É pecado transar antes do casamento?
Desde os tempos antigos, um dos assuntos que mais cercam o meio religioso e que é considerado um grande tabu é o sexo, sobretudo quando ele acontece antes do casamento. Será que isto realmente configura um pecado? Como devemos enxergar esse dogma religioso?
Sexo antes do casamento: é pecado?
Bem, sim e não, tudo depende de qual igreja você geralmente se inspira. A maioria do ministério católico e evangélico o proíbem, como via de proteger o laço matrimonial, entretanto, cada vez mais começam a parecer igrejas com dogmas mais liberais que o permitem, mas nestes casos o casal já deve ter planos de se noivar, etc.
Não nos esquecendo que aqui estamos tratando sobretudo da visão sexo-casamento no contexto cristão, ou seja, vários outras denominações não estão sendo contempladas, como a Umbanda, o Espiritismo e outras regiões de nosso imenso Brasil.
Clique Aqui: Casamento Católico – conheça todos os detalhes!
Mas por que isso acontece?
Bem, primeiramente porque a Bíblia o diz, quando fala que o homem e a mulher deixarão a casa de seus pais para se unirem e, neste momento, serão ambos uma só carne. Bem como o sexo, antes deste laço matrimonial, já era considerado um adultério.
Entretanto, algo que vem sendo estudado nestes últimos tempos é a noção de laço matrimonial, pois o casamento que temos no Ocidente dois milênios depois de Cristo é bem diferente do casamento judaico tradicional daquela época, bem como o contexto histórico. Em vários momentos da Bíblia, algumas decisões só faziam sentido se comparadas ao contexto daquela época. Ou seja, muitas dúvidas ainda são possíveis e completamente sensatas!
De todo modo, a consciência do ato sexual deve ser refletida e vivenciada por casa integrante do casal. Também existe a possibilidade de um casal se casar, fazer todo o ritual formal, ir à igreja, mas entre os dois, eles não estarem se sentindo uma só carne, como se o casamento terreno acontecesse, mas o laço matrimonial entre casal e Deus, não.
Neste caso acima, mesmo casados, eles estariam em pecado, pois estão fora de um laço matrimonial, como em casamentos por interesse, etc. Ou seja, ainda mais importante do que julgar o sexo pecado, é compreender a nossa definição de casamento e de como isso altera a nossa relação com a nossa própria espiritualidade e, consequentemente, com Deus.
Saiba mais :