizar o óleo essencial da planta, ou cremes enriquecidos com o extrato da erva. Conheça algumas formas de uso abaixo.
Clique aqui: Óleo essencial de Patchouli – integra corpo, mente e estimula meditação
Óleo Essencial
O óleo essencial da Patchouli é produzido a partir da destilação das folhas secas. Tornou-se muito popular nas décadas de 60 e 70, especialmente pelos adeptos do amor livre e estilo de vida hippie. Atualmente, é usado em larga escala pela indústria, sendo utilizado em um terço da produção de perfumes. Conheça algumas formas de uso:
- Repelente – Dilua cinco gotas de óleo essencial de Patchouli em meio litro de água e borrife no ambiente, espantando os mosquitos;
- Banho – Durante o banho, pingue duas gotas do óleo em uma esponja e massageie todo o corpo. Vai ajudar no combate às estrias e celulites;
- Massagem – Em 120ml de um creme hidratante base adquirido em lojas especializadas, pingue 45 gotas do óleo. Você pode utilizá-lo em massagens, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, pois funciona como um relaxante natural.
Clique aqui: Conheça o poder do chá de Hortelã
Chá
O chá de Patchouli tem efeito tranquilizante, analgésico, sedativo e hipotensor. É ótimo para aliviar o estresse, para tratamento de dores de cabeça, inibição de apetite, entre outros. Compre as folhas secas da planta em lojas especializadas e prepare da seguinte forma:
- Separe uma colher de sopa com folhas secas da planta;
- Ferva um litro de água em um recipiente e coloque a colher de folhas secas deixando a mistura ferver por dez minutos em fogo médio. Depois deste tempo, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e beba na temperatura que preferir.
Você pode tomar de 2 a 3 xícaras do chá por dia, de acordo com sua necessidade.
Saiba mais :