O pecado da preguiça: o que a Bíblia diz e como evitar
O pecado da preguiça acaba por pegar todos nós em algum momento. É uma fraqueza que acaba sendo potencializada também muito por conta das tecnologias e da modernidade. Está tudo a um clique, um toque na tela do seu telefone e você pede comida, mais um toque e você apaga a luz da sua casa, um terceiro toque liga a sua televisão e abre um filme para você assistir.
É tanta facilidade que acaba deixando todo mundo a mercê da preguiça. Facilmente conseguimos nos divertir, uma infinidade de conteúdos está disponível para todos nós todos os dias. Notícias, vídeos, filmes, novela, tudo na palma da mão. Por que fazer qualquer outra coisa, certo? Errado. A preguiça é um pecado sério, o ócio em excesso é completamente prejudicial e pode gerar graves problemas no longo termo.
A preguiça aos olhos de Deus trabalhador
Deus é trabalhador. Deus criou o mundo e tudo que há nele e gosta do trabalho, Ele é o melhor exemplo de um excelente trabalhador. Uma vez que nós somos sua imagem e semelhança, Deus não aceita que a preguiça aconteça. O pecado da preguiça é principalmente caracterizado pela falta de vontade de trabalhar, pela falta de empenho, esse pecado é, sem dúvida alguma, uma grande tentação.
A Bíblia comenta em diversos momentos sobre a preguiça, é bastante perceptível o quanto isso é importante e mencionado múltiplas vezes. No livro de Provérbios existem inúmeras citações sobre a preguiça, comentando que o preguiçoso, por exemplo, odeia o trabalho, desperdiça seu tempo e energia com a preguiça, dá desculpas esfarrapadas e no fim dá uma ideia do que acontecerá com o preguiçoso: “A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários” (Provérbios 12:24) e “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta” (Provérbios 13:4).
Conheça aqui os 7 pecados capitais!
Como evitar a vadiagem
É muito comum associar a falta de trabalho, ou seja, o ócio e toda a preguiça com a vadiagem. Uma pessoa que vadia, que não faz nada de produtivo e não se interessa por um trabalho, sequer deseja trabalhar. Como sempre, é extremamente importante que estejamos conectados com Deus e a sua palavra. Uma vez que entendemos que o trabalho árduo será recompensado, a preguiça não deve ser um fator problemático.
A Bíblia inclusive deixa isto bastante claro em algumas passagens, como: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas, 6:9-10).
Saiba mais :