Perdoe e liberte-se: o poder da aceitação

Quem se interessa por desenvolvimento pessoal, sabe que o perdão é um dos passos mais importantes para a evolução de um indivíduo. O ato de perdoar é extremamente poderoso. Quando perdoamos o outro, o efeito libertador recai sobre nós. Há vidas que são verdadeiramente transformadas positivamente depois de conhecerem o poder do perdão. Um pequeno milagre que só é capaz de receber quem dá. Mas, se o perdão faz tão bem, por que é tão difícil perdoar alguém?
O ego distrai-nos daquilo que realmente importa. Acreditamos que o segredo para a felicidade está no controle que exercemos sobre as situações e as pessoas e esquecemos que a vida é uma eterna dança. A mudança é a única garantia que temos. Nascemos e morremos diariamente. Confiar na jornada e saber que tudo está no seu devido lugar é o caminho para a evolução.
Perdoar é aceitar a vida como ela é
Uma das definições de perdão, no dicionário, é retirar a culpa, absolver. Nesse sentido, condenar, culpar, punir é o contrário de perdoar. Mas o dicionário também nos apresenta uma definição sobre a qual vale a pena refletir: perdoar é aceitar.
Perdoar é aceitar que tudo está no seu devido lugar e todas as coisas acontecem como deveriam acontecer. Perdoa quem aceita a magnitude da vida. Quem já compreendeu que a nossa visão é, ainda, muito redutora e, por isso mesmo, nem sempre somos capazes de entender os acontecimentos na sua plenitude. Perdoa quem abraça a vida como ela é. E, ainda, que não a entenda na sua totalidade, confia no caminho.
Perdoar não é ser conivente. Perdoar é ser capaz de recordar as situações e as pessoas sem o peso das emoções. Perdoar é assinar uma carta de alforria e deixar de ser escravo dos sentimentos. O não perdão é uma espécie de veneno que, quando não nos mata por dentro, paralisa. A falta de perdão é um obstáculo para quem quer trabalhar a sua fé e evoluir espiritualmente.
Clique Aqui: Descubra quais os signos que não conseguem perdoar
Mas como posso perdoar? Compreenda o mecanismo do perdão:
-
Perdoar é, antes de tudo, uma decisão que você deve tomar. É preciso que você desenvolva, dentro de si, a vontade de perdoar. Eu quero e vou perdoar. Eu ajudo-me a mim mesmo quando perdoo o outro.
-
Abrace a vida, as pessoas e as situações. Aceite que a sabedoria do Universo é muito superior à sua. Tenha humildade para reconhecer isso. Não tente compreender todos os detalhes de uma situação.
-
Não olhe para trás. A vida é um rio que corre e a água com que nos banhamos hoje não é a mesma de ontem. Deixe o passado no seu lugar e substitua pensamentos menos bons por ideias positivas.
-
Não julgue. Não maldiga ninguém, nem fale sobre as atitudes que considera, na sua visão, menos corretas. Fale bem das pessoas e se não tiver nada de positivo para falar, remeta-se ao silêncio.
-
Perdoe-se. Seja capaz de perdoar a si mesmo. Reconheça os erros do passado e veja a sua evolução atual. Você não é os seus erros, nem as suas más experiências. E os outros também não. Somos seres em constante transformação.
-
Permita-se ser feliz. Deixe a luz entrar através do perdão e iluminar cada pensamento seu. Saboreie a possibilidade de viver sem o peso da condenação. Abra o seu coração e deixe o poder do perdão atuar.
Saiba mais :